Recentemente, a Citroën apresentou ao público internacional o conceito ELO. O modelo tem pegada de minivan e parece com um Picasso do futuro. Ele tem desenho bem diferente e quer ser um carro bem prático para famílias, já que pode levar até seis pessoas. Mas, ele não tem uma central multimídia, seus bancos podem ser removíveis e usados externamente e até espaço para cama a minivan tem.
Seu nome deriva da segunda letra das palavras rest (descanso), play (brincar) e work (trabalhar). O projeto tinha em mente mostrar ao público carros pequenos e práticos, só que com espaço interno inteligente. O ELO tem cerca de 4,10 m de comprimento. Um dos destaques do seu visual é a ampla área envidraçada, o que reforça sua pegada futurista.
Além disso, traz sensação de amplitude, se visto da parte interna. Faróis quadrados, símbolo da marca iluminado e linhas mais arredondadas se destacam ao primeiro olhar. Aliás, tanto a dianteira quanto a traseira possuem a mesma parte central do para-choque. Assim, há uma redução nos custos de produção. Já que se trata de um carro familiar, o Citroën Picasso do futuro traz portas amplas. O que facilita a convivência.

Praticidade
Se a parte externa chama atenção, o interior promete ser o chamariz do modelo. O ELO está configurado para levar seis pessoas. Ele tem três bancos na frente, mas que ficam em posições diferentes e os assentos dos passageiros podem ser retirados e usados fora do modelo. E o do motorista pode girar 360°, mas apenas com o veículo estacionado.
Os encostos dos assentos traseiros podem ser rebatidos e surpreendentemente existem dois colchões de solteiro pendurados no teto do ELO. Eles são sustentados por pequenos ganchos. O Citroën Picasso do futuro ainda usa esses mesmos ganchos para segurar uma tela e assim pode exibir um filme para seus ocupantes.


De acordo com os executivos da marca, o conceito futurista foi pensado para funcionar como um acampamento base. Por isso, ele foi equipado com tomadas, objetos que podem ser retirados da cabine e tem espaço para ser instalado um toldo, quando as portas traseiras estiverem abertas.
Eita
Porém, o Citroën Picasso do futuro causou estranheza por alguns fatores. Um deles envolve a central multimídia, aliás a falta dela. O que acontece é que o ELO não tem um painel de instrumentos e uma tela dedicada ao entretenimento dos passageiros. A montadora optou por equipá-lo com um display batizado de Smartband.
O dispositivo se estende pela base do para-brisa. Ele é capaz de fazer as funções do cluster de instrumentos e da multimídia e segundo a marca, é uma maneira mais eficaz de trazer informações aos olhos do condutor. Inclusive, o motorista conta com suportes parecidos com mesas de trabalho ao seu lado. O volante tem pegada futurista e parece a peça usada nos carros de Fórmula 1.

Outro ponto que promete render debates é redução dos botões físicos. Diversos comandos são feitos por meio de peças semelhantes aos joysticks instalados no volante. Mesmo com diversas soluções e projeto finalizado, a Citroën não revelou se irá produzir o Picasso do futuro em larga escala e não comentou sobre detalhes técnicos, apenas tenha confirmado que ele era elétrico.
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