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Citroën C3 XTR ou Fiat Argo Trekking: qual o melhor hatch aventureiro?

O Auto+ trouxe um comparativo bem off-road: colocamos o Citroën C3 XTR para brigar com o Fiat Argo Trekking. Quem levou a melhor?

7 min de leitura

A Stellantis cuida de diversas marcas e terá de lidar com primas com alta rivalidade a partir de agora. Uma das novidades da linha 2026 do Citroën C3, é a chegada da versão aventureira XTR. Ela tem visual exclusivo e mais destaques para ajudar o hatch compacto a deslanchar nas vendas. Mas, ele vai brigar mesmo é com o Fiat Argo Trekking, que reinava neste aspecto até pouco tempo atrás.

E de olho nessa rivalidade, o Auto+ fez um comparativo especial. Vamos mostrar detalhes como estética, motorização e itens de série de cada modelo. Assim, você pode escolher entre eles qual te atende melhor. Aperte os cintos e aproveite a leitura.

Altas aventuras

O C3 XTR se destaca das demais versões por ter adesivos exclusivos. Os principais destaques estão no capô e na coluna C com um adesivo, emblema XTR na tampa do porta-malas, grade frontal escurecida e o protetor lateral das portas tem contorno em verde Light. No mais, o hatch aventureiro francês tem diversas partes da carroceria pintadas de preto.

Citroën C3 XTR 2026 cinza, visto de lado e com DRL's acesos
Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Dessa forma, elas se juntam ao desenho mais altinho dele e contribuem para um ar mais parrudo. Um chamariz dele é ter a iluminação dianteira dividida em três andares e os DRL’s em formato da letra “Y” deitada. Essa versão traz de série faróis de neblina. No interior, ele tem acabamento com partes macias ao toque, revestimento escurecido, costuras contrastantes e outros chamarizes.

Já o Argo Trekking segue a mesma estética do primo francês. Mas, eles se diferem no estilo. O C3 é mais altinho e o Argo segue a velha receita dos hatches compactos aventureiros. Recentemente, o modelo da Fiat passou por uma leve reestilização, já que ele está há mais tempo no mercado do que a terceira geração do C3. Na dianteira, ele tem capô curvado para baixo, iluminação em dois andares e o LED design segmentado nos faróis dão um ar mais imponente.

Fiat Argo Trekking manual preto visto de frente com faróis e DRL's acesos
Fiat Argo Trekking manual [Divulgação]

Adesivos espalhados pela carroceria e rack de teto são de série nos compactos. Aliás, os dois contam com rodas de liga leve escurecidas de 15 polegadas e com pneus de uso misto. Isso faz com que eles tenham uma cara mais agressiva. O Argo ainda tem para-choques mais salientes, saída de escapamento diferenciada e outros destaques. Neste quesito, o C3 leva a melhor por ter desenho mais atualizado.

Motorização

Parentes, a Fiat e a Citroën compartilham diversos componentes e um deles é o motor 1.0 Firefly aspirado flex tricilíndrico. Inclusive, é ele que está debaixo do capô do C3 XTR. Esta é a última versão do hatch aventureiro a ter este propulsor de 75 cv e 10,7 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. Sobre desempenho, ele tem 162 km/h de velocidade máxima e precisa de 14,1 segundos para chegar aos 100 km/h.

motor do Citroën C3 XTR 2026
motor do Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Em relação ao consumo, suas médias com etanol são de 9,5 km/l na cidade 10,3 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, os valores são de 13 km/l e 14,2 km/l. Resumindo, o Citroën C3 XTR vai bem na cidade, dado seu porte compacto e peso de 1.046 kg. Na estrada, pode sofrer um bocado se estiver com mais pessoas a bordo e bagagem no porta-malas.

Por outro lado, o Fiat Argo Trekking sai na frente. Ele voltou a ser vendido recentemente e sai de fábrica com o motor 1.3 aspirado flex de quatro cilindros Firefly. Ele rende 107 cv e 13,7 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas. Mesmo sendo mais pesado que o C3, o Argo tem 1.130 kg, ele precisa de 10,8 segundos para chegar aos 100 km/h e tem 173 km/h de velocidade máxima.

Fiat Argo Trekking CVT [Auto+ / João Brigato
Fiat Argo Trekking CVT [Auto+ / João Brigato

Sobre consumo, suas médias com etanol são de 9,1 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Elas mudam para 12,6 km/l e 14,1 km/l, se ele estiver abastecido com gasolina. Os dois hatches aventureiros contam com tração dianteira. Aqui, o Argo Trekking sai na frente por ser mais potente e conseguir andar bem tanto na estrada quanto na cidade.

Itens de série

A fim de ter vendas em alta, o C3 XTR quer te agradar trazendo dois airbags, assistente de partida em rampas, chave canivete, câmera de ré, central multimídia de 10 polegadas sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Computador de bordo, indicador de troca de marcha, DRL’s de LED, retrovisores com ajustes elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e soleira de porta são chamarizes.

interior do Citroën C3 XTR 2026 com telas ligadas
Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Ar-condicionado automático e digital, volante com regulagem de altura, freios ABS com EBD, banco traseiro com encosto rebatível, vidros elétricos nas quatro portas e painel de instrumentos de sete polegadas saem de fábrica. Por sua vez, o Fiat Argo Trekking tem alças de apoio no teto para os passageiros, pintura bicolor (O C3 tem, mas é opcional), suspensão elevada, alerta de limite de velocidade, entre outros equipamentos.

Central multimídia de sete polegadas, computador de bordo, direção elétrica progressiva, desembaçador do vidro traseiro são suas armas. Ainda nesse sentido, ele dispõe de Isofix, controles de tração e estabilidade, dois airbags, facho do farol com regulagem de altura e função Tilt Down (ao acionar a ré, o retrovisor direito inclina levemente).

Fiat Argo 2026 [Divulgação]

Sensor de estacionamento traseiro e painel de instrumentos com tela central de 3,5 polegadas se destacam. Neste quesito, o Citroën C3 XTR ganha o ponto por ter itens que o Fiat Argo.

Medidas

O Fiat Argo Trekking possui 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,56 m de altura, 2,52 m de entre-eixos e o porta-malas leva 300 litros. O tanque de combustível tem capacidade para 48 litros. A capacidade de carga útil é de 400 kg. O ângulo de entrada é de 21° e o de saída é de 31,1°. A altura em relação ao solo é de 21 cm. Ou seja, ele encara bem as vias mal cuidadas da cidade e não tem tanto medo de andar em estradas de terra.

Fiat Argo Trekking manual preto visto de trás
Fiat Argo Trekking manual [Divulgação]

Já o Citroën C3 XTR conta com 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura, 2,54 m de entre-eixos e o bagageiro leva 315 litros. Seu reservatório de combustível tem 47 litros de capacidade. A capacidade de carga útil é de 400 kg. O ângulo de entrada é de 23° e o de saída é de 39°. A altura mínima do solo é de 18 cm. Mesmo tendo números bem próximos, o C3 leva mais um ponto ao ter entre-eixos levemente maior e bagageiro mais espaçoso.

Citroën C3 XTR 2026 cinza visto de trás e com lanternas acesas
Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Preços

O Citroën C3 XTR 2026 chegará às concessionárias da marca francesa partindo de R$ 88.990. Ou seja, trata-se da versão mais cara do hatch com motor aspirado e câmbio manual. Ele pode ser escolhido nas cores sólidas branco Banquise (R$ 1 mil) e branco Banquise com teto preto (R$ 2.900) ou nos tons metálicos preto Perla Nera (é de graça) ou cinza Artense com teto preto (R$ 3.500). E não tem acessórios.

Já o Fiat Argo Trekking é oferecido por R$ 99.990. O tom preto Vulcano é gratuito. As cores sólidas vermelho Montecarlo com teto preto ou branco Banchisa com teto preto custam R$ 990. Por fim, as metálicas prata Bari com teto preto ou cinza Silverstone com teto preto custam R$ 1.990. O hatch da Fiat tem apenas um opcional, o kit Trekking Top.

Citroën C3 XTR 2026 cinza com teto preto visto de cima
Citroën C3 XTR 2026 [Divulgação]

Ele acrescenta R$ 3.090 na etiqueta e agrega itens como bancos em couro, volante revestido de couro ecológico, chave presencial e ar-condicionado digital. O modelo ainda possui ampla gama de acessórios. No final, o Citroën C3 XTR levou a melhor por ter mais itens de série, visual mais atual e preço mais em conta. Ele só perde na altura em relação ao solo e no desempenho limitado.

Qual desses hatches compactos aventureiros você compraria? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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