Recentemente, foi divulgado que muitos carros da Tesla sofriam com falhas no funcionamento das maçanetas retráteis e portas em casos de acidentes. A situação era tão crítica que mortes foram registradas, pois os bombeiros não conseguiam abrir o veículo envolvido em um desastre. Mas, o governo da China vai adotar uma medida radical e ela vai implementar uma mudança brusca na indústria automotiva.
A partir de 1° de janeiro de 2027 será proibido o uso de maçanetas elétricas retráteis nos carros novos fabricados e vendidos em solo chinês. As autoridades locais estão preocupadas com o crescente número de mortes em acidentes devido esta falha e por isso querem adotar a medida o mais rápido possível.
O que acontece é que em caso de acidente, o sistema elétrico pode falhar. Com isso, os bombeiros não conseguem abrir as portas e retirar as vítimas a tempo. A partir do próximo ano, todos os veículos novos lançados no mercado da China precisarão ter uma liberação mecânica emergencial e que funcione rapidamente.
![BYD Seal [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/BYD-Seal-09-1320x743.webp)
Medida radical
Todavia, segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês pontuou que as maçanetas que são integradas à carroceria e que tenham abertura por meio de uma leve empurrada ou puxada manualmente seguem sendo permitidas. Ou seja, agora não é mais tão importante a estética e sim a segurança dos ocupantes.
Essas maçanetas retráteis e com sistema elétrico ainda eram propensas a sofrerem com outros problemas. Elas podem sofrer falhas em situações de frio ou sujeira. Assim, seu funcionamento fica impossibilitado. Com o anúncio do governo da China, muitas montadoras já começaram a pensar em estratégias de mudança para adotar em suas maçanetas.

E não é apenas a Tesla que deve ter uma mudança brusca neste quesito. Carros luxuosos da Audi, Mercedes-Benz e Land Rover também precisarão adotar essa medida em breve. Até carros de marcas chinesas como BYD e Xpeng terão de lidar com esta novidade e que deve se espalhar por mais mercados além do chinês, de acordo com o Motor1.Com.
Você gosta das maçanetas retráteis ou prefere o sistema convencional? Conte nos comentários


