Ao vivo
Home » Novidades » DS reviverá o lendário Citroën SM como uma vitrine de design

Novidades

DS reviverá o lendário Citroën SM como uma vitrine de design

A DS irá reviver o icônico modelo Citroën SM, produzido entre 1970 e 1975, como um conceito tecnológico que antecipa o futuro da marca

3 min de leitura

A DS irá reviver o Citroën SM como um ícone de design, celebrando o décimo aniversário da marca premium francesa. Este conceito futurista exibe o estilo de design inovador da fabricante, que ficou famoso pelo DS3, DS4 e DS5, por exemplo.

O conceito SM Tribute é inspirado no Citroën SM original, lançado no final dos anos 1960 como um substituto do Citroën DS. Na sua época, o SM era um dos carros mais avançados tecnicamente, com direção assistida variável e faróis que seguiam o movimento do volante. Além disso, o SM se destacava por sua aerodinâmica e conforto acima da média à época

DS SM Tribute [Divulgação]

Seguindo a linha do SM original, o SM Tribute é um coupé baixo e elegante, com 4,94 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,30 m de altura, e uma distância do solo de somente 3,5 centímetros.

A carroceria finalizada na tonalidade Gold Leaf remete ao estilo dos anos 1970, complementada pelo design coupé. A DS ainda não revelou quais recursos específicos do conceito serão incluídos nos carros de produção, mas é provável que algumas características sejam incorporadas, como a assinatura das luzes, as câmeras traseiras otimizadas para aerodinâmica e a grande abertura do capô.

DS SM Tribute
DS SM Tribute [Divulgação]

Interior

Ao abrir a porta, o interior faz referência ao SM original, com um quadro de instrumentos reimaginado que lembra o design do carro original. Os assentos apresentam uma padronagem listrada, e o sistema multimídia é integrado a um painel curvo.

DS SM Tribute
DS SM Tribute [Divulgação]

A marca ainda não divulgou detalhes técnicos do conceito, mas a empresa está se preparando para lançar dois novos modelos premium no próximo ano. Entre eles, um SUV baseado no conceito Aero Sport Lounge de 2020 e um sedã que substituirá o atual DS9. Ambos os modelos serão construídos na nova arquitetura STLA Medium da Stellantis, que acomoda sistemas híbridos e plug-in.

Para relembrar, o Citroën SM, produzido entre 1970 e 1975, empregava um propulsor V6 2.7 Maserati com três carburadores Weber atrelado ao câmbio manual de cinco marchas, para render 170 cv.

DS SM Tribute [Divulgação]

O que você achou do conceito Citroën SM Tribute? Deixe a sua opinião nos comentários!



YouTube video

1 comentário em “DS reviverá o lendário Citroën SM como uma vitrine de design”

  1. hugo

    Se eu tivesse muito dinheiro, com certeza esse Citroen estaria na minha garagem como item de coleção.

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar