Home » Novidades » Ex-chefão da Stellantis decretou a morte do motor Hemi V8

Novidades

Ex-chefão da Stellantis decretou a morte do motor Hemi V8

A decisão de descontinuar o motor V8 na Stellantis foi do ex-CEO Carlos Tavares. Com sua saída, a empresa pode reconsiderar essa escolha

2 min de leitura

A descontinuação do icônico motor Hemi V8 na Stellantis é uma decisão atribuída unicamente a Carlos Tavares, que deixou o cargo de CEO da empresa no início de dezembro. De acordo com uma fonte ligada à emissora CNBC, havia um desejo de manter o motor de oito cilindros em V, mas Tavares optou por um caminho diferente.

A decisão de eliminar o Hemi V8 está ligada diretamente a Tavares, criando uma crise de identidade ao transformar a Stellantis em um conglomerado europeu focado tanto na redução de emissões de poluentes quanto na eletrificação de seus veículos, o que significou eliminar o Hemi V8. Este movimento reflete o rápido avanço do conglomerado em direção a uma frota mais sustentável e livre de poluentes, embora ocorra de forma lenta nos Estados Unidos.

Com a saída de Tavares, espera-se que um novo CEO seja nomeado no primeiro semestre do próximo ano. A Stellantis, dona da Abarth, Citroën, DS, Fiat e Peugeot, para citar, está empenhada em manter suas operações robustas na América do Norte, onde o motor V8 tem uma base de fãs leal e uma presença importante.

Motor V8 equipado com Supercharged
Motor V8 Supercharged Dodge Durango SRT Hellcat [Foto: Divulgação]

Novos rumos com o motor V8

Entre os possíveis sucessores está Tim Kuniskis, ex-CEO da Dodge e da Ram, conhecido por seu entusiasmo pelos motores V8 e por ser o responsável pelos modelos Challenger e Charger Hellcat. Sua nomeação poderia sinalizar uma mudança de cultura na empresa, reavivando a paixão pelos motores potentes, embora a eletrificação seja um caminho sem volta.

Embora ainda não esteja claro se o motor V8 retornará de forma definitiva a outros modelos, a Dodge continua a oferecer o V8 no Durango Hellcat (foto abaixo) e em algumas caminhonetes de grande porte do conglomerado. A possibilidade de um retorno do Charger com motor V8 ainda é incerta, mas muitos entusiastas aguardam ansiosamente, especialmente com a recente introdução de modelos elétricos e de seis cilindros em linha nas concessionárias.

Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead parado de frente na estrada com árvores ao fundo é um SUV equipado com motor V8
Dodge Durango Hellcat [Foto: Divulgação]

Você acha que os fabricantes devem manter o motor V8 em produção? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar