Um dos SUVs mais vendidos do Brasil, o Fiat Fastback, tem enfrentado um problema grave envolvendo as versões equipadas com pneus Continental. Nos grupos em redes sociais são diversas as reclamações de proprietários que sofreram acidentes por conta dos pneus, que desmontam com o carro em movimento. Mas qual o problema do pneu do Fiat Fastback?
As fotos do post foram retiradas de grupos no Facebook onde os proprietários relatam os acidentes sofridos com os pneus Premium Contact 6 215/45 R18 XL da Continental o qual equipa todas as versões do Fiat Fastback com rodas aro 19. E exceção é o esportivo Abarth. Inclusive, já há recomendações de outros pneus para substituição vinda dos proprietários.
Os nomes dos acidentados foi preservado. Em um dos relatos, o dono de um Fastback Impetus afirmou que o pneu desmontou com apenas 10.000 km. O carro estava tão novo que ainda contava com o plástico de proteção do cromado do logotipo da Fiat. Segundo o post, o Fastback estava a 110 km/h e havia passado por uma revisão há três dias.

“Carro fez zigue zague na estrada, mas ainda assim consegui controlá-lo e parar. Mas o susto foi grande”, relata o post. Há também fotos e um relato de um proprietário de um Fastback Limited Edition Powered by Abarth com os mesmos pneus Continental com a lateral toda desmontada.
Em todos os relatos, há uma informação em comum: a calibragem correta dos pneus em 32 psi, a recomendada pela fábrica. E, mesmo assim, a banda de rodagem desmonta da lateral estrutural do pneu. O relato mais grave foi de um Fastback que sofreu um acidente grave com batida após o pneu desmontar. Os passageiros sofreram ferimentos leves.

O que dizem Fiat e Continental?
Procuradas pelo Auto+, Fiat e Continental enviaram declarações oficiais relativamente padrão. Nenhuma das marcas cogita, ao menos em sua comunicação oficial, algum tipo de recall envolvendo o pneus do Fastback.
A fabricante de pneus afirma que “a Continental Pneus tem como premissa máxima a segurança e a qualidade de seus produtos, razão pela qual todos são extensivamente testados, aprovados e homologados tanto pelos órgãos certificadores como por seus clientes, seguindo todos os requisitos técnicos e assegurando suas performances”.

Já a Fiat diz que “a Stellantis informa que seus produtos e componentes passam pelos mais rígidos testes de qualidade e segurança, possuem a devida homologação junto aos órgãos certificadores, atendendo e superando todas as normas dos mercados, assim como os compromissos para os quais seus veículos foram projetados. Ressalta ainda que os casos mencionados não possuem registro de passagem sobre o objeto em análise junto à rede de concessionárias Fiat”.




Como é que é? Pneus da badalada e tecnológica marca alemã Continental que custa 5x que as marcas baratas, a qual tenta convencer os consumidores de que pneus baratos podem, ao final, custar caro estão se defazendo e provocando acidentes?
Ué…mesmo com tantos relatos, "a melhor marca de pneus do mundo está negando recall"?
E ainda tem gente que mete o pau nas marcas asiáticas….
Se fossem asiáticas, a imprensa toda estaria falando nisso inclusive o MP ja teria aberto processo, mas por se tratar de grandes grupos, o MP está quietinho eqto não ocorrer acidentes fatais.
Exato.
Em duas décadas EUA vi o descaso da empresa que pneus que desmonta ao vivo em movimento. Infelizmente , famílias , crianças, perderam vidas. Anos 90' Afinal lá existe alto pistas p todos lados e a velocidade alta segura. Continental quase não existe mais pro lá. Já America Sul o preço faz a diferença, ela mostra sua falta excencia. Se eu for comprar veículo zero com este pneu. Vou pedir outro ou um bom desconto. Porque os trocaria os quatro ( 5)
E eu achando que a marca prestava…muito bom saber disso! Eu tenho pneus continental na traseira do meu omega, o meio tá legal mas a banda lateral começou a aparecer o arame sem motivo aparente.
Esses pneus descamam do nada. Basta pesquisar pelo problema nas Fiat Toro. E uma colega tem também uma Kicks onde os pneus continental apresentam esse mesmo problema também.
Que vergonha, eu achando que são pneus excepcionais… Sinto que fui enganado, pois coloquei 4 novos no carro de minha mãe 🙁 … meu Deus do céu. Depois dessa irei de Michelin, até o próximo escândalo…
No caso dos pneus continentais, run flat eles não desmontam, como está no título da reportagem. Podem olhar as fotos, são pneus com o rompimento da bandagem por falta de pressão nos pneus. Muito provável que tenha um furo nesses pneus causado por objeto perfurante..
São os pneus run flat. Esses pneus são muito bons, mas os proprietários tem que verificar a pressão sempre, porque em caso de furo não demonstram estarem murchos. Eles baixam muito pouco por terem uma lateral muito resistente. Dessa forma devido a falta de ar o pneu perde a resistência bem na borda fazendo com que haja o rompimento da bandagem inteira. Não desmonta como anunciado no título da reportagem. Todos proprietários de carros com pneus run flat já passaram por isso pelo menos uma vez. O erro é de quem vende e não explica sobre essa possibilidade de ocorrência.
Esse tipo de reportagem sensacionalista, que não escuta um especialista para ter a opinião do outro lado para explicar os fatos.
Claro! Impressionante a falta de conhecimento e seriedade dessa reportagem
O problema não pode ser com a válvula? Que pode permitir a descalibragem do pneu em caso de vazamento e consequente dano a ele.
Sim por isso um veículo que vendem como esportivo não tem nem freio a disco na traseira quem dirá sensor de pressão dos pneus que acabaria com esse problema, Fiat nem de graça.
Pelo visto é outro piloto de Gol bolinha dando pitaco.
O Fastback tem sensor de pressão e funciona muito bem.
Falou merda em 4 linhas hein. Tem sensores de pressão sim. E freia muito, mas muito bem esse carro. Minha esposa tinha um Kia Rio antes, freios a disco nas 4 rodas e freava muito menos.
Os pneus Pirelli Cinturato P7, R17, também são um problema. Tive uma bolha no traseiro e estourou em 2 pontos o dianteiro num mínimo esforço no Fastback de minha esposa. Vergonhoso até!
A solução? Comprei pneus chineses da marca LingLong. Ótimos por sinal. Só de olhar, a contrução já é mais forte. Ahhhhhh, também pus uma medida maior, do 205/50 para o 205/55. O carro melhorou bastante e até agora zero problemas.
Pirelli nunca mais! Sugiro reportagem a respeito desses pneus também.
Não fala bobagem, é muita gente com esse problema
Rs Se fosse só um…participo do grupo e mesmo sem observar constantemente já vi uns 5 que aconteceu isso, exatamente igual
Virou moda essas porcarias de ficar usando pneu perfil baixo, todo mundo sabe , não é de agora, perfil baixo não muita estrutura de amarração na sua lateral, mas infelizmente as montadoras só querendo fazer carro de roda grande, agora é isso aí, quero até a onde vai parar isso, daqui a pouco vão colocar roda de trator no carro, pq um caminhão já é aro 22 imagine 19 no carro…
Por pouco não coloquei continental esses dias, após os Michelin energy xm2 terem me servido extremamente bem após mais de 7 anos e 47 mil km na cidade… Fui de michelin novamente, mesmo cada pneu custando R$120 a mais
Daqui a pouco, a Continental ficará com manchas em sua história assim como a Firestone qdo os Ford Explorer na década de 90 causaram vários acidentes fatais por conta dos problemáticos pneus Firestone q os calçavam.
Por isto que sempre usei os pneus Michelin que são caros mais vale cada real.
Problemas Podem ocorrer, mas como uma marca trata de corrigi-los, é o que diferencia a seriedade de uma empresa, notas genéricas falando sobre qualidade, é um tapa na cara do consumidor, pois se a pessoa compra seu produto é porque confia nas suas qualidades. O Fastback tem sensor de pressão que alerta no painel furo ou baixa pressão, então não não há o que se falar que os pneus estavam descalibrado no momento do fatos ocorridos, e mais quando um pneu está à rodar a 110km certamente a pressão do pneus é maior do que as 32lb da calibração a frio, por volta de mais 3lb. O que ocorre pode ser algum problema nos sensores TPMS, ocorridas por falhas de processo até problemas nos lotes dos pneus, pneus é itens de segurança tendo de ser investigado sempre quando um da problema. Foi o tempo que assumir uma falha era mal visto, hj mostrar empenho em corrigir o problema dá muito mais confiança na marca, pois demonstra extremo zelo pela vida do consumidor, mostrando onde está a prioridade da marca, se só em lucrar ou lucrar com um produto realmente excelente e seguro.
Os pneus chineses estão ótimos atualmente. E muito baratos. Se é pra gastar em marca tradicional, tem que ser Michelin ou Goodyear. De resto até a Pirelli não presta mais.
Não, até porque a válvula é a mesma para qualquer carro e o Fastback tem sensores de pressão também.
não tem sensor de pressão não, tem indicador de pressão baixa que é calculado pelo módulo do abs de acordo com a velocidade do giro da roda, se tivesse o sensor ele indicaria a pressão no painel (as antigas Toro tinham, quando chegou a motorização T270 nas modelo 2022 tiraram e o Fastback nunca teve, sou proprietário de um Impetus)
Meu carro, fast back limit edition, já troquei 6 pneus continental, com 3mil km estou o primeiro, e assim sucessivamente, até trocar todos por Michelin e resolvi o problema. A rede de concessionária e a montadora tão fazendo de desentendidos, tanto é que a versão com aro18 parou de ser aplicada na linha do fastback
Após ver estas fotos, os comentários, algumas pessoas que sofreram acidentes leves e mais graves, eu não compraria este carro.
O fabricante do carro,não se posiciona ; o fabricante do pneu também não se posiciona, o proprietário do carro que é penalizado e pode pagar com a vida.
Recomendação não comprar este carro.
Esses pneus da Continental parecem ser feitos de papel, qualquer encostadinha e eles se rasgam todos. Há dois anos, troquei os quatro pneus por Continental, mas, em poucos meses, uma encostadinha na calçada e rasgou o dianteiro direito. Uma semana depois, o dianteiro esquerdo encostou na calçada e rasgou também. Depois de esculhambar com a loja, porque a garantia deles não cobre, procurei outra, comprei quatro chineses, com garantia de dois anos, e eles estão até hoje sem qualquer problema e olha que já esfreguei em trocentas calçadas,.
R$120 a mais pra levar um Michellin que dura 7 anos eu pagava sorrindo de orelha a orelha, mas aqui na minha cidade eles são o dobro do preço dum Continental
Por isso fui de Michelin… tive oportunidade de colocar um Continental 235/45 R18, mas preferir Michelin…
Cuidado com suas afirmações…. Calibragem, alinhamento, balanceamento, uso adequado, borda da roda, perfil da roda, tudo isso são variáveis que afetam a integridade. A Stellantis Fiat nunca foi uma empresa séria, mas a Continental é. Muito cedo para tirar conclusões.
Já rodei 10000 Km com meu Fastback Impetus, calçado com pneus Continental aro 18. Preocupante essa questão, mas de minha parte, os pneus não acusaram até agora nenhum problema, graças à Deus! Um detalhe: o manual te dá a opção de calibrar com 32 ou 36 libras, essa última para maior economia de combustível. Eu calibro sempre com 36, até porque entendo que esses pneus de perfil baixo precisam de mais pressão mesmo, até pra aguentar esse nosso asfalto ruim. Mas vamos ficar de olho.