Ao vivo
Home » Novidades » Fiat Fastback 2027 é flagrado e é mais que um Basalt italiano

Novidades

Com solução familiar

Fiat Fastback 2027 é flagrado e é mais que um Basalt italiano

Modelo criado para o Brasil vai estrear primeiro no mercado europeu com visual inspirado no Grande Panda e base modular da Stellantis

4 min de leitura

O Fiat Fastback foi lançado em 2022 para o mercado brasileiro, porém em 2026 ele será um projeto global que a Stellantis vai usar em outros mercados. Por isso, o modelo foi flagrado em testes na Europa e sua nova geração vai estrear primeiro por lá, com lançamento previsto para 2026, e só depois chegar ao Brasil, possivelmente entre 2027 e 2028.

Flagras revelam mais do que o visual externo

O SUV será baseado no Grande Panda/Uno e seguirá a nova identidade visual da Fiat, mais retrô, quadrada e com forte apelo emocional. As publicadas pelo site Carscoops chamam atenção por irem além do tradicional disfarce externo. Um dos protótipos foi flagrado com o interior praticamente exposto, algo raro nesse estágio. Isso permite entender melhor o caminho que a Fiat está seguindo para o modelo.

Por fora, o Fastback deixa claro o parentesco com o Grande Panda. A dianteira traz faróis em LED mais finos e quadrados, com assinatura visual, além de uma grade frontal fechada que vai adotar elementos gráficos inspirados no estilo pixelado do Panda. O para-choque dianteiro tem linhas mais retas, com uma entrada de ar inferior discreta e acabamento que simula uma proteção metálica.

Fiat Fastback de nova geração flagrado na Europa
Fiat Fastback [Reprodução]

A lateral, os para-lamas têm vincos mais marcados e a linha de cintura reforça o caráter mais robusto do carro. Já a traseira segue sendo o grande destaque, com a clássica queda de teto no estilo fastback, lanternas em LED mais finas e um spoiler integrado ao vidro traseiro. 

Interior mistura Panda com Fastback brasileiro

O interior revelado nos flagras mostra que a Fiat não pretende romper totalmente com o que já funciona no Fastback atual. O console central elevado continua presente, assim como o freio de estacionamento eletrônico e a posição de dirigir mais elevada. O layout geral remete bastante ao Fastback vendido hoje no Brasil, mas com uma execução mais moderna.

Fiat Fastback de nova geração flagrado na Europa
Fiat Fastback [Reprodução]

O painel combina um quadro de instrumentos digital compacto com uma central multimídia maior, posicionada no centro. Há acabamento com efeito de couro no painel, contrastando com áreas em preto brilhante no console central. Uma coisa interessante que a Fiat pensou são os botões físicos na parte inferior, justamente porque mostra uma preocupação da marca em em manter usabilidade.

O volante de dois raios lembra bastante o do Grande Panda, assim como o botão de partida, o desenho da central multimídia e até o padrão dos bancos, que trazem costuras em formato quadrado e encostos de cabeça semi-integrados. Tudo indica que essa identidade visual também será adotada no Fastback brasileiro quando a nova geração chegar por aqui.

Nova base e motorizações

Fiat Fastback de nova geração flagrado na Europa
Fiat Fastback [Reprodução]

A próxima geração do Fiat Fastback será construída sobre a plataforma CMP, também conhecida como Smart Car dentro da Stellantis. É a mesma base usada por Peugeot 208, Peugeot 2008, Citroën C3, Basalt e outros modelos do grupo. Essa arquitetura modular permite grande flexibilidade de tamanho, motorização e nível de eletrificação.

Na Europa, o Fastback deve ser oferecido com motores a combustão, versões semi-híbridas e também opções totalmente elétricas. Com essa estratégia à Fiat pode adaptar o carro a diferentes mercados sem grandes mudanças estruturais.

Para o Brasil, o caminho deve ser semelhante, mas sem grandes novidades de como conhecemos o SUV por aqui. Inicialmente é esperado a motorização T200 semi-híbrida, ou seja, o 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm com bateria de 12 volts, além da Abarth 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque. 

Já a eletrificação total não está descartada, mas deve chegar em um segundo momento, dependendo da estratégia da marca e da aceitação do mercado.

E você, o que acha do novo Fiat Fastback? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar