Ao vivo
Home » Novidades » Chrysler vai tentar sobreviver tapando buracos na Stellantis

Novidades

Agora vai?

Chrysler vai tentar sobreviver tapando buracos na Stellantis

Completando 100 anos em 2025 de forma muito amarga, Chrysler pode sobreviver através de nichos dentro da Stellantis

2 min de leitura

De maneira um tanto quanto melancólica, a Chrysler comemorou 100 anos colocando um adesivo em uma minivan. A marca norte-americana, que já foi líder de um dos maiores grupos do mundo, hoje tenta achar um espaço dentro da Stellantis. Mas essa busca por um lugar ao sol pode ter sido encontrada pela marca.

A Stellantis finalmente deu elementos e um propósito para a Chrysler. Em entrevista ao Automotive News, Ralph Gilles, chefe de design da Stellantis, declarou que a marca vai passar a servir como um tapa buracos dentro do grupo. “É hora de pensar em nós [Chrysler] como um pivô. Nós vamos tentar”.

“Vamos experimentar com a marca. Existe uma parte não atendida dentro de nosso portfólio que os concessionários identificaram que talvez poderemos servir com a Chrysler. Por isso, estamos no processo de experimentação”, complementa o executivo sobre a futura estratégia da marca.

Chrysler Halcyon Concept [divulgação]

Ou seja, ao invés de tentar ser uma fabricante um pouco acima das generalistas, a Chrysler pode complementar espaços dentro do grupo nos quais outras marcas atualmente não conseguem suprir. Por exemplo, a Chrysler poderia criar um SUV médio de sete lugares nos EUA nos moldes do Jeep Commander, já que o grupo não tem nada desde a morte do Dodge Journey. 

Volta dos sedãs?

Outra alternativa, seria uma linha de sedans, desde um modelo médio até um grande, para preencher o espaço que nenhuma marca da Stellantis tem hoje no mundo. Inclusive, a volta do Chrysler 300 é um dos rumores mais fortes dentro do grupo, visto que era um modelo de sucesso, mas que a (então) FCA deixou tempo demais sem mudanças e sem atenção.

Chrysler 300C [divulgação]
Chrysler 300C [divulgação]

Além disso, a Chrysler volta a ter um estúdio de design próprio, não mais compartilhado com a Dodge. A Stellantis também criou uma nova divisão de marketing somente para a fabricante norte-americana. Ou seja, a atenção que faltava à marca finalmente volta para tentar sobreviver além de ser uma fabricante de minivan.

Você acredita na sobrevivência da Chrysler ou já é tarde demais? Conte nos comentários. 


YouTube video

2 comentários em “Chrysler vai tentar sobreviver tapando buracos na Stellantis”

  1. Júnior Kajueiro

    A Chrysler pertence ao grupo das 3 grandes americanas, ao lado da GM e Ford.

    No início deste ano, as palavras da Christine Feuell CEO da marca foram praticamente essas da matéria, e ela também completou dizendo que teria uma forte semelhança em toda linha da Chrysler a partir de 2026.

    A Dodge tem seguido em Muscle cars, a Ram em picapes e veículos de serviço e a Jeep em Suvs… Para a Chrysler sobrou o espaço que nenhuma das outras marcas atua, como a volta dos sedans, categoria que tem sido dominadas pelos japoneses e coreanos após o abandono das marcas tradicionais.

    Além disso, a Chrysler pode investir em modelos inéditos como Suvs cupês (coisa que a Jeep não dispõe), e modelos que vão desde o segmento básico até o de luxo.

    O fato é que a Stellantis precisa da Chrysler para “abraçar” o restante das marcas e crescer novamente na América do Norte! Filosa é conhecido pela sua acessibilidade e por permitir maior liberdade para os mercados locais, então minha aposta é de que a marca pode novamente voltar a crescer.

  2. José Carlos Sepulvedra

    Certamente há espaço para a chrysler, uma gama de sedans pode ser a saída para o mercado norte americano, sedans esportivos terá mercado na Europa e também no Brasil.
    Que resurja este ícone, “CHYSLER” sinônimo de um ótimo requinte sobre rodas.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar