A Toyota já tem uma data em mente para encerrar os trabalhos na planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo, e berço do sedan médio Corolla. Segundo a montadora, a instalação que funciona desde 1997 está antiquada em muitos fatores. Por sorte, o sedan rival do Honda Civic já tem outro berço para ter sua produção alocada e tudo isso não deve demorar muito tempo para ser posto em prática.
Evandro Maggio, presidente da marca para o Brasil, deu mais detalhes desta importante mudança de produção da empresa. A instalação de Indaiatuba teria diversos contratempos para ter suas linhas de produção expandidas e precisa atualizar seu maquinário. A cabine de pintura, por exemplo, precisaria abandonar o uso de solventes. Mas, atualizá-la demandaria ao menos seis meses de paralisação do serviço.
Outro ponto levantado pelo executivo é que as linhas de produção são altas, o que compromete a ergonomia e o conforto dos funcionários. Na visão da marca, isso poderia dificultar mais a vida das funcionárias em diversas funções. Aliás, a Toyota pretende contratar cerca de dois mil funcionários para suas instalações brasileiras até 2030 e deseja que ao menos 50% dessa fatia seja composta por mulheres.

Qual será a casa nova do Corolla?
Essa instalação é responsável pela montagem do Corolla desde o fim da década de 1990. De acordo com a Quatro Rodas, a produção do modelo na região será encerrada no segundo semestre de 2026. Aí, ele passará a ser fabricado em Sorocaba, também interior de São Paulo. A fabricante está construindo uma segunda fábrica na região e ela fica próxima da instalação de modelos como o Corolla Cross e o futuro Yaris Cross.
A nova planta possui 160 mil m² de área construída e já possui parte do piso pronto e o telhado já está instalado. Inclusive, a instalação sorocabana será responsável por montar a atual e a nova geração do sedan médio e também cuidará da linha de produção da caminhonete intermediária da fabricante. Ela terá motorização a combustão e eletrificada e virá para azucrinar a vida da Fiat Toro.
![Toyota EPU [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Toyota-EPU-1020-10_edited-1200x719.jpg)
A Toyota já contratou 554 funcionários para a segunda fábrica de Sorocaba e eles estão em treinamento. Outros trabalhadores de Indaiatuba serão realocados na nova instalação fabril. Vale lembrar que hoje, o Corolla é vendido em versões a combustão e híbrida convencional. Seus preços variam de R$ 167.590 do GLi e chegam em R$ 199.990 do Altis Hybrid Premium.
Você gosta do sedan médio japonês? Conte nos comentários



Sim o GLI 2,0 é bom carro,
Tenho um modelo 2015, quero trocar por um 2025, mesmo modelo.
Até hoje não foi preciso de mecânico, 95.000 km rodados.
Eu acho o Corolla lindo,mas não conseguirei comprar um devido ao imposto cobrado pelo governo o valor final do carro fica impossível eu ter um,mas que carro impressionante, parabéns ao engenheiros e a Toyota pelos modelos,e por escolher são Paulo para instalação das Fábricas.
Melhor carro no mercado dos sedan.
Tenho um Corolla XEI 2024 e estou muito satisfeito , pretendo trocar em janeiro.
Mesmo modelo!
Sim. É um excelente carro. Gosto muito do Sedan médio japonês, e agora com o lançamento do GLI Híbrido, com certeza irei adquirir.
Sim, tenho um corolla GLI, automatico motor 1.6, ano 2008/2009, um tanque de guerra.
Bom dia.
Estou me preparando para comprar um COROLLA acho esse carro incrível, difícil de manutenção, conforto, estabilidade, segurança e a imponência de estar dirigindo um COROLLA.
Tenho um Toyota Corolla ano 2018 com 210.000km e até hoje nunca tive problemas. Excelente carro.
Em umas das manutenções agendadas quando cheguei na concessionária um are dente fez um cometario..chegou um trator para manutenção e aí eu questionei o porque do comentário e ele rindo falou..esse carro não da nenhum problema..amo meu Corolla…
Adoro o Corola híbrido
Estou aguardando o novo modelo para não trocar de marca.
Desde 2005 sempre tive Corolla XEI, agora adquiri um modelo GLi 2025, excelente carro e que estabilidade.
Antônio Carlos Miggiorim. Tenho um Corolla as no 2014 xei com 139000 km ótimo carro não troco e não vendo é muito excelente, os engenheiros da Toyota estão de parabéns…..
Comprei o primeiro Corolla em 2005, de lá pra cá tive 8 sedãs e agora nesse mês um Corolla Cross GR Sport. Podem notar minha satisfação com a marca Toyota.
adquiri um Altis Premium híbrido 2025, excelente muito econômico, confortável bom desempenho