Ao vivo
Home » Novidades » Ferrari revela nome do seu primeiro carro elétrico e ele vai agradar público de um jeito diferente

Novidades

Como assim?

Ferrari revela nome do seu primeiro carro elétrico e ele vai agradar público de um jeito diferente

Batizado de Luce, o primeiro carro elétrico da Ferrari vai chegar logo mais e apostará em botões físicos e telas diferentes para se destacar

4 min de leitura

Finalmente a Ferrari revelou o nome do seu primeiro superesportivo elétrico. Ele será batizado de Luce. O modelo servirá como ponto de partida para um novo capítulo na história da fabricante. Além disso, ela revelou como será o interior do novato, que deverá agradar os condutores por meio dos botões físicos e telas bem diferentes. Mas, quando será que o modelo será lançado?

Público vai amar

As montadoras ouviram muitas críticas em relação aos botões e comandos sensíveis ao toque. Por isso, a Ferrari fez totalmente o oposto com o Luce. Sua cabine prioriza os controles físicos e sua interface é inspirada nos esportivos clássicos e nos monoplaces de Fórmula 1.

Outro chamariz é o volante. A peça tem três raios e relembra o icônico dispositivo Nardi de madeira, amplamente usado entre as décadas de 1950 e 1960. Ele é feito de alumínio reciclado e é composto por 19 peças usinadas por CNC. Aliás, a montadora revelou que o volante é cerca de 400 gramas mais leve do que a direção padrão dos seus esportivos.

botões do carro elétrico da Ferrari
Detalhes do carro elétrico da Ferrari [Divulgação]

Os controles incorporados no volante são organizados em dois módulos analógicos e buscam transmitir funcionalidade e clareza.

Interação

Já que se trata de um modelo icônico, até a chave do primeiro carro elétrico da Ferrari é especial. Ela tem uma superfície coberta por um vidro que é resistente aos arranhões e conta com uma tela especial. Ainda nesse sentido, a chave pode mudar de cor. Assim que ela é colocada em um espaço próprio dentro da cabine, a coloração deixa de ser amarela e passa a ser preta.

Uma região próxima também muda de cor, de acordo com a posição da chave. Internamente, o Luce também se destaca pelo refinamento e conta com três telas distintas. O painel de instrumentos pode se movimentar junto com o volante e é montado na coluna de direção.

Volante e painel de carro elétrico da Ferrari
Volante e painel de carro elétrico da Ferrari [Divulgação]

O dispositivo possui duas telas OLED sobrepostas, gráficos nítidos e cores vibrantes. A tela tem ainda elementos digitais, analógicos e foi desenvolvida em parceria com os engenheiros da Samsung Display. Existem três recortes e eles mostram as informações geradas por uma segunda tela que fica atrás do painel superior. Cada abertura tem uma lente de vidro que evoca sensação de tridimensionalidade e ao redor tem acabamento de anéis de alumínio anodizado.

Seu cluster de instrumentos é inspirado em helicópteros, aviões e elementos icônicos da história automotiva. Os mostradores possuem aparência analógica e que remetem aos relógios. Conforme os executivos da Ferrari, esses dispositivos possuem gráficos minimalistas e precisos. Assim, os motoristas conseguem captar a informação de forma rápida e sem se distrair tanto da pista.

painel do carro elétrico da Ferrari
Painel do carro elétrico da Ferrari [Divulgação]

Na palma da mão

Os ocupantes do primeiro carro elétrico da Ferrari ainda podem saber de mais informações por meio de uma tela de controle central. Ela pode ser voltada ao motorista quanto ao passageiro e tem um apoio de braço exclusivo. Segundo a marca, essa solução permite um acesso mais fácil aos comandos e sem a necessidade de olhar por muito tempo.

Um multigráfico integrado nesse dispositivo possui três motores independentes e que acionam os ponteiros. O sistema tem quatro modos, entre eles relógio, bússola controle de lançamento e cronógrafo. Seus bancos terão aspecto mais sóbrio, embora contem com apoio de cabeça integrado.

Por fim, a alavanca do câmbio do Luce foi fabricada com um vidro especial. Ele tem desenho arredondado e conta com botões físicos próximos. Por enquanto, nenhuma foto oficial do modelo foi divulgada. A carroceria e o chassi do esportivo serão montados com 75% de alumínio reciclado. E o peso total do novato ficará nos arredores de dois mil kg.

Sob o capô, a clientela pode esperar por algo na casa dos 1 mil cv e velocidade máxima superior aos 300 km/h. Sua autonomia poderá superar os 500 km, graças a bateria de 122 kWh de capacidade. A revelação completa do Luce está programada para acontecer ainda este ano.

Ferrari EV camuflada de frente andando na cidade
Ferrari EV [Autocar]

Está ansioso para ver o primeiro carro elétrico da Ferrari? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar