Durante o Eletrocar Show 2025, realizado no pavilhão da Anhembi (SP), o grupo Timber anunciou oficialmente a chegada da marca chinesa Farizon ao Brasil. Especializada em veículos comerciais elétricos, a Farizon faz parte do conglomerado Geely, o mesmo que controla a Volvo, Zeekr, Polestar e Lotus, e será representada por aqui pela própria Timber, empresa curitibana com mais de 23 anos de atuação no setor de importação de máquinas.
A operação começa em setembro e já tem três modelos confirmados: a van V6E, a Supervan e o mini caminhão H9E, todos 100% elétricos. Voltada inicialmente ao transporte de carga urbana, a linha será oferecida com foco em frotistas e locadoras, com promessas de bom custo-benefício e estrutura de pós-venda pronta. Os preços ainda não foram divulgados.
V6E é uma rival direta da Kangoo E-Tech

A primeira a chegar será a V6E, uma van elétrica com porte semelhante ao da Renault Kangoo E-Tech (R$ 299.390 e 120 cv). Ela mede 4,84 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,98 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. O nome V6E faz referência ao volume de carga: até 6 m³ — equivalente a cerca de 6.000 litros.
O motor elétrico tem 136 cv e tração traseira. A velocidade máxima é de 110 km/h, e a autonomia, ainda em homologação pelo Inmetro, deve ficar entre 210 e 220 km no uso real. Pelo ciclo chines WLTC, o número oficial é de 285 km.

A bateria aceita carregamento AC de 6,6 kW e DC de 41 kW. Entre os itens de série, há alerta de colisão, assistente de faixa, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, bancos em couro, painel digital e central multimídia.
Supervan é de médio porte

A Supervan será oferecida em duas versões: L1H2 e L2H3. A primeira mede 4,99 m de comprimento e leva até 1.265 kg, com volume de 7,92 m³. A segunda é maior: 5,49 m de comprimento, 2,5 m de altura e 11,2 m³ de capacidade, com carga útil de 1.170 kg. Em ambos os casos, o motor tem 231 cv e tração traseira, com velocidade máxima de 135 km/h.
A autonomia homologada no ciclo europeu WLTP é de 385 km, mas a Farizon estima algo em torno de 300 km no uso brasileiro. A bateria é de 82,8 kWh, e o carregamento vai de 11 kW (AC) até 120 kW (DC).


A Supervan traz itens como câmera 360º, alerta de fadiga, ADAS, faróis full LED, piloto automático adaptativo, painel digital de 7” e multimídia de 12,3”.
H9E é um mini caminhão elétrico para 6 toneladas

Por fim, o H9E é um mini caminhão que será vendido inicialmente apenas como chassi, com possibilidade de personalização da carroceria. Mede 5,99 m de comprimento, 2,35 m de largura e 3,30 m de altura, com capacidade de até 21 m³ de carga.
O motor entrega 190 cv e 42,3 kgfm de torque. A autonomia, pelo ciclo chinês WLTC, é de 324 km. A bateria tem 100 kWh e recarga de até 100 kW em corrente contínua.

De série, o H9E conta com painel digital de 7”, multimídia de 12”, faróis em LED, freio de estacionamento eletrônico, função auto hold e carregamento AC de 22 kW.
Rede e pós-venda
A operação da Farizon começa com uma concessionária modelo em Curitiba (PR), aproveitando a estrutura do grupo Timber. Outras sete filiais da Timber, localizadas entre Sul e Sudeste (não foi especificado locais exatos), também serão pontos de venda e pós-venda. O grupo ainda negocia com cinco empresas para expandir essa rede, além de uma possível estrutura em São Paulo.
O objetivo da empresa é importar 500 unidades até o fim de 2025. A Timber também será responsável pelo estoque de peças, centralizado na matriz de Curitiba, e já iniciou o treinamento técnico de fornecedores homologados, com apoio direto da Farizon.
A garantia para todos os modelos será de 6 anos para a bateria e 3 anos para o veículo. As revisões da V6E serão feitas a cada 10 mil km, enquanto Supervan e H9E exigem manutenção a cada 30 mil km. Todos com valor tabelado.
Para o fim do ano, a marca já confirmou que trará também versões de passageiros da Supervan. O foco, no entanto, segue no transporte de carga urbana — nicho em crescimento no Brasil, e que a Farizon quer aproveitar desde já.
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