A segurança no trânsito é um tema delicado em diversos países, incluindo o Brasil. Os carros atuais são equipados com diversos itens de segurança como freios ABS, airbags e mais equipamentos. Agora, uma equipe de estudiosos criou um novo recurso que busca diminuir os acidentes nas rodovias e isso envolve um bizarro truque com luz de freio instalado na dianteira dos veículos.
O Instituto de Segurança Veicular da Universidade Técnica de Graz, na Áustria, fez um novo estudo. De acordo com o relatório, modelos que fossem equipados com uma luz de freio na parte da frente, conseguiriam sinalizar as ações do automóvel com certa antecedência e assim reduzir os acidentes que acontecem em cruzamentos.
A equipe de estudiosos analisou detalhadamente 200 registros de acidentes com essa descrição. Os desastres foram redesenhados em simulações de computador. Ao final do estudo, ficou comprovado que esse truque com a luz de freio na frente do veículo poderia reduzir em até 17% o número de colisões. Mas, essa redução só aconteceria dependendo do nível de atenção dos condutores.

Público deu seu parecer sobre a novidade
Segundo os especialistas, a luz adicional pode até não evitar de fato o acidente, mas ajuda a reduzir a velocidade dos veículos e os possíveis ferimentos das vítimas. Ainda nesse sentido, eles indicaram que essas luzes adicionais poderiam também serem instaladas nas laterais dos veículos. Dessa forma, outros impactos podem ser evitados.
A fim de comprovar suas análises, os estudiosos envolvidos na pesquisa fizeram referência em outro estudo parecido. Um grupo de pesquisadores equipou cerca de três mil carros na Eslováquia com a luz de freio dianteira por um período entre seis e onze meses. O teste foi realizado tanto em vias urbanas quanto estradas e o público achou a tecnologia útil e de fácil entendimento.

Na época, aproximadamente 75% dos motoristas entrevistados para a pesquisa apoiaram a introdução da bizarra luz dianteira nos carros. Em suas respostas, eles disseram que dava para entender a função do componente. Porém, mesmo com os estudos acontecendo e os índices de comprovação em análise, ainda não há informações se essa luz adicional se tornará obrigatória nos carros do futuro.
O que você achou dessa ideia? Será que ela seria útil para o caótico trânsito brasileiro? Conte nos comentários


