Lá fora, a Citroën achou um jeito um tanto quanto bizarro para vender unidades do furgão Jumper. Agora, a Fiat viu o projeto e resolveu implementar a mesma forma, só que para vender a van Ducato. Batizado de Back2Back, o comercial leve italiano tem duas partes da frente grudadas. Ou seja, parece um carro com duas dianteiras. Surpreendentemente, elas podem até andar juntas, já que motor e câmbio funcionam normalmente.
Este projeto visa reduzir os custos de transporte da van. Pode não parecer, mas as Ducato Back2Back são dois veículos distintos e grudados em alguns pontos. Logo após o transporte chegar ao destino final, as vans são separadas e como contam com carroceria chassi, podem ter sua parte traseira personalizada ao gosto e necessidade do cliente.
Cada cabine possui sua própria motorização e transmissão. Lá fora, a Ducato é encontrada com motor 2.2 turbo diesel Multijet de 180 cv. E o câmbio é automático de oito marchas. Sua tração é dianteira. Ou seja, as vans da Fiat grudadas conseguem ser conduzidas, mas um dos lados precisa estar desligado. Outro ponto que chama atenção é que as Ducato Back2Back não precisam necessariamente serem da mesma versão para estarem grudadas.

Brasil verá esse fenômeno de perto?
O visual da Ducato internacional é bastante parecido com o do modelo vendido no Brasil. Na dianteira, existem algo como dois andares. No superior, ficam os faróis amplos e no inferior vem a grade parcialmente aberta e o nome da montadora italiana em destaque. As rodas podem ser de aço ou de liga leve com 16 polegadas, isso depende da versão escolhida.
A suspensão é por eixo de torção, suporta qualquer layout personalizado e tem capacidade de carga de até 4,4 toneladas. Lá fora, a Ducato é bastante escolhida como base para motorhomes, tanto é que acumula 427.590 unidades preparadas desta maneira e que estão rodando pelas ruas da Alemanha. De série, as vans grudadas da Fiat trazem direção elétrica, controles de tração e estabilidade, piloto automático, assistente de partida em rampas e mais itens.


Banco do motorista que gira 180°, volante multifuncional revestido de couro, rádio e central multimídia são itens que também podem equipar as vans siamesas. No entanto, os brasileiros não devem ver a engenhoca de perto tão cedo. Por aqui, a Ducato está disponível nas concessionárias da marca de maneira separada e é vendida nas versões Cargo, Maxicargo, Minibus Comfort e Minibus Luxo. Tem motor 2.2 turbo diesel BlueHDi de 140 cv e câmbio manual.
Seus preços variam entre R$ 291.990 e R$ 384.990. Ela bate de frente com Citroën Jumper, Peugeot Boxer e futuramente terá a Toyota Hiace como rival em algumas versões.
Imagina andar em uma van grudada na outra? O que você achou dessa técnica da Citroën e da Fiat? Conte nos comentários


