Acho que essa nem você sabia. Mas, a Hyundai também produz caminhão e ônibus para o mercado internacional. Inclusive, os caminhões da linha Xcient são bastante conhecidos desde 2013 e muito em breve vão ganhar uma nova geração. Agora, a marca sul-coreana revelou em teasers alguns detalhes da novidade e teve muito dedo do SUV compacto Hyundai Creta no quesito design. Porém, os brasileiros vão conhecer algum dia os caminhões da marca?
O desenho da nova geração do Xcient foi baseado na recente linguagem visual que a montadora dona do HB20 implantou em seus modelos, como por exemplo, no SUV grande Palisade. Na dianteira, o novo Xcient vai contar com iluminação dividida em blocos. Na parte superior, ele terá filetes finos e nas extremidades estarão instalados novos retrovisores digitais. Eles são pequenos e ajudam o caminhão na aerodinâmica.
Pouco abaixo da área envidraçada, vão haver colunas em formato de L ao contrário, quase como o desenho do Hyundai Creta, mas maximizado. Assim, a nova geração do caminhão da marca coreana terá um ar mais futurista. A grade terá ripas posicionadas na horizontal e a parte interna terá desenho de colmeia. E na parte inferior do para-choque, vão haver luzes divididas em três segmentos e elas lembram o estilo implementado na reestilização do SUV compacto Creta.

Tem opção para todos os gostos
No interior, os caminhoneiros internacionais vão poder conhecer de perto a cabine com novos arranjos. Além disso, é esperado que o modelo apresente melhorias em acabamento e na lista de itens de série. Isso inclui adição de equipamentos de condução semiautônoma, o que auxilia os motoristas em qualquer manobra. Atualmente, os compradores podem escolher por cabine de alto padrão, leito ou alta.
Ainda nesse sentido, o modelo pode ser comprado com carroceria para carga, betoneira ou basculante. E as rodas podem ter formato 4×2 ou 8×4. Em motorização, o caminhão da Hyundai é vendido hoje com motores de 10 até 12.7 litros e que podem ser abastecidos com diesel. Ou seja, 10 vezes maiores que o 1.0 turbo do Hyundai Creta. Inclusive, o Xcient possui uma versão movida a célula de combustível de hidrogênio. De acordo com os ciclos internacionais, a autonomia desta versão é de 400 km.

Por fim, ainda não há uma data para o lançamento da nova geração do caminhão. Os caminhoneiros brasileiros não devem conhecer, ao menos por agora, o novo Xcient. Por aqui, o único utilitário que a montadora oferece é o caminhão leve XR. Ele é oferecido em uma versão, já da linha 2025 e que tem preço inicial de R$ 188.990.
O que você achou do desenho do caminhão da Hyundai? Será que ele faria sucesso se viesse ao Brasil? Conte nos comentários