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Qual o critério?

Como o Basalt tem notas mais altas que outros carros no Latin NCAP, mas 0 estrelas?

Testes de impacto feitos pelo Latin NCAP colocaram o Citroën Basalt com notas mais altas que o Hyundai HB20, mas menos estrelas

4 min de leitura

Não é de agora que os carros da Stellantis passam por poucas e boas no Latin NCAP. Além de ter discursos mais fortes para carros do grupo e de o órgão testar um Jeep Renegade antigo, agora temos zero estrelas para o Citroën Basalt. Isso porque o SUV cupê obteve notas mais altas que outros modelos também recentemente testados.

Peguemos como exemplo o Hyundai HB20, um veículo também produzido no Brasil e que ostenta três estrelas. No teste de proteção de barreira deformado descentrada, o Basalt marcou 9.87 pontos contra 9.68 pontos do HB20, além disso, obteve maiores notas para impacto traseiro de whiplash e teste de barreira deformável lateral móvel.

Contudo, a nota geral do Citroën Basalt, de 15.75 pontos, é menor que os 27.32 pontos porque o Latin NCAP não realizou o teste de impacto lateral pós. A justificativa é que ele não tem airbags de cortina. Já para o teste envolvendo impacto com crianças, a nota do Basalt é substancialmente maior (19.88 pontos contra 15.68 pontos).

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]

O que o fez perder uma pontuação severa foi que ele não cumpre padrões estabelecidos pelo Latin NCAP para instalação de cadeirinhas infantis. Só que ele e o HB20 perderam notas por não ter ISOFIX no banco dianteiro, algo que não se faz necessário no Brasil, visto que é proibido levar crianças na primeira fileira.

Já a pontuação para pedestres foi bem superior no modelo da Citroën com 25.62 pontos versus 16.47 pontos no Hyundai. O que é indiscutível é que a Stellanits não colocou sistemas de segurança ativa no Basalt, por isso os 15 pontos se justificam perante os 28 pontos obtidos no HB20. 

Citroën Basalt no teste de colisão do Latin NCAP
Citroën Basalt [Reprodução]

Contudo, o Latin NCAP justifica que o Basalt perdeu nota porque o aviso de segurança do cinto não atende aos padrões do órgão, ainda que o Citroën o possua. Ou seja, há diversos pontos nos quais o Basalt perdeu notas somente por conta de não atender padrões do Latin NCAP, mas que cumprem com a legislação brasileira.

Como falam sobre os carros

Outra questão é como os discursos do órgão são feitos para cada uma das marcas. Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “a Stellantis, por outro lado, continua tomando decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina”.

Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

“Dez modelos testados desde 2020 — incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral deficiente e sem ADAS — evidenciam uma política que mantém padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, finaliza. Já para a Hyundai o discurso é mais brando.

Já Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP afirma que “a Stellantis se expõe como um fabricante que não prioriza a segurança de seus clientes. Infelizmente, com este resultado do Citroën Basalt, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia”.

Hyundai HB20 Platinum Safety azul parado de frente com muro ao fundo
Hyundai HB20 Platinum Safety [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Ao falar do HB20, o mesmo executivo diz “esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP”.

Já Stephan, sobre o HB20, afirma que “embora seja desejável que os veículos tenham mais sistemas de segurança veicular, como o Hyundai HB20 foi recentemente equipado, é imperativo que eles tenham um bom desempenho para os consumidores na América Latina. Portanto, impulsionamos a Hyundai a atingir as 5 estrelas do Latin NCAP para um de seus principais modelos na região. Isso tem o potencial de salvar muitas vidas e aumentar o prestígio da Hyundai em nossos países”.

Você concorda com as notas do Latin NCAP? Conte nos comentários.


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10 comentários em “Como o Basalt tem notas mais altas que outros carros no Latin NCAP, mas 0 estrelas?”

  1. Vitor

    Existem os dois lados da moeda: o Latincap é completamente desfavorável à Stellantis, mas a Stellantis também é bem negligente com a segurança de seus carros fabricados em Betim, Porto Real e na Argentina, uma vez que podam muitos equipamentos que já vêm de série em seus concorrentes, como ADAS e airbags de cortina. Logo, não tem muita credibilidade para brigar com o Latincap.

  2. Randall

    Latin NCAP e seus critérios arbitrários bizarros. Se eu quiser um carro com ADAS, assistente de faixa, frenagem automática, que fica buzinando na minha orelha o tempo todo até eu afivelar meu cinto, eu chamo um Uber. O mestre do meu carro sou eu, não preciso de uma babá me dizendo como dirigir. Comprei um Shine 2026 e estou adorando.

  3. Durval Villar

    Parabéns pelo esclarecimento João!
    Assim como você sou apaixonado por carros.
    Tenho em modelo VW e adquiri um Citroem Basalt Dark Edition.
    O carro tem um custo benefício muito bom e seu acabamento melhorou muito em relação a 2025.
    Em nenhum momento pensei em levar em consideração os relatórios do Latin NCap.
    Para mim as avaliações deste órgão estão comprometidas do momento em que vemos testes sendo patrocinados por montadoras, e constantemente tendo bons resultados.
    A Citroem possui uma plataforma moderna, por isso do seu melhor desempenho, em relação ao HB20.
    Creio que boa parte dos jornalistas ainda são preconceituosos em relação a algumas marcas, mesmo que estas marcas estejam, ao meu ver no caminho certo, ou seja querendo oferecer um produto melhor por um preço justo.!
    Abraços…

  4. George

    Testes tendenciosos que não traduz a necessidade do comprador brasileiro.

  5. Paulo

    Não confio em quem tem duas medidas.

  6. Ronaldo

    Não.

  7. José Carlos dos santos

    O Citroen BASALT é um excelente carro. Não tenho nenhuma restrição em relação ao meu.!

  8. John

    Tenho um Basalt Shine 2025 e não tenho nada a reclamar. O carro é ótimo.

  9. Liciane

    Também estou bem feliz com meu Dark Edition.

  10. Pedro

    O que me incomoda no basalt é ouvir a ventoinha do ar condicionado dentro do habitaculo, por isso comprei um Kardian

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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