Uma das próximas novidades que a Fiat está desenvolvendo para o Brasil é o Grande Panda. O hatch compacto quadradinho, que pode se chamar novo Uno, virá para cá para ser o substituto do Argo. Enquanto ele não chega, o mercado internacional o conhece cada vez mais e agora o novato acaba de ganhar uma versão elétrica barata. Será que veremos essa opção por aqui algum dia?
Batizada de Pop, a nova variante quer demonstrar a todo custo que é acessível, como é o mote do novo Fiat Uno. Por isso, além de ter diversas partes da carroceria pintadas de preto, traz rodas de aço de 16 polegadas. Vale lembrar que o Grande Panda é fabricado a partir da plataforma Smart Car.
Sua nova versão quer dividir as atenções com o Dacia Spring, o Kwid e-Tech internacional, Leapmotor T03 e seu primo Citroën ë-C3. Sob o capô, o Fiat Grande Panda elétrico conta com um motor de 111 cv instalado na dianteira. A bateria tem 44 kWh de capacidade e sua autonomia pelo ciclo internacional é de 320 km.

Barato sim, mas pelado não
O hatch poderá ser carregado em tomadas de até 100 kW. A fim de melhorar a convivência do condutor com o modelo, a Fiat colocou um cabo de energia de 7 kW em sua grade. Assim, fica mais fácil carregar o Grande Panda elétrico em casas, por exemplo. No Brasil, há uma chance de que o novo Uno tenha versão elétrica.
Mesmo tendo pegada acessível, a versão elétrica acessível do Fiat Grande Panda não vem pelada. Ela sairá de fábrica com faróis de LED, volante multifuncional, painel de instrumentos digital e central multimídia. Além disso, ele traz ar-condicionado e retrovisores com regulagem elétrica. No interior, se destacam o acabamento que mescla tons de preto e azul e apliques coloridos, itens que não estarão no novo Uno brasileiro.

As entregas do Grande Panda elétrico só devem começar nos primeiros meses de 2026. A versão Pop será ofertada por cerca de £ 20.995, aproximadamente R$ 149 mil. Para quem quiser ser diferente, a Fiat ainda oferece uma variante especial do hatch e que é batizada de Red. Seu intuito é arrecadar fundos e destiná-los para fundações que combatem a AIDS.
E o Brasil nessa história?
Por aqui, o Grande Panda está entre os lançamentos mais esperados do próximo ano. Com seu desenho mais quadrado, ele remete ao finado hatch icônico. Sua missão será substituir diretamente o Argo e brigar com Volkswagen Polo e Chevrolet Onix.

Por isso, o novo Fiat Uno terá versões com motor 1.0 Firefly flex aspirado de 75 cv. Já para ficar mais atrativo, as versões mais caras vão trazer o propulsor 1.0 turbo flex semi-híbrido. Neste caso, o hatch contará com 130 cv e transmissão automática do tipo CVT.
A variante elétrica é estudada. Dessa forma, a Fiat bateria de frente com o Chevrolet Spark EUV, BYD Dolphin Mini e Geely EX2. Mas, não há confirmação da sua vinda ou até mesmo produção local.
Está ansioso para ver o hatch quadradinho por aqui? Conte nos comentários


