Home » Novidades » Crise na Ford ameaça fábrica e empregos

Novidades

Desafios da estratégia elétrica

Crise na Ford ameaça fábrica e empregos

Modelos elétricos da Ford baseados na Volkswagen, como Capri e Explorer, não tiveram o desempenho esperado e podem causar demissões

2 min de leitura

A Ford poderá promover cortes significativos no Centro de Veículos Elétricos de Colônia, na Alemanha, em meio ao desempenho abaixo do esperado de seus novos modelos elétricos no mercado europeu. A medida pode afetar cerca de mil trabalhadores, segundo a Associated Press — o que representa aproximadamente 25% da força de trabalho local, composta por 4.090 funcionários.

Na unidade alemã, a Ford produz os tanto o Capri quanto o Explorer elétricos. Ambos derivam das plataformas dos Volkswagen ID.5 e ID.4, respectivamente, fruto da aliança entre as duas montadoras. A aposta da Ford foi oferecer modelos com identidade visual própria, mas baseados em um projeto já consolidado da Volkswagen. No entanto, a estratégia ainda não garantiu a tração comercial esperada no Velho Continente.

Embora não esteja confirmado se os cortes ocorrerão por demissões diretas ou por meio de planos de desligamento voluntário, o fabricante do oval azul já atribuiu as possíveis reduções de quadro à mudança no ritmo de crescimento da demanda por veículos 100% elétricos e livres de poluentes na atmosfera.

Elétrico Ford Capri amarelo parado de traseira
Ford Capri [Divulgação]

O que mais atrapalha o desempenho da Ford?

De acordo com o Wall Street Journal, além da desaceleração nas vendas dos modelos elétricos, a empresa também cita a evolução das regulamentações ambientais na União Europeia e a insuficiência de investimentos em infraestrutura de recarga como obstáculos adicionais para o avanço de sua estratégia na região.

Entre os carros de passeio, a Ford azul oferece atualmente no mercado brasileiro o Mustang Mach-E, seu modelo 100% elétrico. Com preço a partir de R$ 486.000, ele descarrega 487 cv e 87,7 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Elétrico Ford Capri amarelo parado de lateral
Ford Capri [Divulgação]

E você, compraria um carro totalmente elétrico ou acredita que os híbridos ainda são a melhor escolha? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar