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Quais carros a Leapmotor vai vender no Brasil em breve

Marca chinesa estreia no Brasil com apoio da Stellantis com dois SUVs e promessa de rede e pós-venda fortalecidos

5 min de leitura

A Leapmotor vem se preparando para estrear no Brasil com dois SUVs eletrificados. A marca chinesa, que atua em parceria com a Stellantis, abre a ofensiva com B10 e C10. Um tem propósitos no segmento de SUVs médios, como um Jeep Compass, e o outro aposta em porte um pouco maior, do Commander

A Leapmotor ainda não começou a vender seus carros no Brasil, mas já prepara seu terreno e, no Porto de Santos (SP), os veículos começaram a desembarcar no início de agosto, porém a ambição da montadora chinesa é grande junto com a Stellantis, que detém 51% da empresa, e pensa em uma possível montagem regional no futuro, usando a estrutura comercial e de pós-venda da Stellantis para dar lastro à operação.

Leapmotor B10, o Compass elétrico

O Leapmotor B10 atua entre os SUVs médios e dentro do setor é chamado de Compass elétrico por dividir medidas semelhantes ao modelo da Jeep. São 4,52 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Seu porta-malas oferece 420 litros de capacidade e tem peso de 1.705 kg. 

Leapmotor B10 roxo parado de frente e lateral
Leapmotor B10 [Divulgação]

Com essas medidas o Leapmotor B10 concorre diretamente com o futuro Chevrolet Captiva EV, BYD Yuan Plus e o GAC Aion V, Geely EX5, Omoda E5 EV, entre outros. 

Na força motriz elétrica, há opções de motorização, que ainda não se sabe qual dessas configurações pode chegar ao Brasil. O conjunto oferece a bateria de LFP de 56 kWh (cerca de 440 km padrão WLTP) ou de 67,1 kWh (520 km WLTP), que podem gerar de 177 cv a 214 cv com 24,5 kgfm de torque. 

Leapmotor B10 roxo parado de frente e lateral
Leapmotor B10 [Divulgação]

A marca afirma que o B10 faz de 0 a 100 km/h em 7 a 8 s e velocidade máxima perto de 160 km/h. A recarga DC do 30% ao 80% carrega em 20 minutos graças a arquitetura Leap 3.5 de 800 volts, com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas.

Já seu interior oferece visual limpo, com painel de instrumento digital de 10,20 polegadas e tela central de 14,6” com sistema Leap OS 4.0 Plus. 

Leapmotor B10 interior
Leapmotor B10 [Divulgação]

O hardware usa chips Snapdragon e permite integrar com assistentes virtuais, conexão 4G e Wi-Fi, além de espelhamento de smartphones. O acabamento mistura couro sintético e tecido, e os bancos têm ajustes elétricos.

O pacote de segurança inclui sistema ADAS com piloto automático adaptativo, alerta e manutenção de faixa, frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego e câmera 360°.

C10 tem versão elétrica e REEV

Leapmotor C10 - Quando é o lançamento? Leapmotor é confiável?
Leapmotor C10 [divulgação]

Já o Leapmotor C10 se posiciona como SUV médio/grande, com dimensões próximas do Jeep Commander. Mede 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Porta-malas tem 435 litros e peso na casa de 1.980 kg.A plataforma é semelhante do B10, chamada de Leap 3.0, com suspensão McPherson na dianteira e multilink atrás, freios a disco nas quatro rodas.

No Brasil, a promessa envolve duas frentes de powertrain. Uma 100% elétrica. Outra com extensor de autonomia. Na BEV, o motor traseiro entrega 218 cv e 32,6 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos  e velocidade máxima de 170 km/h. 

Leapmotor é confiável? Quando será o lançamento do C10?
Leapmotor C10 [Divulgação]

A bateria LFP tem 69,9 kWh úteis, arquitetura até 800 V, autonomia de 424 km no padrão WLTP. Em recarga, aceita até 84 kW em DC, indo de 30% a 80% em cerca de 30 minutos, e 11 kW em AC. 

Já a configuração REEV (Range Extended Electric Vehicle), é como fosse veículo elétrico, pois utiliza um pequeno motor a combustão 1.5 aspirado a gasolina exclusivamente para carregar a bateria, não acionando as rodas diretamente. Essa configuração permite a tração totalmente elétrica, usando o motor a combustão para estender a autonomia mas sem a necessidade de um reabastecer o motor a gasolina a cada utilização. 

interior do Leapmotor C10
Leapmotor C10 [divulgação]

Nesse caso, a autonomia chega perto dos 950 km e oferece no total 215 cv e 32,6 kgfm de torque, graças a bateria de 28,4 kWh. 

Por dentro, o C10 aposta na mesma receita do B10, com painel de instrumentos de 10,25 e central de 14,6 com Leap OS, navegação nativa, conectividade 4G e Wi-Fi, além de carregamento por indução. 

Leapmotor C10 REEV branco de traseira em uma estrada
Leapmotor C10 [divulgação]

Os bancos têm ajustes elétricos e opções de ventilação e aquecimento. Em assistência de condução, o pacote oferece piloto automático adaptativo, manutenção de faixa, frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego, câmera 360 e mais funções. 

A marca fala em 16 recursos ativos. Airbags frontais, laterais e de cortina fecham a base de segurança, com estrutura em aço de alta resistência. O modelo ainda vem com ar digital de duas zonas, teto panorâmico, rodas aro 20, chave NFC, sensores e retrovisores elétricos estão no radar do pacote. A Leapmotor deve ter garantia de cinco anos para o veículo e oito a dez anos para a bateria, alinhada à política da Stellantis.

Acha que a Leapmotor acerta ao atacar com um SUV grande bem completo e um irmão menor e sendo elétrico? Deixe seu comentário! 


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0 comentário em “Quais carros a Leapmotor vai vender no Brasil em breve”

  1. Eduardo Pereira

    O B10 poderia ter uma versão EREV (REEV) também, afinal no Brasil para permitir uma autonomia maior.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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