A Ford decidiu limitar as vendas do Escape nos Estados Unidos. O SUV médio, rival do Jeep Compass, já não será oferecido em seis estados norte-americanos, como Califórnia, Nova York, Massachusetts, Vermont, Oregon e Washington. O motivo se deve à ausência de um sistema de emissões compatível com as regras ambientais mais rígidas desses estados.
A informação foi revelada pelo site Ford Authority, que já havia antecipado em maio que o Escape ainda teria uma linha 2026, mesmo com os rumores indicando que a produção terminaria no fim do modelo 2025. Ou seja, o Jeep Compass ficará sem um rival da Ford nos EUA.
A própria Ford optou por manter apenas a versão com sistema de emissões padrão nacional, deixando de lado a certificação exigida por esses seis estados. Por isso, os consumidores dessas regiões só poderão comprar o Escape na linha 2025.

Mesmo assim, a decisão pode não ter tanto impacto, já que o Escape caminha para sair de cena em definitivo. Ainda em janeiro, já havia indícios de que a produção do modelo na fábrica de Louisville terminaria até o fim de 2025, tomando em conta da nova estratégia da marca em produzir carros eletrificados e foco no off-road.
Aliás, o sindicato United Auto Workers (UAW), que representa os trabalhadores da planta, também comentou que a fábrica será fechada temporariamente em dezembro para receber obras de adaptação. O objetivo é justamente preparar o local para produzir um novo modelo 100% elétrico.

De acordo com o Ford Authority, os planos já foram entregues às autoridades da cidade. As obras incluem uma nova estação de recarga com 1114 m2, cobertura para 16 pontos de carregamento e uma subestação elétrica.
Ford Escape é grande, mas fica para trás
O Ford Escape é um SUV com longa história nos Estados Unidos e em outros mercados. Ele foi lançado no ano 2000 como modelo 2001 e atualmente está na sua quarta geração, lançada em 2019. Ele fica posicionado entre o EcoSport e o Edge, no mesmo segmento do Jeep Compass.

O Escape ajudou a moldar a sigla SUV de forma diferente, já que naquela época os SUVs eram sinônimo de carros altos para o off-road, utilitários com cara de jipe. O Escape não — foi pensado como um utilitário mais urbano e moderno para famílias.
Seu destaque era ter sido construído em uma plataforma de carro, o que ajudava na dirigibilidade e no conforto, além de ter sido um dos primeiros SUVs do mundo a ganhar uma versão híbrida, ainda em 2005. Vale lembrar que o modelo atual utiliza a mesma arquitetura do Focus, que também se despede do mercado europeu.

Ao longo desses mais de 20 anos disputou espaço até com nomes fortes como Toyota RAV4 e Honda CR-V, uns dos carros mais vendidos dos EUA até hoje. No Brasil, ele nunca foi vendido oficialmente, mas o Escape é um velho conhecido de quem acompanha o mercado internacional.
Por aqui, pelo seu porte ele seria considerado um SUV médio, embora nos EUA ele seja considerado um SUV compacto. Por isso, facilmente ele brigaria com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, já que oferece versões tecnológicas e acabamento caprichado.

Em 2022, o Escape ganhou um visual mais moderno e também mais opções de motorização. A linha atual conta com motor 1.5 turbo de 181 cv, um 2.0 turbo de até 250 cv com tração integral, além de versões híbrida convencional e híbrida plug-in.
Mas por mais que tenha muita história, o Escape será deixado para trás. A decisão da Ford faz parte da estratégia, que agora quer focar em veículos elétricos, além de também colocar uma boa parte do investimento em carros para fora de estrada, como é o caso do Bronco Sport, também um SUV compacto, e investir em novos modelos 100% elétricos.

Caso o Ford Escape fosse vendido no Brasil, você colocaria ele na sua garagem? Conta para gente nos comentários!

![Ford Escape [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/06/ford_escape_st-line_elite_88_edited.webp)

