Não é de agora que os carros da Stellantis passam por poucas e boas no Latin NCAP. Além de ter discursos mais fortes para carros do grupo e de o órgão testar um Jeep Renegade antigo, agora temos zero estrelas para o Citroën Basalt. Isso porque o SUV cupê obteve notas mais altas que outros modelos também recentemente testados.
Peguemos como exemplo o Hyundai HB20, um veículo também produzido no Brasil e que ostenta três estrelas. No teste de proteção de barreira deformado descentrada, o Basalt marcou 9.87 pontos contra 9.68 pontos do HB20, além disso, obteve maiores notas para impacto traseiro de whiplash e teste de barreira deformável lateral móvel.
Contudo, a nota geral do Citroën Basalt, de 15.75 pontos, é menor que os 27.32 pontos porque o Latin NCAP não realizou o teste de impacto lateral pós. A justificativa é que ele não tem airbags de cortina. Já para o teste envolvendo impacto com crianças, a nota do Basalt é substancialmente maior (19.88 pontos contra 15.68 pontos).
![Hyundai HB20 [Latin NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Hyundai-HB20-Latin-NCAP-2_edited-1200x719.jpg)
O que o fez perder uma pontuação severa foi que ele não cumpre padrões estabelecidos pelo Latin NCAP para instalação de cadeirinhas infantis. Só que ele e o HB20 perderam notas por não ter ISOFIX no banco dianteiro, algo que não se faz necessário no Brasil, visto que é proibido levar crianças na primeira fileira.
Já a pontuação para pedestres foi bem superior no modelo da Citroën com 25.62 pontos versus 16.47 pontos no Hyundai. O que é indiscutível é que a Stellanits não colocou sistemas de segurança ativa no Basalt, por isso os 15 pontos se justificam perante os 28 pontos obtidos no HB20.

Contudo, o Latin NCAP justifica que o Basalt perdeu nota porque o aviso de segurança do cinto não atende aos padrões do órgão, ainda que o Citroën o possua. Ou seja, há diversos pontos nos quais o Basalt perdeu notas somente por conta de não atender padrões do Latin NCAP, mas que cumprem com a legislação brasileira.
Como falam sobre os carros
Outra questão é como os discursos do órgão são feitos para cada uma das marcas. Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “a Stellantis, por outro lado, continua tomando decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina”.
![Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/09/citroen-basalt-dark-edition-22-1320x743.webp)
“Dez modelos testados desde 2020 — incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral deficiente e sem ADAS — evidenciam uma política que mantém padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, finaliza. Já para a Hyundai o discurso é mais brando.
Já Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP afirma que “a Stellantis se expõe como um fabricante que não prioriza a segurança de seus clientes. Infelizmente, com este resultado do Citroën Basalt, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia”.

Ao falar do HB20, o mesmo executivo diz “esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP”.
Já Stephan, sobre o HB20, afirma que “embora seja desejável que os veículos tenham mais sistemas de segurança veicular, como o Hyundai HB20 foi recentemente equipado, é imperativo que eles tenham um bom desempenho para os consumidores na América Latina. Portanto, impulsionamos a Hyundai a atingir as 5 estrelas do Latin NCAP para um de seus principais modelos na região. Isso tem o potencial de salvar muitas vidas e aumentar o prestígio da Hyundai em nossos países”.
Você concorda com as notas do Latin NCAP? Conte nos comentários.



Existem os dois lados da moeda: o Latincap é completamente desfavorável à Stellantis, mas a Stellantis também é bem negligente com a segurança de seus carros fabricados em Betim, Porto Real e na Argentina, uma vez que podam muitos equipamentos que já vêm de série em seus concorrentes, como ADAS e airbags de cortina. Logo, não tem muita credibilidade para brigar com o Latincap.
Latin NCAP e seus critérios arbitrários bizarros. Se eu quiser um carro com ADAS, assistente de faixa, frenagem automática, que fica buzinando na minha orelha o tempo todo até eu afivelar meu cinto, eu chamo um Uber. O mestre do meu carro sou eu, não preciso de uma babá me dizendo como dirigir. Comprei um Shine 2026 e estou adorando.
Parabéns pelo esclarecimento João!
Assim como você sou apaixonado por carros.
Tenho em modelo VW e adquiri um Citroem Basalt Dark Edition.
O carro tem um custo benefício muito bom e seu acabamento melhorou muito em relação a 2025.
Em nenhum momento pensei em levar em consideração os relatórios do Latin NCap.
Para mim as avaliações deste órgão estão comprometidas do momento em que vemos testes sendo patrocinados por montadoras, e constantemente tendo bons resultados.
A Citroem possui uma plataforma moderna, por isso do seu melhor desempenho, em relação ao HB20.
Creio que boa parte dos jornalistas ainda são preconceituosos em relação a algumas marcas, mesmo que estas marcas estejam, ao meu ver no caminho certo, ou seja querendo oferecer um produto melhor por um preço justo.!
Abraços…
Testes tendenciosos que não traduz a necessidade do comprador brasileiro.
Não confio em quem tem duas medidas.
Não.
O Citroen BASALT é um excelente carro. Não tenho nenhuma restrição em relação ao meu.!
Tenho um Basalt Shine 2025 e não tenho nada a reclamar. O carro é ótimo.
Também estou bem feliz com meu Dark Edition.
O que me incomoda no basalt é ouvir a ventoinha do ar condicionado dentro do habitaculo, por isso comprei um Kardian