No primeiro semestre deste ano, a Mercedes-AMG revelou o conceito esportivo elétrico GT XX. Ele é um cupê com cara de bagre, tem linhas encorpadas, três motores de fluxo axial e 1.341 cv. Seu foco é no desempenho e na eficiência. A fim de testá-lo ao máximo, os engenheiros da marca levaram protótipos do modelo e conseguiram alcançar 300 km/h em um teste de volta ao mundo diferente, já que foi feito em uma pista.
Dois conceitos foram levados para o Circuito de Nardo, Itália, e lá passaram por avaliações rigorosas. Eles deram cerca de três mil voltas e os testes duraram aproximadamente oito dias. O intuito desta testagem era ver se o GT XX conseguia enfrentar diversas barreiras que os carros elétricos enfrentam no cotidiano e uma delas tem haver com autonomia.
Os testes duravam o dia inteiro e os modelos paravam para recarregar sua bateria algumas vezes. Os carregadores instalados no circuito possuíam 850 kW de capacidade. Para se ter uma ideia da potência do dispositivo, a Mercedes-AMG revelou que este conector era capaz de fornecer 400 km de autonomia ao conceito GT XX com apenas cinco minutos de carga. Aliás, os protótipos também tiveram seus pneus trocados.
Como é o esportivo?
Assim, os valores obtidos ficam mais próximos da realidade. A ideia dos engenheiros envolvidos neste projeto era mostrar que os carros elétricos de hoje já possuem um alcance mais consolidado e que dependendo da forma de condução, a carga da bateria pode durar bastante tempo. A marca pensou isso para acalmar quem sofre com a chamada ansiedade por autonomia.
Cerca de 17 pilotos foram recrutados para esta avaliação e entre eles estava o piloto de Fórmula 1, George Russell. Os condutores trocavam de turno a cada duas horas. Além do desempenho, o conceito esportivo da Mercedes-AMG tem outros detalhes para chamar sua atenção. Na dianteira, seu capô é alongado e curvado para baixo. Seus faróis possuem desenho geométrico e a grade conta com borda iluminada.

Inclusive, ela lembra a cara de um peixe bagre. Ele é montado a partir da plataforma AMG.EA, a mesma que será a base do AMG GT de quatro portas. Como seu desenho é diferente, seu coeficiente aerodinâmico é de 0,198. Isso ajuda na eficiência, autonomia e desempenho. Nas laterais, as rodas possuem desenho aerodinâmico de 21 polegadas e com seções que podem abrir e fechar.
Na traseira, ele não tem ampla janela, o teto tem queda suave e as lanternas são animadas. Além disso, são interligadas e possuem painel de luzes fluida MBUX. Tanto animações quanto um texto podem ser exibidos. Na cabine, o volante parece de carros da Fórmula 1, existem duas telas grandes integradas e os bancos são revestidos de fibra de carbono.

Será produzido em série?
Sob o capô, o conceito esportivo da Mercedes-AMG tem três motores de fluxo axial desenvolvidos pela Yasa, sendo que um fica na parte da frente e os outros atrás. A tração é integral variável e ele dispõe de 1.341 cv. Suas baterias possuem arquitetura de 800V e são feitas com a mistura de níquel, magnésio, alumínio e cádmio. Por fim, ainda não há data oficial para a produção em série do GT XX e nem quais mercados poderão conhecê-lo de perto.
Você daria uma volta nesse esportivo elétrico? Acha que o futuro será apenas de carros elétricos? Conte nos comentários



