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Charme retrô de sobra!

Fiat Topolino chega ao Brasil sem poder rodar nas ruas

O simpático Fiat Topolino, elétrico, teve 24 unidades importadas de forma independente, mas não pode circular em vias públicas

3 min de leitura

É inegável o carisma do elétrico Fiat Topolino, que acaba de desembarcar no Brasil. Embora não seja uma chegada oficial, o primo do Citroën Ami e do Opel Rocks teve 24 unidades trazidas de forma independente pela WBC e está à venda pela Upgrade Customs a partir de R$ 197.000.

Esse é o valor praticado pelo importador, que trouxe duas configurações diferentes do Fiat Topolino para o mercado brasileiro. A versão Dolcevita é a mais acessível, custando R$ 197.000. Segundo informações obtidas em primeira mão pela Quatro Rodas, o destaque dessa versão está nas portas substituídas por cordas presas por ganchos.

Ele ainda conta com teto de tecido retrátil, que pode ser aberto e enrolado, prendendo a capota para trás. Além de reforçar a inspiração retrô, essa solução ajuda a reduzir custos. Já a versão mais completa custa R$ 210.000 e vem com portas convencionais com vidros e teto fechado. De acordo com a Quatro Rodas, com informações do importador, os valores finais podem variar conforme as lojas que adquirirem as unidades para revenda.

Entre o Topolino e o Fiat 500, há semelhanças visuais. Elas aparecem nas linhas inspiradas no passado, nos faróis duplos e redondos, nas lanternas de LED verticalizadas e em detalhes cromados presentes em ambos os modelos. As rodas de aço vêm com calotas e os espelhos retrovisores são redondos, reforçando o clima retrô de um veículo com circulação restrita no Brasil.

Como é o interior do Fiat Topolino?

A cabine do elétrico acomoda duas pessoas e é espartana, mas sem esquecer de transmitir um charme à parte. Entre os destaques do interior estão o volante sem comandos, o quadro de instrumentos totalmente digital, que exibe informações básicas ao condutor, e o câmbio controlado por botões. A chave não é presencial, mas há entrada USB para ajudar no carregamento de gadgets.

Não há ar-condicionado, pois na Europa o Fiat Topolino pode ser equipado com um ventilador USB como acessório para refrescar motorista e passageiro. Apesar do interior simples, há toques que remetem às décadas passadas. Lançado no mercado europeu como alternativa de mobilidade urbana, o Fiat Topolino pode ser conduzido por pessoas a partir de 14 anos, sem necessidade de carteira de habilitação.

Interior retrô do elétrico Fiat Topolino
Fiat Topolino [Divulgação]

No Brasil, porém, não pode circular em vias públicas. Com 2,53 m de comprimento, 1,40 m de largura, 1,53 m de altura e 1,73 m de entre-eixos, o Topolino pesa cerca de 560 kg. Por isso, só pode ser utilizado em locais fechados, como shoppings, empresas e condomínios. A propulsão é elétrica, com motor de 8 cv e 4,5 kgfm, alimentado por bateria de 5,5 kWh, garantindo autonomia de até 75 km. A máxima é limitada a 45 km/h.

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6 comentários em “Fiat Topolino chega ao Brasil sem poder rodar nas ruas”

  1. Gloria

    Não

  2. Gloria

    De jeito nenhum.

    • Sergio

      Sim la fora onde o preço nao tem NADA a ver com o praticado aqui

  3. JADSON ELIAS DOS SANTOS

    Por um preço desses , com um carrinho michuruca. Nunca. Prefiro um carro muito melhor e por preço bem mais acessível.

  4. Paulo

    Este é um dos produtos mais sem noção que já ouvi falar. Um carrinho de golfe de 200 mil reais, qual a lógica disso?

  5. Perfeito pra prédios apartamentos, com garagem ridículas e nossas vias não ultrapassar 50 e 40km hora,mas sem portas e roubos, precinho, barato demais

  6. jupará

    200mil, ventilador de fusca velho, “porta” de corda e a cereja do bolo, não pode circular na rua…

  7. 100%Puto.

    Neste valor JAMAIS, por mais nostálgico que possa ser, pra mim 100% inviável.

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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