Ao vivo
Home » Novidades » Citroën Picasso do futuro tem desenho bizarro e cabine que parece uma casa

Novidades

Você teria um desse na garagem?

Citroën Picasso do futuro tem desenho bizarro e cabine que parece uma casa

O Citroën ELO é um conceito de minivan e que pode funcionar como o Picasso do futuro. Ele leva seis pessoas, é elétrico e quer sua atenção

4 min de leitura

Recentemente, a Citroën apresentou ao público internacional o conceito ELO. O modelo tem pegada de minivan e parece com um Picasso do futuro. Ele tem desenho bem diferente e quer ser um carro bem prático para famílias, já que pode levar até seis pessoas. Mas, ele não tem uma central multimídia, seus bancos podem ser removíveis e usados externamente e até espaço para cama a minivan tem.

Seu nome deriva da segunda letra das palavras rest (descanso), play (brincar) e work (trabalhar). O projeto tinha em mente mostrar ao público carros pequenos e práticos, só que com espaço interno inteligente. O ELO tem cerca de 4,10 m de comprimento. Um dos destaques do seu visual é a ampla área envidraçada, o que reforça sua pegada futurista.

Além disso, traz sensação de amplitude, se visto da parte interna. Faróis quadrados, símbolo da marca iluminado e linhas mais arredondadas se destacam ao primeiro olhar. Aliás, tanto a dianteira quanto a traseira possuem a mesma parte central do para-choque. Assim, há uma redução nos custos de produção. Já que se trata de um carro familiar, o Citroën Picasso do futuro traz portas amplas. O que facilita a convivência.

Citroën ELO laranja visto de lado
Citroën ELO [Divulgação]

Praticidade

Se a parte externa chama atenção, o interior promete ser o chamariz do modelo. O ELO está configurado para levar seis pessoas. Ele tem três bancos na frente, mas que ficam em posições diferentes e os assentos dos passageiros podem ser retirados e usados fora do modelo. E o do motorista pode girar 360°, mas apenas com o veículo estacionado.

Os encostos dos assentos traseiros podem ser rebatidos e surpreendentemente existem dois colchões de solteiro pendurados no teto do ELO. Eles são sustentados por pequenos ganchos. O Citroën Picasso do futuro ainda usa esses mesmos ganchos para segurar uma tela e assim pode exibir um filme para seus ocupantes.

De acordo com os executivos da marca, o conceito futurista foi pensado para funcionar como um acampamento base. Por isso, ele foi equipado com tomadas, objetos que podem ser retirados da cabine e tem espaço para ser instalado um toldo, quando as portas traseiras estiverem abertas.

Eita

Porém, o Citroën Picasso do futuro causou estranheza por alguns fatores. Um deles envolve a central multimídia, aliás a falta dela. O que acontece é que o ELO não tem um painel de instrumentos e uma tela dedicada ao entretenimento dos passageiros. A montadora optou por equipá-lo com um display batizado de Smartband.

O dispositivo se estende pela base do para-brisa. Ele é capaz de fazer as funções do cluster de instrumentos e da multimídia e segundo a marca, é uma maneira mais eficaz de trazer informações aos olhos do condutor. Inclusive, o motorista conta com suportes parecidos com mesas de trabalho ao seu lado. O volante tem pegada futurista e parece a peça usada nos carros de Fórmula 1.

Painel do Citroën ELO com telas ligadas
Painel do Citroën ELO [Divulgação]

Outro ponto que promete render debates é redução dos botões físicos. Diversos comandos são feitos por meio de peças semelhantes aos joysticks instalados no volante. Mesmo com diversas soluções e projeto finalizado, a Citroën não revelou se irá produzir o Picasso do futuro em larga escala e não comentou sobre detalhes técnicos, apenas tenha confirmado que ele era elétrico.

Gostou dessa minivan francesa bem futurista? Acha que ela faria sucesso no meio dos SUVs? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar