A onda dos carros elétricos veio para ficar e cada vez mais se consolida no mercado mundial. Muitas montadoras se chocaram com a decisão da Tesla e de outras fabricantes chinesas de terem um portfólio totalmente elétrico. De olho nas respectivas tecnologias, os engenheiros da Ford desmontaram diversos modelos rivais e se chocaram com o que descobriram debaixo da carroceria.
Jim Farley, CEO da montadora dona da Ranger, foi convidado de um podcast internacional e deu detalhes deste projeto diferente. Ele disse que sua equipe ficou muito impressionada após desmontar um Tesla Model 3 e depois outros carros chineses. Eles viram que esses automóveis elétricos não tinham tantos componentes e soluções complexas, algo que os modelos da Ford possuem.
Para se ter ideia, o SUV esportivo Mustang Mach-E tinha muito mais fios elétricos do que o Model 3. Isso aumentava o peso do veículo e sua complexidade de funcionamento, algo que jogava contra o SUV. Por isso, que Farley e sua equipe criaram uma divisão especial da fabricante para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de novos veículos elétricos “menos complicados”.
![Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Ford-Mustang-Mach-E-18_edited-1320x791.webp)
Mais embates para o futuro
Outro ponto que pesou para a montadora rever seus atuais projetos está relacionado com a despesa em relação à produção dos carros elétricos. A marca norte-americana revelou que perdeu aproximadamente US$ 5 bilhões de dólares no ano passado com a fabricação dos seus veículos movidos a bateria. Sobre esse tema, Farley se mostrou confiante em relação ao futuro.
Na visão do executivo, a Ford é uma empresa global e que não vai ceder seu espaço no mundo eletrificado tanto para Tesla quanto para marcas chinesas como BYD. Ele disse que a incursão neste segmento seria brutal para a marca dona do Everest, mas que seu time enfrentará os problemas da maneira mais rápida possível.

Vale lembrar que recentemente, Farley assumiu que dirigia um Xiaomi SU7, sedan chinês com pegada esportiva. Ele queria conhecer a tecnologia da empresa rival da sua marca e se surpreendeu positivamente. Além disso, a montadora está preocupada com sua nova caminhonete média elétrica. Ela trará diversas novidades e custos mais baixos de produção estão dentro dos planos da fabricante.
A ideia é que ela tenha preço nos arredores de US$ 30 mil, ou cerca de R$ 158 mil. Ela terá o apelo elétrico, visual robusto e diversos itens de série para roubar a clientela da Tesla Cybertruck, por exemplo. A nova picape ainda será a responsável por trazer uma nova plataforma e ela servirá de base para futuros carros elétricos acessíveis. No entanto, sua chegada ainda não tem data oficial.

Você teria um carro elétrico da Ford, Tesla ou de uma marca chinesa? Conte nos comentários


