Com cerca de um ano de mercado, Citroën Basalt e Renault Kardian eram vistos como alternativas baratas de ter um SUV que se enquadrava no Uber Black. Mas perceba que o verbo foi usado no passado. Isso porque a empresa de transporte por aplicativo decidiu expulsar os dois franceses da lista de corridas mais caras, os rebaixando a Uber Comfort. Mas eles não estão sozinhos.
A medida será válida a partir da virada do ano, especificamente a partir de 05/01/2026. Só que Basalt e Kardian não ficaram sozinhos na lista de expulsão. A Uber também removeu modelos como CAOA Chery Tiggo 3X, Hyundai Kona, JAC J3 Turin e JAC iEV40.
Ou seja, dos exemplos mais recentes, quem comprou um Basalt ou um Kardian agora pensando em fazer Uber Black saiu totalmente prejudicado. Além disso, houve alteração de ano mínimo para quatro carros.

Virtus só ano que vem
A partir do ano que vem, o Volkswagen Virtus só poderá ser usado como Uber Black se for fabricado em 2026. Ou seja, nenhum Virtus até agora será classificável. Já o Renault Duster só é aceito a partir da fabricação 2023, assim como Volkswagen Nivus e Honda City. A Uber também alterou os parâmetros de anos mínimos para Black para os outros carros ainda aceitos na lista.
São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiana tem o ano mínimo mais alto 2019. Já o Rio de Janeiro é o mais permissivo, sendo o único que ainda poderá ter carros Uber Black 2017. Já cidades como Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas podem ter carros 2018.

Outro ponto divulgado pela Uber também é a expulsão do Renault Logan como Uber Comfort, independentemente do ano de fabricação. A remoção do clássico sedan será feita a partir de 06 de julho do ano que vem.
Mas haverá também atualização para Uber X em 2026?
Segundo a Uber, sim, haverá atualização para os carros dfa modalidade X…mas depende. Em cidades que têm limite de idade dos veículos em suas regulamentações locais, como por exemplo Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, que estabelecem a idade máxima de 10 anos, veículos com ano de fabricação 2015 ou anterior não receberão viagens para Uber X.
![Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Renault-Logan-Zen-2_edited-1200x719.jpg)
Você concorda com as mudanças? Conte nos comentários.
![Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Citroen-Basalt-Shine-8-jpg.webp)


Boa tarde! A Uber precisa fazer vistoria nos carros! Tem carros novos que são recuperados de sinistro e estão rodando sem condições mínimas de segurança ! Estou cansado de reclamar isso todos os dias! Sem contar a falta de limpeza dos mesmos! Simplesmente uns lixos !
Só não pegar Uber cagueta, compra um carro. Tá duro ? Kkk
Inacreditável! Comprei um Basalt 0km só pra fazer Uber Black e já não poderei mais fazer. Palhaçada da Uber, qual a explicação para isso?
Vc chama o UBer Black e vem um carro que é quase um logan? Tá certo em tirar.
É muita exigência para pouca relevância, meu carro é black na minha cidade, porém, vai sair por conta da exigência de ano 2023, vou fazer uma dívida por conta disso? Claro que não, as viagens black estão em decadência, já estão pagando praticamente o mesmo valor do confort, sendo assim, não vale a pena o investimento, a 2 anos a atrás faria sentido, mas hj não mais. Vai confiar na Uber e comprar por exemplo uma Duster/nivus/city ano 2023 e acreditar que ela não vai mudar o jogo novamente? Seria muita inocência, pra quem ainda acredita na categoria Black, sugiro ir em carros bom de vendas, Corolla, t-cross, byd e o Creta. Com os valores praticados atualmente pela Uber até um mob deveria ser black, hj ao final de 30 dias o black só vale a pena se representar ao menos 30% do faturamento, já que seguro, prestação e manutenção são bem mais altos.
UBER X SÓ TEM CARRO LIXO. ESTÃO VELHOS E SUHOS!
Vcs querem Uber x carro bom caro pagando uma mixaria, ainda quer exigência de ar-condicionado, por quer vcs não dão opinião pra Uber aumentar os valores, ou baixar a taxa de % delas que está muito baixo, pra ter um carro no valor mas de 120.000 pra rodar x ou conforte, exigência são muitas mas ninguém ver o lado dos donos dos veículos pagando parcelas caras tudo aumentando e sempre nos ferrando sendo escravizado, tendo que rodar as vezes mas de 14 horas por quer muitas das vezes ficamos parado sem ter corridas, impossível rodar em carro bom caro com esses valores do X e conforte com os valores baixo. Acho que vai chegar uma hora que vcs vão ter que andar de táxi mesmo aí eu quero ver se vão ter condições de pagar. Por quer muitos motoristas não vai aguentar e sair da Uber aí vai faltar carros pra levar os passageiros, pra os determinado ligares, a demanda vai está muita e não vai ter veículos.
Sim, para ser uber black tem que ser mais rigoroso ainda.
Lamentável isso, quem compra um carro querendo entrar para o Uber Black pode ser prejudicado e muito, além de tirar bons carros da lista, fica difícil saber o que realmente buscam.
Deviam apenas ter requisitos como medidas mininas e talvez de acessórios como ar condicionado, vidro elétrico, quantidade de Airbags e afins.
O ano devia ser geral para todos o Brasil, creio que até 10 anos, mas sendo sincero a idade pouco importa no geral e sim se é bem cuidado e feito as revisões em dias. Nada adianta carro mais novo e mal cuidado, tenho um March 2016 e ele está melhor que muito carro com 2-3 anos de uso, pois cuido muito bem e ele é um tanquinho veloz super resistente.
Tem carro que desmancha em 10 anos e outros que 10 anos é nada rs.
Fui prejudicado, comprei um Basalt para entrar na categoria Black e agora a uber lança este corte, sendo que recebo muitos elogios dos passageiros. É um excelente carro para o Black. Houve algum erro na análise. Precisamos saber a verdade
Também não entendo!!!
Rebaixar o Basalt e igualar a carros que não chegam nem perto do conforto dele.
Sem noção essa UBER.
Acho um absurdo!!! Fiz um investimento alto em um basalt para entrar no Uber Black. O carro atende a todas recomendações para ser Black. É um carro que só recebi elogios. O interessam é que o pulse e o fastback ficarão.
Prefiro andar de ônibus. Sempre andei de ônibus. Vou continuar andando de ônibus. Ônibus aqui em Curitiba – PR – Brasil é muito bom e eficiente. Parem de poluir o mundo com carros utilizados individualmente. Tem gente que estaciona o carro na porta do escritório, fica lá dia inteiro, além de ocupar espaço, faz uma tremenda poluição. Seu proprietário poderia ir de ônibus, já que vai ficar parado o dia inteiro. Não ainda fazerem Belém 30 e os carros poluírem todas as cidades, principalmente com necessárias acelerações depois das benditas “lombadas”.
Absurdo total. Eles nao tem critério nenhum para classificacao dos veiculos. E removem sem qq aviso previo. Varios motoristas adquiriram o Balsat para ter uma melhor qualidade no serviço e foram prejudicados.
E quando vc pede um confort e vem um Argo, tudo bem? Tem muita mutreta nessa uber. Na baixada santista essa classificação não funciona.
A Uber não ouve os motoristas. São insignificantes para ela. A Uber infla a plataforma com motorista para fazer as mudanças que quer e não ficar mendigando por eles.
Todos os expulsos do Uber Black poderão envelhecer com dignidade, não serem esmerilhados e batidos e fundidos por Uberlocos. Resumo: daqui há 5 ou 6 anos serão menos rodados…
Acho incrível o Polo track e o Argo serem confort e o BYD Mini não que é um nível superior de carro.
Eu também acho ridículo Argo e Polo Track serem Comfort.. eu faço UBER em um C3 2023 e ele não entra no Comfort.. sendo que é maior e mais espaçoso para os passageiros e até o Porta Malas é maior. .. enquanto o Argo e o Track tão lá no Comfort. 🙁
E o Uber Green, vai permanecer só na promessa ??
Pior é pedir uber Confort e chega argo, logan… onde argo é confort, é X e olhe lá, o pessoal que compra carro pra Black ganha uma porcentagem alta pra justificar esse carro, seguro e manutenção? Porque eu como usuário acho as corridas baratas demais pra sustentar isso.
Não devia nem ter colocado esses carros pra começo de conversa, e precisa tirar mais. Colocar carro de entrada das montadoras na categoria Black é sacanagem. Quando vc fala de Uber Black vc espera uma experiência premium, onde que esses carros cheios de plástico entregam isso? Vc pede um Uber Black esperando um Corolla, uma BMW 320i, uma Tiguan e não um T-Cross, City e Virtus. Por isso que está em decadência. Não é pq o carro é novo que ele é premium.
Uber é uma maneira de pessoas ganharem um dinheiro extra ou para outros única maneira de ganhar mais do que dois salários mínimos, resumindo Uber é pra quem não tem curso superior ou para aqueles que têm curso superior e não ganham o suficiente para ter um bom carro e um mínimo de conforto, é pra pessoas de renda baixa que precisam trabalhar de motorista para complementar renda ou é sua única fonte de renda. Faço Uber e 99 tenho nas duas mais de 40 mil corridas , passo raiva no dia a dia, e as vezes até humilhação más é isso, ninguém é obrigado a fazer Uber, todos nós aceitamos a longa carga horária e toda a indiferença que os aplicativos têm com os motoristas porque não temos outra fonte de renda melhor. Tenho curso superior e conheço engenheiros , enfermeiros, arquitetos e bancários que fazem Uber pra fazer um extra para dar um algo a mais para a família ou simplesmente para pagarem um carro que sem Uber não poderiam bancar
concordo!
Tem que trocar é muito motorista sem noção, dar um curso pra eles, parecido com os taxistas, precisam ser profissionalizados! Mas a Uber não tem qualquer interesse em fortalecer qualquer vínculo com os motoristas….