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Mais uma chinesa

Farizon confirma estreia no Brasil com três veículos elétricos; operação começa em setembro

Montadora chinesa do grupo Geely será representada pela Timber, que já importa a picape Riddara RD6

4 min de leitura

Durante o Eletrocar Show 2025, realizado no pavilhão da Anhembi (SP), o grupo Timber anunciou oficialmente a chegada da marca chinesa Farizon ao Brasil. Especializada em veículos comerciais elétricos, a Farizon faz parte do conglomerado Geely, o mesmo que controla a Volvo, Zeekr, Polestar e Lotus, e será representada por aqui pela própria Timber, empresa curitibana com mais de 23 anos de atuação no setor de importação de máquinas.

A operação começa em setembro e já tem três modelos confirmados: a van V6E, a Supervan e o mini caminhão H9E, todos 100% elétricos. Voltada inicialmente ao transporte de carga urbana, a linha será oferecida com foco em frotistas e locadoras, com promessas de bom custo-benefício e estrutura de pós-venda pronta. Os preços ainda não foram divulgados.

V6E é uma rival direta da Kangoo E-Tech

Farizon V6E estática branca na Eletro Car Show 2026
Farizon V6E [Divulgação]

A primeira a chegar será a V6E, uma van elétrica com porte semelhante ao da Renault Kangoo E-Tech (R$ 299.390 e 120 cv). Ela mede 4,84 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,98 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. O nome V6E faz referência ao volume de carga: até 6 m³ — equivalente a cerca de 6.000 litros.

O motor elétrico tem 136 cv e tração traseira. A velocidade máxima é de 110 km/h, e a autonomia, ainda em homologação pelo Inmetro, deve ficar entre 210 e 220 km no uso real. Pelo ciclo chines WLTC, o número oficial é de 285 km. 

Interior da Farizon V6E
Farizon V6E [Divulgação]

A bateria aceita carregamento AC de 6,6 kW e DC de 41 kW. Entre os itens de série, há alerta de colisão, assistente de faixa, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, bancos em couro, painel digital e central multimídia.

Supervan é de médio porte

Farizon Supervan preta estática
Farizon Supervan [Divulgação]

A Supervan será oferecida em duas versões: L1H2 e L2H3. A primeira mede 4,99 m de comprimento e leva até 1.265 kg, com volume de 7,92 m³. A segunda é maior: 5,49 m de comprimento, 2,5 m de altura e 11,2 m³ de capacidade, com carga útil de 1.170 kg. Em ambos os casos, o motor tem 231 cv e tração traseira, com velocidade máxima de 135 km/h.

A autonomia homologada no ciclo europeu WLTP é de 385 km, mas a Farizon estima algo em torno de 300 km no uso brasileiro. A bateria é de 82,8 kWh, e o carregamento vai de 11 kW (AC) até 120 kW (DC). 

A Supervan traz itens como câmera 360º, alerta de fadiga, ADAS, faróis full LED, piloto automático adaptativo, painel digital de 7” e multimídia de 12,3”.

H9E é um mini caminhão elétrico para 6 toneladas

Farizon H9E branco estático de frente
Farizon H9E [Divulgação]

Por fim, o H9E é um mini caminhão que será vendido inicialmente apenas como chassi, com possibilidade de personalização da carroceria. Mede 5,99 m de comprimento, 2,35 m de largura e 3,30 m de altura, com capacidade de até 21 m³ de carga. 

O motor entrega 190 cv e 42,3 kgfm de torque. A autonomia, pelo ciclo chinês WLTC, é de 324 km. A bateria tem 100 kWh e recarga de até 100 kW em corrente contínua.

Interior do Farizon H9E
Farizon H9E [Divulgação]

De série, o H9E conta com painel digital de 7”, multimídia de 12”, faróis em LED, freio de estacionamento eletrônico, função auto hold e carregamento AC de 22 kW.

Rede e pós-venda

A operação da Farizon começa com uma concessionária modelo em Curitiba (PR), aproveitando a estrutura do grupo Timber. Outras sete filiais da Timber, localizadas entre Sul e Sudeste (não foi especificado locais exatos), também serão pontos de venda e pós-venda. O grupo ainda negocia com cinco empresas para expandir essa rede, além de uma possível estrutura em São Paulo.

O objetivo da empresa é importar 500 unidades até o fim de 2025. A Timber também será responsável pelo estoque de peças, centralizado na matriz de Curitiba, e já iniciou o treinamento técnico de fornecedores homologados, com apoio direto da Farizon.

A garantia para todos os modelos será de 6 anos para a bateria e 3 anos para o veículo. As revisões da V6E serão feitas a cada 10 mil km, enquanto Supervan e H9E exigem manutenção a cada 30 mil km. Todos com valor tabelado.

Para o fim do ano, a marca já confirmou que trará também versões de passageiros da Supervan. O foco, no entanto, segue no transporte de carga urbana — nicho em crescimento no Brasil, e que a Farizon quer aproveitar desde já.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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