Para quem ainda pensa que as montadoras chinesas só estão de olho em países emergentes como o Brasil, está muito enganado. Até a Europa, berço dos carros premium e das marcas tradicionais, está vendo uma enxurrada de modelos chineses ganhando espaço. O mais novo deles é o Chery Tiggo 9, um SUV grande, luxuoso, que é esperado para chegar no Brasil desde 2024.
No Reino Unido, o Tiggo 9 chega como um dos híbridos plug-in de sete lugares mais baratos do mercado, com preços a partir de 43.105 euros (cerca de R$ 270 mil). O modelo fica abaixo de rivais como o Volkswagen Tayron e o Kia Sorento, mas entrega números até melhores.
Motor potente e autonomia larga
O Tiggo 9 utiliza uma evolução do sistema chamado pela Chery de Super Hybrid, combinando um motor 1.5 turbo de 156 cv e 22,4 kgfm de torque com motores elétricos dianteiros que geram 224 cv e 39,7 kgfm. Juntos, o conjunto alcança 422 cv e 59 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.



Com uma bateria de 34,5 kWh, o Tiggo 9 é capaz de rodar cerca de 146 km no modo 100% elétrico, segundo o ciclo europeu WLTP. No ciclo chinês CLTC, que é mais otimista, a autonomia total pode chegar a 1.400 km com tanque e bateria cheios. A recarga rápida de 30% a 80% leva apenas 18 minutos.
Interior chinês
Com 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 2,82 m de entre-eixos, o Tiggo 9 tem porte próximo de um Jeep Commander, e é justamente com ele que vai rivalizar no Brasil junto com a nova geração do Tiguan e o GWM Wey 07 também.



Por dentro, o SUV entrega o padrão tecnológico que virou marca das fabricantes chinesas, com duas telas de 12,3 e 15,6 polegadas, poucos botões e visual minimalista, além de opção de cinco ou sete lugares. Os bancos também são reclináveis, ar digital de múltiplas zonas e diversos assistentes de condução.
Acredita que o Chery Tiggo 9 faria sucesso no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!




O Tiggo 8 Pro possui dimensões equivalentes ao Jeep Commander. Aliás, além de não dever em nada ao jeep, é mais bonito, mais acabado, mais potente, mais equipado e mais tecnológico.
A Caoa-Chery deve uma versão com motor mais potente e tração nas 4 rodas, a qual poderia ser suprida com a versão com motor a combustão com 2.0 l turbo de 39kgf.m e tração AWD do Tiggo 9, que entre outras coisas possui suspensão eletromagnética, rodas aro 20 e um interior muito mais tecnológico e refinado.
Caro Colega, eu gosto muito do Tiggo a partir do 7, e principalmente seu motor 1.6 gdi,o motor 1.5 entrega menos e é menos tecnológico. A tiggo 8 é un carro com excelente custo benefício e eu gosto bastante do carro, mas a commander está um ou dois degraus acima, pode ser motor, carroceria ou acabamento. Não estou falando mal do tiggo!!! Hoje evidentemente a chery entrega muito mais se for olhar o custo benefício.
Ja tive 3 tiggos, 7txs, 7 pro e 8 pro. Nao troco por compass e commander, que ando regulamentarmente.
Design tiggo
Conforto ambos
Consumo commander
Tecnologia tiggo
Custo benefício tiggo
Marca commander
Revenda similar
Daqui a pouco a tela da multimedia tá maior que o parabrisas, pra que isso? É pra dirigir ou é pra ficar fazendo planilhas e gráficos? Que coisa mais ridícula, totalmente non sense. Deve ficar muito mais barato aumentar o tamanho das telas para impressionar o cliente do que trazer mais refinamento de dirigibilidade, economia, segurança, sustentabilidade etc.
Saudades da época que dirigir era só virar a chave, dar partida e pronto, sair andando, sem um monte de alarmes, avisos, telas, clica aqui, toca ali, ver se agora vai, etc. Esses carros modernos viraram o saco de se dirigir, me irrita muito. No Uno era tudo mais simples facil e prático kkkk
Então compra um uno e fica pra sempre com ele.
Concordo com você.
Tão exagerando.
Quem compra esse tipo de carro não fica brincando com multimídia… Isso fica pros compradores de Tera, Golf, Onix, HB20 e etc.
É igual assistir os “filminhos automotivos” no You Tube… Quando chega na multimídia, pode sair…Acabou o conteúdo…
Compra um Chevette.
Engraçado… a tecnologia que você chama de “ridícula” já salvou milhares de vidas. Segundo a NHTSA, sistemas como frenagem automática e alerta de colisão reduziram em até 50% os acidentes frontais. Na Europa, as mortes no trânsito caíram cerca de 30% desde que esses recursos viraram padrão.
Mas claro… melhor voltar pro tempo em que o painel era só um velocímetro e o “alerta de colisão” era o barulho da batida, né? 😊😏
Prefiro o painel do Tiggo 9 que existe na China…essas multimídias quadradas completamente fora do lugar e destoante de todo cuidado que os engenheiro tiveram com o interior do carro. É muito feio. A versão disponível na China tem a tela alongada que vai do cluster até o centro do painel e com três saídas de ar condicionado arredondadas semelhantes ao estilo Mercedes! E com detalhes em Suede. Refinadissimo. Já está na hora de deixar essa mania de BYD, só falta botar essa tela enorme pra girar…. Ninguém merece.
Com essa mentalidade que vc tem o o máximo pra vc é o UNO MESMO.
Se vai fazer sucesso! Sem dúvidas, sou um dos pretendentes, estou aguardando chegar, pois, já estou no segundo Tigo 8 híbrido plugin e estou muito satisfeito com desempenho, conforto e segurança que o veículo propõem
Eu quero!!!
Quando estiver comercializado por aqui me avise…
Por enquanto, vamos de Comander longitude, mas assim que chegar por aqui, a troca vai ser o n e v o t á v e l… 11 978678242
Eu tenho um tiggo 7 pro com a motorização de 1.6 turbo. Um excelente carro, mas seu consumo de combustível é alto.
Com relação o tiggo 9 acredito que eles deviam entrar com uma motorização 1.8 ou 2.0 turbo e não com a motorização 1.5 mais o motor elétrico.
Estou aguardando a chegada do Tiggo 9 para substuir o meu Tiggo 8 híbrido.
Tanta tecnologia! Porém, cada dia, as pessoas mais apressadas no trânsito, sem paciência e educação. Lamentável! O mundo virou uma correria só! Rumo ao que? Se apenas damos voltas.
Você tem saudades do uno?
Embora não tenha vivido essa época, eu tenho saudades, só de ouvir falar, da época em que não tínhamos tanta tecnologia, mas existia uma geração em que valorizava a comunicação no lar, a tranquilidade de uma vida simples, porém feliz, onde havia respeito, longe da palavra ansiedade, depressão, estresse.
Onde os pais tinham tempo para os filhos e não eram desesperados em TER, mas em SER PRESENTE, PACIENTE, AMOROSO.