O próximo mês de dezembro será bastante importante para a Citroën. O que acontece é que seu CEO revelará oficialmente os futuros planos da marca francesa para o público. Próximos passos sobre eletrificação e até um novo modelo acessível e que fique abaixo do C3 estão entre as novidades. Inclusive, a montadora poderá se inspirar na Honda para seu novo carro acessível.
Xavier Chardon, manda chuva atual da marca, trouxe mais detalhes do que o público pode esperar. Em sua visão, o histórico modelo 2CV é parte da cultura francesa. Por isso, o DNA e o espírito dele estarão presentes nos futuros automóveis da empresa. Em um rápido bate papo com a mídia Autocar, Chardon ainda pontuou que os principais modelos da fabricante se concentrarão nos segmentos B e C.
Ele contou também que tornar o SUV C5 Aircross o veículo mais sofisticado da empresa só mostra como pensa o mercado atual. Na visão de Xavier, a Europa foi uma das regiões duramente afetadas pela pandemia de Covid-19 e que não se recuperou totalmente até agora. Além disso, os veículos acabaram ficando mais caros neste período, o que fez com que o público evitasse trocar seu modelo por um 0km. Com isso, os níveis de emissão de CO2 estão demorando mais tempo do que o previsto para diminuírem.

Honda pode dar um auxílio
Desse modo, ter um novo carro elétrico barato acaba sendo um projeto bastante vantajoso para a Citroën. O executivo revelou ainda que ter um modelo parecido com os Kei cars, os carros bem compactos vendidos no Japão, podem começar a fazer sentido para o público europeu e consequentemente para a marca.
A Honda possui uma linha exclusiva desses ultracompactos em sua terra natal e poderia servir de base para a criação de um Citroën ainda menor do que o C3. Até lá, o hatch compacto segue como opção mais em conta da fabricante em diversas regiões, incluindo o Brasil. Dependendo do mercado, ele pode ser encontrado com motorização a combustão e até 100% elétrica.

Por aqui, ele só conhece os motores 1.0 aspirado flex ou turbo flex e sem nenhum auxílio eletrificado. A potência varia entre 75 cv e 130 cv e a transmissão pode ser manual ou automática. Seus preços variam entre R$ 74.990 e R$ 103.990, segundo seu configurador online. E não há previsão que este futuro carro acessível venha ao país.
Você acha que um Kei Car seria a melhor solução para a Citroën? Conte nos comentários


