Quem tem ou sonha com um superesportivo sabe que um dos maiores medos ao passar por lombadas, rampas ou valetas é ouvir o barulho da peça raspando no chão. E a Ferrari parece estar levando essa preocupação a sério. A marca italiana registrou uma nova patente que promete evitar danos ao splitter dianteiro dos seus carros mais baixos.
A ideia da Ferrari
O sistema funciona de forma simples, com sensores identificando a altura de obstáculos à frente do carro e, se perceberem que a peça aerodinâmica vai raspar, emitem um aviso sonoro ao motorista. Caso ele insista em avançar, o próprio carro aciona os freios automaticamente para impedir o contato.
O interessante é que a tecnologia não depende apenas dos dados internos do veículo, mas calcula a velocidade em tempo real com base em medições de distância para justamente dar mais precisão.
Um problema comum em superesportivos
![Ferrari Enzo igual a de Fernando Alonso [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ferrari_enzo_19-1200x720.jpg)
Os splitters mais largos e baixos ajudam a deixar o carro grudado no chão em pistas, mas são um pesadelo em ruas e garagens. Por isso, várias marcas já oferecem soluções diferentes: Porsche, Chevrolet e até a própria Ferrari em alguns modelos usam sistemas de axle lift, que elevam a dianteira do carro.
Alguns vão além, como é o caso da Porsche, e memorizam locais críticos via GPS para levantar automaticamente. O novo recurso da Ferrari surge como um complemento — em vez de levantar o carro, ele simplesmente não deixa que o motorista avance quando não há saída.

Por enquanto, tudo não passa de uma patente, o que significa que pode nunca sair da gaveta. Mas, se chegar aos modelos de produção, pode evitar prejuízos caros e situações não tão legais para os donos de Ferrari no dia a dia. A expectativa é que a marca consiga combinar esse sistema de frenagem preventiva com os já existentes.
Você acredita que essa patente será o suficiente para não causar prejuízos maiores? Deixe sua opinião nos comentários!



