Home » Novidades » Ferrari patenteia sistema que freia sozinho para salvar o para-choque

Novidades

Pode custar caro

Ferrari patenteia sistema que freia sozinho para salvar o para-choque

Sensores medem a altura de rampas e lombadas e, se houver risco de raspada, o carro freia sozinho para proteger o splitter

2 min de leitura

Quem tem ou sonha com um superesportivo sabe que um dos maiores medos ao passar por lombadas, rampas ou valetas é ouvir o barulho da peça raspando no chão. E a Ferrari parece estar levando essa preocupação a sério. A marca italiana registrou uma nova patente que promete evitar danos ao splitter dianteiro dos seus carros mais baixos.

A ideia da Ferrari

O sistema funciona de forma simples, com sensores identificando a altura de obstáculos à frente do carro e, se perceberem que a peça aerodinâmica vai raspar, emitem um aviso sonoro ao motorista. Caso ele insista em avançar, o próprio carro aciona os freios automaticamente para impedir o contato. 

O interessante é que a tecnologia não depende apenas dos dados internos do veículo, mas calcula a velocidade em tempo real com base em medições de distância para justamente dar mais precisão.

Um problema comum em superesportivos

Ferrari Enzo igual a de Fernando Alonso [divulgação]
Ferrari Enzo [divulgação]

Os splitters mais largos e baixos ajudam a deixar o carro grudado no chão em pistas, mas são um pesadelo em ruas e garagens. Por isso, várias marcas já oferecem soluções diferentes: Porsche, Chevrolet e até a própria Ferrari em alguns modelos usam sistemas de axle lift, que elevam a dianteira do carro. 

Alguns vão além, como é o caso da Porsche, e memorizam locais críticos via GPS para levantar automaticamente. O novo recurso da Ferrari surge como um complemento — em vez de levantar o carro, ele simplesmente não deixa que o motorista avance quando não há saída.

Ferrari F80 vermelha em foto 3x4 do alto
Ferrari F80 [Divulgação]

Por enquanto, tudo não passa de uma patente, o que significa que pode nunca sair da gaveta. Mas, se chegar aos modelos de produção, pode evitar prejuízos caros e situações não tão legais para os donos de Ferrari no dia a dia. A expectativa é que a marca consiga combinar esse sistema de frenagem preventiva com os já existentes.

Você acredita que essa patente será o suficiente para não causar prejuízos maiores? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar