Home » Novidades » Compass da Ford não será vendido em alguns estados do EUA e vai sair de linha

Novidades

Muita história, mas fica para trás

Compass da Ford não será vendido em alguns estados do EUA e vai sair de linha

Ford Escape está com os dias contados e ficará de fora de regiões por conta das regras ambientais mais rígidas e nova estratégia da marca

4 min de leitura

A Ford decidiu limitar as vendas do Escape nos Estados Unidos. O SUV médio, rival do Jeep Compass, já não será oferecido em seis estados norte-americanos, como Califórnia, Nova York, Massachusetts, Vermont, Oregon e Washington. O motivo se deve à ausência de um sistema de emissões compatível com as regras ambientais mais rígidas desses estados.

A informação foi revelada pelo site Ford Authority, que já havia antecipado em maio que o Escape ainda teria uma linha 2026, mesmo com os rumores indicando que a produção terminaria no fim do modelo 2025. Ou seja, o Jeep Compass ficará sem um rival da Ford nos EUA.

A própria Ford optou por manter apenas a versão com sistema de emissões padrão nacional, deixando de lado a certificação exigida por esses seis estados. Por isso, os consumidores dessas regiões só poderão comprar o Escape na linha 2025.

Ford Escape 2023 [divulgação]

Mesmo assim, a decisão pode não ter tanto impacto, já que o Escape caminha para sair de cena em definitivo. Ainda em janeiro, já havia indícios de que a produção do modelo na fábrica de Louisville terminaria até o fim de 2025, tomando em conta da nova estratégia da marca em produzir carros eletrificados e foco no off-road.  

Aliás, o sindicato United Auto Workers (UAW), que representa os trabalhadores da planta, também comentou que a fábrica será fechada temporariamente em dezembro para receber obras de adaptação. O objetivo é justamente preparar o local para produzir um novo modelo 100% elétrico.

Ford Escape 2023 [divulgação]

De acordo com o Ford Authority, os planos já foram entregues às autoridades da cidade. As obras incluem uma nova estação de recarga com 1114 m2, cobertura para 16 pontos de carregamento e uma subestação elétrica.

Ford Escape é grande, mas fica para trás

O Ford Escape é um SUV com longa história nos Estados Unidos e em outros mercados. Ele foi lançado no ano 2000 como modelo 2001 e atualmente está na sua quarta geração, lançada em 2019. Ele fica posicionado entre o EcoSport e o Edge, no mesmo segmento do Jeep Compass.

Ford Escape Hybrid (divulgação)

O Escape ajudou a moldar a sigla SUV de forma diferente, já que naquela época os SUVs eram sinônimo de carros altos para o off-road, utilitários com cara de jipe. O Escape não — foi pensado como um utilitário mais urbano e moderno para famílias. 

Seu destaque era ter sido construído em uma plataforma de carro, o que ajudava na dirigibilidade e no conforto, além de ter sido um dos primeiros SUVs do mundo a ganhar uma versão híbrida, ainda em 2005. Vale lembrar que o modelo atual utiliza a mesma arquitetura do Focus, que também se despede do mercado europeu.

Ford Escape Hybrid (divulgação)

Ao longo desses mais de 20 anos disputou espaço até com nomes fortes como Toyota RAV4 e Honda CR-V, uns dos carros mais vendidos dos EUA até hoje. No Brasil, ele nunca foi vendido oficialmente, mas o Escape é um velho conhecido de quem acompanha o mercado internacional.

Por aqui, pelo seu porte ele seria considerado um SUV médio, embora nos EUA ele seja considerado um SUV compacto. Por isso, facilmente ele brigaria com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, já que oferece versões tecnológicas e acabamento caprichado.

Ford Bronco Sport andando no off-road
Ford Bronco Sport 2025 [Divulgação]

Em 2022, o Escape ganhou um visual mais moderno e também mais opções de motorização. A linha atual conta com motor 1.5 turbo de 181 cv, um 2.0 turbo de até 250 cv com tração integral, além de versões híbrida convencional e híbrida plug-in. 

Mas por mais que tenha muita história, o Escape será deixado para trás. A decisão da Ford faz parte da estratégia, que agora quer focar em veículos elétricos, além de também colocar uma boa parte do investimento em carros para fora de estrada, como é o caso do Bronco Sport, também um SUV compacto, e investir em novos modelos 100% elétricos.

Ford escape vermelho de frente com um fundo escuro
Ford Escape [divulgação]

Caso o Ford Escape fosse vendido no Brasil, você colocaria ele na sua garagem? Conta para gente nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar