O portfólio da Fiat Toro 2026 é repleto de versões. Desse modo, atende as mais variadas necessidades. Logo após conhecer a versão Endurance, que é a mais barata da linha, agora chegou a vez de ver como é a Freedom. Esta já é a segunda variante da gama e se destaca na multidão ao combinar motor 1.3 turbo flex com diversos itens de série. E tudo isso sai por menos de R$ 170 mil.
Cara nova
Assim como a Endurance, a Toro Freedom 2026 traz diversos apliques da carroceria escurecidos. Dessa forma, ela passa um ar mais robusto para a clientela. Na dianteira, ela tem a iluminação dividida em dois andares, sendo que os iluminadores são sempre em LED. Na grade, ela se difere da Endurance em um detalhe bem pequeno, mas que faz a diferença ao olhar de perto.
Ela conta com partes da grade pintadas de cinza. Nas laterais, as novas rodas de liga leve de 17 polegadas em dois tons são destaques. As maçanetas são pintadas na cor da carroceria. A versão ainda dispõe de rack de teto, o que ajuda a acomodar melhor as bagagens. A Fiat Toro Freedom 2026 tem ainda vincos pronunciados, caixas de rodas e saias laterais como chamarizes.

Na traseira, a tampa da caçamba segue dividida em duas partes e traz tanto o nome da marca quanto do modelo em destaque. Suas lanternas são quadradas, escurecidas e com iluminação na horizontal. A caminhonete possui frisos verticais, que dão um ar mais reto para a região. Seu para-choque é saliente, escurecido e abriga o sensor de estacionamento.
Vale lembrar que a Toro reestilizada adotou a nova linguagem visual da marca italiana. Assim, ela fica com aspecto mais próximo dos Fiat Pulse, Fastback e Cronos. Além disso, seu projeto foi inspirado no Grande Panda, hatch compactou europeu e que logo mais virá ao Brasil.

Para ninguém colocar defeito
Para se destacar perante a Renault Oroch e Chevrolet Montana, a Toro Freedom traz ampla lista de itens de série. Essa versão traz os itens da Endurance, ou seja, tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica e mais equipamentos. Porém, agrega outras novidades.
Ela sai da fábrica de Goiana, Pernambuco, com apoio de braço dianteiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia de 8,4 polegadas. Ainda nesse sentido, a Toro Freedom tem borboletas atrás do volante para troca das marchas, câmera de ré, volante revestido em couro, ar-condicionado digital e de duas zonas. Para-sol iluminado para passageiro, tapetes, rack de teto longitudinal e maçanetas pintadas na cor da carroceria.

Seis airbags, piloto automático, revestimento da caçamba, modo Sport, freios ABS com EBD, painel de instrumentos de sete polegadas se destacam. Capota marítima, retrovisores com capa escurecida, Auto Hold e Isofix também são de série. A cor vermelho Colorado é sólida e gratuita. O tom branco Ambiente é sólido, mas custa R$ 1.500. As cores metálicas Granite Crystal, preto Carbon e prata Billet custam R$ 2.490.
O único opcional desta versão é o kit Fiat Connect //// Me + navegação embarcada. Ele dispõe de serviços especiais e apresenta informações essenciais do modelo para o dono por meio de smartphone, smartwatch e tem outros destaques. O pacote custa R$ 2.990.

Qual o tamanho?
A Fiat Toro Freedom 2026 mede 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 21,2 cm com ela vazia e 18,7 cm com ela carregada. O ângulo de entrada é de 25° e o de saída é de 28°. O comprimento da caçamba é de 133,4 cm, a largura da caçamba é de 136 cm, a altura da região é de 57,1 cm. O tanque de combustível comporta 55 litros.
Sua capacidade de carga é de 937 litros ou 750 kg. Essa versão pesa 1.670 kg. A suspensão dianteira é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora. Tem ainda amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. A suspensão traseira é Multi-link com rodas independentes, links transversais/ longitudinais e barra estabilizadora. Os amortecedores e molas são iguais aos da dianteira.

Motorização
Sob o capô, essa variante da caminhonete intermediária italiana conta com o veterano motor 1.3 turbo flex. Ele tem quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. A injeção é direta e ele rende 176 cv e 27,5 kgfm de torque, independentemente do combustível. Além disso, sua transmissão é automática de seis marchas e a tração é dianteira com juntas homocinéticas.
Tanto os freios dianteiros quanto traseiros são a disco ventilado, com pinça flutuante e um cilindro de comando para cada roda. Ela precisa de 10 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 197 km/h. De acordo com o Inmetro e o programa PBEV, o consumo da Toro Freedom 2026 é de 6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina no tanque, as médias são de 9,4 km/l e 10,8 km/l, respectivamente.

Preços e rivais
Por fim, o tópico mais esperado. A Fiat Toro Freedom 2026 é oferecida no site oficial da marca italiana por R$ 169.490. Dependendo da negociação combinada, ela pode ser comprada com parcelas mensais de R$ 1.529,48. Ela bate de frente com a Renault Oroch Iconic, tabelada em R$ 140.790 e Chevrolet Montana LTZ turbo. A picape norte-americana parte de R$ 164.290.

Qual versão da Fiat Toro 2026 você teria? Conte nos comentários



Boa tarde
Sobre o consumo é propaganda enganosa, pois tenho uma Freedom 2024 com o mesmo motor T270 e na cidade só faz 5 km/l com etanol e 6 km/l com gasolina, ao comprar esse carro pense também em se associar a um posto de combustível. Se fosse hoje não compraria.
Tenho uma Freedom T270 2024.
Minha cidade é pequena e cheia de lombada.
Consumo de 6,0km/l na cidade e 9,5km/l na rodovia, sempre no Etanol e ar condicionado sempre ligado. Super satisfeito com o conforto e desempenho.
Eu já estou imaginando dirigindo essa maravilha de carro…….mas agora vou dormir pra sonhar e transformar o meu sonho em realidade afinal ter um FIAT TORO FREEDOM é ser livre para ir pra onde quiser…….é tudooo