Home » Novidades » Chevrolet Monza substituirá o Cruze na briga com Corolla e Civic

Destaque

Chevrolet Monza substituirá o Cruze na briga com Corolla e Civic

Aclamadíssimo pelos brasileiros, o novo Monza tomará novamente seu posto como sedã médio da Chevrolet no lugar do Cruze em alguns mercados

3 min de leitura

Com a aposentadoria do Cruze em todos os países que anteriormente atuava, exceto América do Sul, a Chevrolet tem um problema nas mãos: como substituir o sedã médio em mercados-chave que ainda consomem esse tipo de modelo? Na China, o novo Chevrolet Monza o sucedeu e agora ele partirá para outros mercados.

Antes de falar sobre o Monza, é preciso entender em que pé está a situação do Cruze hoje. Até pouco tempo atrás, ele era produzido na Argentina, México e China, permitindo sua venda em todo continente americano e na Ásia. As fábricas do México e da China param com a produção do Cruze, deixando apenas a Argentina.

Chevrolet Monza 2021 [divulgação]
Chevrolet Monza 2021 [divulgação]
Assim, tanto o sedã quanto o hatch perderam o status global e passaram a ser produtos vistos apenas na América do Sul, com destaque para o Brasil onde o Cruze é o terceiro sedã médio mais vendido do país e o Cruze Sport6 lidera no capenga segmento de hatches médios.

Nos EUA a solução foi substituí-lo pelo SUV Trailblazer, já na China, a GM desenvolveu o novo Monza. Usando a plataforma PATAC-K, uma versão evoluída da D2XX do Cruze e do Equinox, o novo Chevrolet Monza chegou em 2019 se posicionando acima do Onix Plus e substituindo de uma vez o Cavalier e o Cruze.

Até então sem planos de expansão global, o novo Monza pode sair da China em direção a outros mercados em 2021, como aponta o GM Authority. No México, o Monza deverá chegar no próximo ano para tomar o lugar do Cruze (que era produzido localmente) e também do Cavalier, importado da China.

Para isso, ele será importado com motor 1.3 quatro cilindros turbo de 163 cv atrelado à transmissão automática de seis marchas. Há também versões com o mesmo 1.0 três cilindros turbo de Onix, Onix Plus e Tracker lá na China, porém é um motor pequeno para o segmento de sedãs médios.

Chevrolet Monza
[divulgação]
Com 4,63 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e entre-eixos de 2,64 m, ele é 3 cm mais curto que o Cruze, sendo um pouco maior que Honda Civic e Toyota Corolla. Por falar em Corolla, o novo Monza conta com versões micro-híbridas, que não trazem a mesma economia que o Corolla Hybrid, mas já são um primeiro passo para a eletrificação.

Com o novo Monza chegando ao México para cobrir a lacuna do Cruze, fica a dúvida sobre o que a Chevrolet fará quando o ciclo de vida do modelo se encerrar por aqui. Importará o Monza da China? Fabricará o novo sedã no México? Ou vai tentar suprir a vaga com o Tracker?

>>Chevrolet Onix RS e Onix Plus Midnight estreiam no Brasil

>>Fiat Strada ameaça liderança do Chevrolet Onix em setembro

>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia

6 comentários em “Chevrolet Monza substituirá o Cruze na briga com Corolla e Civic”

  1. Fernando Almeida

    Eu tenho e gosto do Cruze. A GM pode trazer o Monza, ou qualquer outro sedan médio, o Toyota Corolla vai continuar reinando imbatível aqui no Brasil.

    • Anderson Carlos

      O problema foi ter parado de fabricar o vectra, “erro fatal”, talvez (com a minha certeza) hoje estaria numa situação “mais confortável”.

  2. Jhoww bik

    As fotos da matéria são sensacionais!! Que fotos espetaculares!!! Parabéns ao está giário.

  3. Eraldo

    Esse negócio de ressuscitar marcas antigas ta por fora. Esse novo Monza é um Cruze. Esse novo Escort é um fusion. Esse novo Santana é um jetta piorado.

  4. Marcio

    Este Monza, pelas fotos esta muito aquém do Cruze que é um excelente carro……..putz…….se não houver um Cruze 2022 vou ter que comprar uma Mercedez….

  5. Júlio César Brum Netto

    Esse novo Monza não chega perto do Corolla ou Civic. A GM vai perder o mercado do Cruze que tem boa aceitação.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar