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Ferrari Testarossa retorna, mas não como você pensa

A nova Ferrari Testarossa sucede a SF90, traz mais de 1.000 cv e estreia como o hiper-híbrido mais rápido já feito pela marca

3 min de leitura

A Ferrari mexeu na sua gaveta histórica, e depois de quase três décadas sem usar o nome, a marca de Maranello reviveu a lendária Testarossa, agora em uma nova geração chamada Ferrari 849 Testarossa. O modelo sucede a SF90 Stradale e chega como um híbrido plug-in extremamente potente.

Motor e desempenho

Então nada melhor que começar falando do seu coração. Trata-se de um V8 4.0 biturbo atualizado, com reforços internos e novos turbos, capaz de entregar sozinho 830 cv. Esse motor a combustão se soma a três motores elétricos — dois no eixo dianteiro e um no traseiro — que adicionam 220 cv. O resultado do híbrido é de 1.050 cv e 85,9 kgfm.

Esse conjunto acelera o superesportivo de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos e leva o carro a mais de 340 km/h de velocidade máxima. No circuito de Fiorano, o tempo de volta foi de 1min17s5, superando a SF90 em 1s5. A bateria de 7,45 kWh permite rodar até 25 km no modo 100% elétrico, a velocidades de até 130 km/h.

Aerodinâmica ativa

Ferrari Testarossa vermelha
Ferrari 849 Testarossa [Divulgação]

A Ferrari também trabalhou fortemente na aerodinâmica. O 849 Testarossa tem spoiler traseiro ativo que abre e fecha em menos de 1 segundo, auxiliado por dois mini-spoilers no para-choque traseiro. 

O pacote gera até 415 kg de downforce a 250 km/h, 25 kg a mais que a SF90. Para quem quer ainda mais desempenho, há o kit Assetto Fiorano, que adiciona peças em fibra de carbono e titânio e reduz 30 kg no peso total.

Design e referências ao passado

Ferrari Testarossa vermelha
Ferrari 849 Testarossa [Divulgação]

Por mais que não copie a silhueta icônica dos anos 1980, a nova Testarossa traz discretas homenagens. A peça preta que liga os faróis, já vista nos recentes F80 e 12Cilindri, remete às linhas horizontais do modelo clássico. 

A dianteira tem entradas de ar mais afiadas e o conjunto traseiro aposta em lanternas horizontais recortadas pelo aerofólio. O carro mede 4,70 m de comprimento e está disponível em carroceria cupê e Spider (conversível). A versão Spider tem teto rígido retrátil que abre em 14 segundos, mas pesa cerca de 90 kg a mais que o cupê.

Interior azul da Ferrari 849 Testarossa
Ferrari 849 Testarossa [Divulgação]

Por dentro, a Ferrari mudou a filosofia do seu interior e trouxe o painel mais limpo e voltado ao condutor, com novo quadro digital, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, além de carregamento sem fio. 

Diferente da SF90, voltaram os botões físicos no volante no lugar de comandos sensíveis ao toque. O modelo também estreia o sistema MyFerrari Connect, que integra funções remotas pelo celular.

Preço e produção

Ferrari 849 Testarossa [Divulgação]

Na Europa, o 849 Testarossa parte de 460 mil euros (cerca de R$ 2,9 milhões) na versão cupê e 500 mil euros (R$ 3,1 milhões) no Spider. As primeiras entregas começam em 2026, mas os pedidos já estão abertos.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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