O passado de carros elegantes será abraçado com a versão de produção do DS SM Tribute, revelado neste ano para celebrar o 10º aniversário da marca DS. Ele homenageia o modelo Citroën SM, produzido de 1970 a 1975, mas atualizado para os dias atuais e cogitado para ser produzido com um motor Maserati V6.
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Caso os planos se concretizem, o modelo de produção será disponibilizado em poucas unidades. Tanto o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, quanto o CEO da DS, Olivier François, apoiam a iniciativa, desde que o projeto traga lucros.
O preço do novo modelo poderá ser de um milhão de euros (aproximadamente R$ 6.121.200, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas). Embora a indústria esteja focando seus esforços em veículos elétricos e livres de poluentes, as notícias iniciais sugerem que o motor será um V6 3.0 biturbo calibrado para entregar 542 cv e 63,5 kgfm.
Esses números de desempenho permitem acelerar da imobilidade aos 96 km/h em breves 3,3 segundos, com velocidade máxima de 320 km/h. Para relembrar, o Citroën SM original, produzido entre 1970 e 1975, utilizava um motor V6 2.7 Maserati com três carburadores Weber acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, gerando 170 cv.
Seguindo a linha do Citroën SM original, o DS SM Tribute é um cupê baixo e elegante, com 4,94 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,30 m de altura, e uma distância do solo de apenas 3,5 centímetros.
Ao abrir a porta, o interior também faz referência ao Citroën SM original, com um painel de instrumentos reimaginado que remete ao design do carro clássico, além do volante quadrado. Os assentos apresentam uma padronagem listrada, e o sistema multimídia vertical é integrado a um painel curvo criando um ambiente minimalista no habitáculo.
Ainda não é certo que o DS SM Tribute ganhará a aprovação final e chegará às linhas de produção. Apesar disso, a Stellantis tem um histórico de oferecer versões caras e limitadas, como o Alfa Romeo 33 Stradale, baseado no Maserati MC20 e construído pela Carrozzeria Touring Superleggera.
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