Logo após mostrar como ficou o C3 e C3 Aircross XTR, a Citroën revelou a versão Dark Edition do SUV-cupê Basalt 2026. Ela exibe visual exclusivo com detalhes escurecidos, acabamento melhorado, boa lista de equipamentos de série e usa motor turbo T200 flex. A nova linha do rival do Fiat Fastback passa a ter quatro versões e os preços chegam aos R$ 114 mil.
Último integrante da família C-Cubed da marca francesa, o Citroën Basalt tem no visual seu principal pilar. A versão Dark Edition já foi apresentada ao público indiano e agora é incorporada ao portfólio brasileiro. Ela se destaca ao ter apliques exclusivos e que dão ar mais sofisticado. Na parte externa, ele segue com apliques escurecidos como a grade, as entradas de ar e o duplo chevron do fabricante.
Nas laterais, as rodas de liga leve de 16 polegadas são pretas, assim como o teto e há emblema alusivo. Já na traseira, o Citroën Basalt Dark Edition tem skid plate escurecido e um pequeno spoiler integrado ao teto com uma faixa vermelha. A cabine passa a ter multimídia de 10,25 polegadas com borda ultrafina, ar-condicionado automático/digital e portas USB do tipo C para os passageiros traseiros.

Público já conhece bem
Acabamento escurecido do interior, bancos com revestimento premium, costuras avermelhadas, tapetes em carpete, detalhes pintados de preto brilhante e painel com faixa soft touch se destacam. Além disso, a versão Dark Edition oferece de série pedaleiras esportivas e soleiras das portas. A nova configuração pode ser comprada nas cores preto Perla Nera, cinza Grafito ou a inédita cinza Sting.
Ele é montado a partir da plataforma CMP e transmite 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura, 2,64 m de entre-eixos. O porta-malas leva 490 litros. Essa versão tem o mesmo conjunto mecânico das variantes Feel CVT e Shine. Ou seja, combina o motor 1.0 turbo flex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm com o câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Aliás, a linha 2026 do Basalt trouxe novidades para as demais versões. A Feel manual é a mais barata e passou a ter sensor de estacionamento traseiro, portas USB do tipo C para segunda fileira, tecido soft touch no painel e apoiador de braço das portas. Comando dos vidros elétricos traseiros nas portas, porta-luvas iluminado e multimídia com borda ultrafina são novidades.
Depois, vem o Basalt Feel CVT. Ele tem todos os itens do Feel manual e agrega o ar-condicionado automático e digital e três modos de condução. Acima dele está o Shine. Este tem interior escurecido, bancos com revestimento diferenciado, vinil soft touch no painel e apoiador de braço das portas e costuras amareladas na cabine. Piloto automático e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas se destacam. E por último está a versão Dark Edition, que é a mais completa.

Citroën Basalt 2026: preços e versões
Feel 1.0 MT – R$ 93.990
Feel 1.0 T200 CVT – R$ 108.990
Shine 1.0 T200 CVT – R$ 113.990
Dark Edition 1.0 T200 CVT – R$ 114.990
Você gosta do Citroën Basalt ou prefere o Fiat Fastback? Conte nos comentários!


