
A Citroën acaba de revelar como ficou o SUV C5 Aircross reestilizado. Ele ganhou novo visual, traz diversos itens de série e surpreendentemente tem uma das maiores centrais multimídia do grupo Stellantis. Além disso, o SUV conta com motor semi-híbrido, híbrido plug-in e pode ser até 100% elétrico. Mas, ele virá ao Brasil em algum momento?
O C5 Aircross de cara nova é montado a partir da plataforma STLA Medium da Stellantis. É a mesma arquitetura dos Peugeot 3008 e 5008 e do Opel Grandland. Agora, ele dispõe de 4,65 m de comprimento e 2,78 m de entre-eixos (ganhos de 15 cm e 6 cm, respectivamente) em relação ao modelo anterior.
Ainda nesse sentido, o porta-malas agora acomoda 651 litros e tem ainda mais 75 litros em um compartimento sob seu assoalho. No visual, o Citroën C5 Aircross reestilizado tem desenho futurista. Na dianteira, os destaques vão para os faróis escurecidos e interligados por uma barra preta e o para-choque amplo e com entradas mais comedidas na parte inferior.

Opções para todos os gostos
Nas laterais, a linha de cintura é alta e as janelas são amplas. As rodas são de 20 polegadas e a altura em relação ao solo é de 20 cm. Existem ainda partes da carroceria pintadas de preto, como as caixas de rodas e as saias laterais. Assim, o SUV tem um ar mais robusto. Na traseira, há um spoiler integrado ao teto e as lanternas são em formato da letra “Y” e interligados por uma barra escura.
Contudo, é a cabine do Citroën C5 Aircross reestilizado que detém um grande trunfo. O acabamento do modelo tem diversas superfícies macias ao toque e os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica e sistemas de aquecimento, ventilação e até massagem. Já os bancos traseiros possuem encosto reclinável e podem ter até sistema de aquecimento. E o teto solar é panorâmico.

O painel de instrumentos é digital e tem 10 polegadas. Tem ainda head-up display, iluminação ambiente, carregador de celular por indução e mais itens. Já a central multimídia tem 13 polegadas e é um dos maiores dispositivos já instalado em algum dos modelos da Stellantis. Ela tem aspecto flutuante e possui comandos físicos na parte inferior.
Na lista de itens de série, o Citroën C5 Aircross reestilizado tem diversos itens de condução semiautônoma nível 2. Já na motorização, ele tem opções para todos os gostos. As versões mais baratas são semi-híbridas. Elas combinam o motor 1.2 turbo tricilíndrico e mais um sistema elétrico. A bateria tem 0,9 kWh de capacidade e a potência total é de 134 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

Meio ambiente agradece
Tem também o conjunto híbrido plug-in. Neste caso, o motor 1.6 turbo de quatro cilindros trabalha em conjunto com um propulsor elétrico. Juntos, rendem 193 cv. A tração é dianteira e a bateria tem 21 kWh de capacidade. A autonomia elétrica é de 85 km e a transmissão é automatizada de dupla embreagem de sete marchas.
E o portfólio do SUV dispõe ainda de motorização elétrica. O Citroën C5 Aircross reestilizado pode ser comprado em duas versões movidas a bateria. A mais acessível tem 207 cv, bateria de 73 kWh e autonomia de 520 km. Já o mais caro tem 227 cv, bateria de 97 kWh e roda até 679 km. Essas versões trazem apenas um motor e suportam carregamento máximo de até 160 kW em tomadas de corrente contínua.

A produção do C5 Aircross de cara nova será concentrada na planta de Rennes, na França. Seu lançamento oficial acontecerá no segundo semestre de 2025. No entanto, não há confirmação que ele venha dar uma volta em solo brasileiro.
O que você achou do visual desse SUV? Conte nos comentários