No início do mês, o novo Porsche Cayman elétrico foi flagrado em testes na pista de Nurburgring. A expectativa é que era dele ser lançado em 2025, mas a fabricante alemão adiou sua estreia para 2026 e agora parece que o perdemos de vista novamente. A marca justifica o novo adiamento devido à escassez de baterias depois da falência da fabricante sueca de baterias Northvolt.
A decisão da Porsche de tornar os esportivos 718 Boxster e Cayman elétricas foi um tanto quanto indigesta para muitos entusiastas da marca. Mas todos já tiveram tempo o suficiente para processar os fatos. Sendo assim, o que tem gerado um certo desconforto é o fato do 718 Boxster e Cayman elétricos não chegarem nunca.
Incialmente o problema enfrentado pela Porsche na produção dos modelos foi dificuldade para replicar a dinâmica de condução dos modelos movidos a gasolina. Mas agora a marca tem que enfrentar outro desafio. O CEO da Porsche, Oliver Blume, revelou que estão enfrentando grandes dificuldades para obter as células de bateria de alto desempenho depois da falência da fábrica de baterias Northvolt.

Só que tudo isso aconteceu depois das vendas dois modelos serem interrompidas abruptamente na Europa, por não se adaptarem as novas regulamentações. Além disso, eles também devem sair de linha na América do Norte até o final do ano. Se de fato isso acontecer, a Porsche ficará um ano ou mais com uma lacuna no seu portfólio. Já que o 718 Boxster e o Cayman estarão fora do jogo.
Parece que a Porsche ainda não tem plano B para seus carros elétricos
Em 2021, a Porsche fundou o Cellforce Group para desenvolver suas próprias baterias. No entanto, a sua unidade perto de Tübingen, na Alemanha não tem o que é necessário para competir com grandes fabricantes asiáticas. Então, embora essa possa ser uma saída para a marca alemã, dificilmente será viável.

A Porsche tanto sabe que a Cellforce Group pode não ser o suficiente que ela adquiriu participação majoritária na unidade de baterias de mobilidade elétrica da Varta. No entanto, isso ainda não quer dizer que está tudo resolvido. Certas adaptações custaram um reajuste significativo no cronograma dos modelos, como pudemos ver.
O problema com as baterias custou também o adiamento de outro elétrico importante para a marca. Conhecido como K1, o SUV elétrico de três fileiras prometido para 2027, foi adiado para o final da década. Mas apesar da maré de azar, a sorte não abandou completamente a marca de Stuttgart, já que outras marcas extremamente relevantes estão desacelerando seus planos de eletrificação e ainda mais depois da flexibilização das regras de emissões aprovadas pela União Europeia este mês.
A meta original da Porsche era 50% de suas vendas fossem de veículos elétricos a bateria (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) até 2025, com o objetivo de atingir 80% das vendas de BEVs até 2030. Mas claramente essa meta mudou.
Qual você acha que será a melhor saída para a Porsche neste momento tão crítico na produção dos seus carros elétricos? Conte para nós nos comentários.