Home » Novidades » Ferrari dispara: “Quer câmbio manual? Compre um clássico e restaure”

Novidades

Três pedais!

Ferrari dispara: “Quer câmbio manual? Compre um clássico e restaure”

A Ferrari eliminou qualquer expectativa de voltar a oferecer câmbio manual. Aos interessados, a recomendação é clara: comprem um modelo usado

3 min de leitura

O câmbio manual caiu em desuso para a maioria dos motoristas comuns. Mas, entre os puristas, ele continua sendo uma peça sagrada. Ainda assim, a Ferrari teve seus motivos para aposentar essa transmissão e, com ela, o terceiro pedal, com o modelo Califórnia em 2012 (foto abaixo).

Mesmo com a demanda praticamente extinta, ainda existe uma parcela de clientes que prefere trocar as marchas manualmente. A Porsche, por exemplo, mantém essa opção viva em alguns de seus modelos. No entanto, a Ferrari seguiu outro caminho. E a A marca do cavalo rampante decidiu abandonar de vez o câmbio manual em 2016.

Na época, Michael Leiters, então chefe de tecnologia da Ferrari, foi categórico: “Não existe uma caixa manual melhor do que uma com dupla embreagem.” Uma resposta direta do executivo a quem ainda sonhava com a alavanca e o pedal da embreagem.

Ferrari California vermelha de frente andando na estrada
Ferrari California [Divulgação]

Para a Ferrari, o assunto estava encerrado. E o recado aos saudosistas veio sem rodeios. “Quer trocar marcha? Então compre um modelo usado”, disparou Enrico Galliera, diretor de marketing e comercial da Ferrari, em matérias das publicações Motor1 e Evo.

A polêmica do câmbio manual

Galliera foi além: “Já temos câmbio manual. Em muitos dos nossos carros clássicos. Por isso, incentivamos nossos clientes a comprar e restaurar essas obras de arte.” E reforçou a ideia com um toque de nostalgia:
“Queremos manter viva a beleza clássica de guiar um carro manual. E oferecemos essa experiência dentro do nosso programa Corsa Pilota.”

O Corsa Pilota é o curso oficial de pilotagem do fabricante, dividido em níveis que vão do Sport ao Challenge. Os participantes recebem treinamento com pilotos campeões de categorias como Fórmula 2, Fórmula 3 e 24 Horas de Le Mans. É uma imersão na tradição da marca.

Interior e câmbio manual da Ferrari 599 GTB Fiorano
Ferrari 599 GTB Fiorano [Divulgação]

Apesar do cenário sombrio, uma fagulha de esperança ainda resiste. Gianmaria Fulgenzi, diretor de desenvolvimento de produtos da Ferrari, admitiu que o câmbio manual ainda pode fazer sentido em modelos da Série Icona — como os exclusivos Monza SP1, SP2 e Daytona SP3.

Mas sejamos realistas: a Ferrari já tem sua produção esgotada até 2027. As metas de emissões, os avançados sistemas eletrônicos e a complexidade da homologação, especialmente na Europa, tornam o câmbio manual cada vez mais inviável. Portanto, o drama do terceiro pedal está longe de um final feliz — talvez ele ainda encontre espaço para um último ato.

Ferrari Monza SP1 prata com faixa amarela parada de frente
Ferrari Monza SP1 [Divulgação]

O que você acha da decisão da Ferrari de abandonar o câmbio manual? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Ferrari dispara: “Quer câmbio manual? Compre um clássico e restaure””

  1. Cristiano Giacomelli

    Acabou a história: o público quer, a montadora atende! Hoje em dia, as montadoras equipam os carros com o que acham que o público quer e enfiam goela abaixo, fim de papo! Sinto saudade de um tempo que não vivi, mas em que era possível montar e equipar o carro do jeito que o cliente desejasse.
    CG

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar