Ao vivo
Home » Novidades » eVitara é o primeiro elétrico da Suzuki e próximo SUV da Toyota

Novidades

eVitara é o primeiro elétrico da Suzuki e próximo SUV da Toyota

O eVitara é o primeiro carro elétrico da Suzuki. Produzido na Índia, oferece duas opções de propulsão, tração e baterias

2 min de leitura

O Suzuki Vitara fez sucesso no nosso mercado durante os anos 1990 e 2000, oferecendo até mesmo uma charmosa versão JLX Canvas, que permitia aos ocupantes traseiros ficarem com os cabelos ao vento transmitindo uma maior sensação de liberdade.

Depois que o Nissan Leaf popularizou o conceito de carro elétrico vendido em larga escala ao redor do mundo a partir de dezembro de 2010, a Suzuki revelou seu primeiro carro movido à eletricidade após 14 anos: o eVitara. Construído na Índia, será exportado para outros mercados, ao lado do seu irmão, o Toyota bZ, que ainda não estreou.

De acordo com as informações iniciais, o eVitara base vem equipado com um motor de 142 cv, alimentado por uma bateria de 49 kWh e com tração dianteira. Existe uma opção mais potente, que entrega 172 cv e 19,3 kgfm, utilizando uma bateria maior de 61 kWh e tração integral. Nenhum número de alcance máximo foi revelado.

Suzuki eVitara branco em movimento de lateral no offroad
Suzuki eVitara [Divulgação]

Para enfrentar o off-road, o sistema AllGrip inclui o programa Trail, que utiliza os freios para emular a operação de um diferencial de deslizamento limitado. Resta saber se o eVitara terá a mesma capacidade de subir paredes que o Suzuki Jimny.

Com 4,27 m de comprimento e quase 10 cm maior em relação ao Vitara atual, o entre-eixos cresceu indo a 2,70 m, o que privilegiou o espaço interno do primeiro elétrico da marca. Aliás, a cabine agrada à primeira vista pelo uso de áreas revestidas, além do quadro de instrumentos totalmente digital, integrado ao sistema multimídia.

A produção do eVitara ocorrerá na fábrica da Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir do próximo ano, com vendas previstas para os mercados europeu, indiano e japonês.

O que você acha de modelos off-road eletrificados? Acredita que eles tenham as mesmas capacidades dos modelos tradicionais? Escreva nos comentários!



YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar