A Leapmotor vem se preparando para estrear no Brasil com dois SUVs eletrificados. A marca chinesa, que atua em parceria com a Stellantis, abre a ofensiva com B10 e C10. Um tem propósitos no segmento de SUVs médios, como um Jeep Compass, e o outro aposta em porte um pouco maior, do Commander.
A Leapmotor ainda não começou a vender seus carros no Brasil, mas já prepara seu terreno e, no Porto de Santos (SP), os veículos começaram a desembarcar no início de agosto, porém a ambição da montadora chinesa é grande junto com a Stellantis, que detém 51% da empresa, e pensa em uma possível montagem regional no futuro, usando a estrutura comercial e de pós-venda da Stellantis para dar lastro à operação.
Leapmotor B10, o Compass elétrico
O Leapmotor B10 atua entre os SUVs médios e dentro do setor é chamado de Compass elétrico por dividir medidas semelhantes ao modelo da Jeep. São 4,52 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Seu porta-malas oferece 420 litros de capacidade e tem peso de 1.705 kg.

Com essas medidas o Leapmotor B10 concorre diretamente com o futuro Chevrolet Captiva EV, BYD Yuan Plus e o GAC Aion V, Geely EX5, Omoda E5 EV, entre outros.
Na força motriz elétrica, há opções de motorização, que ainda não se sabe qual dessas configurações pode chegar ao Brasil. O conjunto oferece a bateria de LFP de 56 kWh (cerca de 440 km padrão WLTP) ou de 67,1 kWh (520 km WLTP), que podem gerar de 177 cv a 214 cv com 24,5 kgfm de torque.

A marca afirma que o B10 faz de 0 a 100 km/h em 7 a 8 s e velocidade máxima perto de 160 km/h. A recarga DC do 30% ao 80% carrega em 20 minutos graças a arquitetura Leap 3.5 de 800 volts, com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas.
Já seu interior oferece visual limpo, com painel de instrumento digital de 10,20 polegadas e tela central de 14,6” com sistema Leap OS 4.0 Plus.

O hardware usa chips Snapdragon e permite integrar com assistentes virtuais, conexão 4G e Wi-Fi, além de espelhamento de smartphones. O acabamento mistura couro sintético e tecido, e os bancos têm ajustes elétricos.
O pacote de segurança inclui sistema ADAS com piloto automático adaptativo, alerta e manutenção de faixa, frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego e câmera 360°.
C10 tem versão elétrica e REEV

Já o Leapmotor C10 se posiciona como SUV médio/grande, com dimensões próximas do Jeep Commander. Mede 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Porta-malas tem 435 litros e peso na casa de 1.980 kg.A plataforma é semelhante do B10, chamada de Leap 3.0, com suspensão McPherson na dianteira e multilink atrás, freios a disco nas quatro rodas.
No Brasil, a promessa envolve duas frentes de powertrain. Uma 100% elétrica. Outra com extensor de autonomia. Na BEV, o motor traseiro entrega 218 cv e 32,6 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 170 km/h.

A bateria LFP tem 69,9 kWh úteis, arquitetura até 800 V, autonomia de 424 km no padrão WLTP. Em recarga, aceita até 84 kW em DC, indo de 30% a 80% em cerca de 30 minutos, e 11 kW em AC.
Já a configuração REEV (Range Extended Electric Vehicle), é como fosse veículo elétrico, pois utiliza um pequeno motor a combustão 1.5 aspirado a gasolina exclusivamente para carregar a bateria, não acionando as rodas diretamente. Essa configuração permite a tração totalmente elétrica, usando o motor a combustão para estender a autonomia mas sem a necessidade de um reabastecer o motor a gasolina a cada utilização.

Nesse caso, a autonomia chega perto dos 950 km e oferece no total 215 cv e 32,6 kgfm de torque, graças a bateria de 28,4 kWh.
Por dentro, o C10 aposta na mesma receita do B10, com painel de instrumentos de 10,25 e central de 14,6 com Leap OS, navegação nativa, conectividade 4G e Wi-Fi, além de carregamento por indução.

Os bancos têm ajustes elétricos e opções de ventilação e aquecimento. Em assistência de condução, o pacote oferece piloto automático adaptativo, manutenção de faixa, frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego, câmera 360 e mais funções.
A marca fala em 16 recursos ativos. Airbags frontais, laterais e de cortina fecham a base de segurança, com estrutura em aço de alta resistência. O modelo ainda vem com ar digital de duas zonas, teto panorâmico, rodas aro 20, chave NFC, sensores e retrovisores elétricos estão no radar do pacote. A Leapmotor deve ter garantia de cinco anos para o veículo e oito a dez anos para a bateria, alinhada à política da Stellantis.
Acha que a Leapmotor acerta ao atacar com um SUV grande bem completo e um irmão menor e sendo elétrico? Deixe seu comentário!




O B10 poderia ter uma versão EREV (REEV) também, afinal no Brasil para permitir uma autonomia maior.