O Governo Federal analisa diversas propostas diariamente e uma delas está ligada ao fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Esse projeto segue em análise pública atualmente e quer reduzir os custos e até simplificar o processo para obter o documento. Agora, o presidente da Federação Nacional das Autoescolas, Feneauto, deu sua opinião sobre o polêmico tema.
De acordo com Ygor Valença e que foi entrevistado pela CNN, se o texto for aprovado do jeito que circula hoje, a segurança viária e uma crise econômica sem precedentes no setor pode impactar o país. Ele pontuou que existem aproximadamente 300 mil brasileiros que trabalham nesta área atualmente. No projeto, os alunos poderiam optar por aula presencial nos centros de formação, acompanhamento de instrutores certificados ou acessar cursos digitais oferecidos pelo Senatran.
Na visão do executivo, não há modernização do sistema e sim uma substituição do modelo implementado atual para tirar a CNH. Ele ainda criticou a ideia de que se este projeto for aprovado, a segurança no trânsito iria aumentar. Para Ygor, mais gente habilitada não é sinônimo de maior proteção. É necessário aprovar que o candidato está apto para dirigir.

Equilíbrio é o ideal
Valença conta que reduzir o custo para obter a CNH é uma medida populista e que ampliar seu acesso não vai resolver o problema como um todo, inclusive pode até piorá-lo. Em sua opinião, o ideal seria fiscalizar o treinamento. Ele acha que uma possível correção da proposta poderia acontecer e aí o projeto ser encaminhado para as câmaras técnicas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Lá, especialistas, demagogos e os Detrans poderão revisar os tópicos da proposta. Mas, Ygor afirmou que isso não ocorrer, existem caminhos para impedir toda essa mudança, tais como o Projeto de Decreto Legislativo ou até anulação judicial. Por fim, o executivo revelou que as autoescolas não são contra a modernização, só que um equilíbrio deve ser o ideal.

Para ele, a tecnologia precisa agregar e não substituir todo o processo atual de obtenção da CNH. Ele disse que a categoria está pronta para melhorar, mas que ainda se preocupa com a segurança e a qualidade da formação dos condutores.
O que você acha dessa história? Conte nos comentários



Considerando o alto índice de imprudência e acidentes com motoristas que tiraram sua CNH via Auto Escola e a todas as campanhas de Maio Amarelo é, no mínimo, totalmente irresponsável uma decisão como essa.
Se com Auto Escola já é um caos, imaginem se isso realmente entrar em vigor…
Esse país é uma piada!
Ou, tendo outra visão sobre essa questão, verifica-se que o atual modelo de auto-escolas é um fracasso, se resumindo num modelo arrecadatório!!!!
Mas já vai entrar em vigor em novembro
Tenho CNH há 19 anos, e está vencida há 5. Fui renovar e fui informado que teria que refazer todo o processo com aulas teóricas e preticas, ou seja, pagar novamente para obter a CNH novamente, isso é um absurdo, apenas o exame físico seria necessário e a taxa de renovação, seria justo Acho isso uma maneira de explorar os condutores experientes. Júnior Nunes Porto Alegre/RS.
Mas hoje em dia a educação oferecida por estas escolas beira a mediocridade.
Não consegue passar para o estudante nem mesmo o aprendizado sobre sinalização de trânsito.
O problema é exatamente esse! Auto escolas não ensinam ninguém a dirigir. Basta olhar as auto escolas para habilitados ou os adesivos de recém habilitado. Quem tem mais interesse em formar um bom motorista? O pai ou responsável que arca com os custos das barbeiragens ou um instrutor de autoescola que só tem obrigação de ajudar a passar no teste?
O Trânsito é tão ruim nas grandes Metropoles como São Paulo, porque os condutores possuem pouca habilidade e não conhecem integralmente as normas, Leis e regras de Trânsito, além do que tem muito sem noção Bebendo e Dirigindo por ai. Então o que eu entendo hoje é que as Auto Escolas ensinam, mas não o Necessário, para auto escola o aluno tem que passar, receber a CNH e ela receber o Dinheiro dela… Agora se o aluno realmente sabe é problema dele e da sociedade que pode sofrer as consequências futuramente. Os condutores que Realmente possuem habilidade e conhecimento é uma pequena Fração. Uma vez me Falaram Auto Escola é só para você pegar sua Carta. Auto Escola não é curso de Motorista!! Pena!! Deveria ser!!
Para que aja uma melhoria no novo projeto, a educação tem que começar nas escolas, como nos outros países. Aula de trânsito como. (Legislação de trânsito, direção defensiva, meio ambiente, primeiro socorros, mecânica básica e local adequado). Não só as taxas das autoescola como também dos detrans devem ser reduzidas.
Tenho CNH há 19 anos, e está vencida há 5. Fui renovar e fui informado que teria que refazer todo o processo com aulas teóricas e preticas, ou seja, pagar novamente para obter a CNH novamente, isso é um absurdo, apenas o exame físico seria necessário e a taxa de renovação, seria justo Acho isso uma maneira de explorar os condutores experientes. Júnior Nunes Porto Alegre/RS.5
Sou a favor de legislação EAD e diminuir a carga horária 30% a 40%
Eu , minha esposa tiramos carteira sem ter auto escola, pois aprendemos a dirigir sem a existência dela e isso é muito comum principalmente no interior, quanto a qualidade de motorista somos exemplo pois não temos acidentes apesar de dirigir quase todo dia e décadas dirigindo, por isso vejo como positivo tirar a necessidade da auto escola, más não o fim delas isso é como acontece na maioria dos países avançados. Meus filhos já tinham uma boa experiência com direção antes de pagarmos pra eles tirarem a carteira. E tem milhares que hoje dirigem sem carteira por causa dos custos e são pessoas que poderiam até melhorar os salários se tivessem carteira. Acho ótimo a mudança.
É um retrocesso muito grande , vai ter mais condutor despreparado, vai aumentar o número de acidentes , veículo sem pedal para fazer treinamento com aluno e o examinador vai com aluno num carro sem pedal de freio e embreagem, não concordo em terminar mas sim flexibilizar uma ideia diminuir o número de aulas práticas iria diminuir o valor e o aluno iria ter um treinamento adequado
Acredito que a maioria das pessoas não aprende a dirigir na autoescola. O tempo é frequentemente desperdiçado com instrutores que não prestam atenção, passando o tempo no celular. Quem realmente precisa de um instrutor deveria pagar por ele, mas não ser obrigado a fazer aulas teóricas. Se você já sabe dirigir, basta fazer a prova e pronto. A burocracia excessiva e a falta de eficiência alimentam uma indústria que lucra com a necessidade dos outros. Minha opinião é que precisamos de mudanças urgentes nesse sistema.”
Sem fiscalização,o que está ruim,ficará pior. Tanta coisa impprtante pra fazer,e o governo vai piorar o que já não funciona. Falta de ter o que fazer,em seu mais alto grau.
As autoescolas são caras, ineficientes. Não há concorrência, e nenhum aluno sai de lá, mesmo habilitado, em condições de dirigir.