Nos anos 1990, paralelamente ao design mais arredondado das carrocerias, à injeção eletrônica substituindo de vez os carburadores e à popularização dos freios ABS e dos airbags, a Jeep decidiu mostrar que um utilitário esportivo poderia ser bruto e amigável ao mesmo tempo.
A apresentação do Jeep Avenger quebrando a vidraça no Salão do Automóvel de São Paulo não foi por acaso. Sem truques e de forma direta e clara, o fabricante recriou uma das ações mais marcantes e ousadas da indústria automotiva.
Até o começo dos anos 1990, os utilitários esportivos eram brutos e rústicos, quase sempre associados ao fora de estrada. Só que o novo Grand Cherokee da geração ZJ queria transmitir a ideia de luxo e conforto sem abrir mão do DNA da Jeep. Uma tacada de marketing totalmente fora dos padrões da época.
![Jeep Grand Cherokee [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/jeep_grand_cherokee_limited_76_edited-1320x792.webp)
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Quebrar novamente a vidraça foi uma ação de cinema
O Grand Cherokee (ZJ) é a primeira geração do SUV, lançado em 1992 para o ano-modelo 1993, e introduziu uma nova fase para a Jeep. O time liderado por Bob Lutz, então executivo de produto e marketing, queria criar uma apresentação que fosse lembrada por anos. E eles conseguiram. A proposta de atravessar uma parede de vidro deu ao lançamento um ar inédito e cinematográfico.
Tudo foi milimetricamente planejado e a estrutura do Cobo Hall, em Detroit, nos Estados Unidos, foi reforçada para que tudo acontecesse de forma segura. O Grand Cherokee usado era um modelo de produção, sem nenhuma modificação mecânica. Uma demonstração de confiança plena no novo produto, no Salão de Detroit de 1992, que rapidamente ganhou as manchetes da mídia tradicional e especializada.

O SUV foi conduzido por Bob Lutz, presidente e vice-presidente executivo da Chrysler Corporation, durante os anos 1980 e 1990, e acompanhado do prefeito de Detroit, Coleman Young, no banco do passageiro. Lutz ingressou na empresa em 1986 e, sob o comando de Lee Iacocca, conhecido por desenvolver o Ford Mustang, cooperou no desenvolvimento de carros icônicos a exemplo do Dodge Viper e do Plymouth Prowler.
Por isso o fabricante decidiu recriar essa cena para apresentar o Avenger, indicando que, assim como no passado, o novo SUV representa uma nova fase para a marca em nosso mercado.
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