Home » Novidades » Ford estava ciente de defeito fatal de EcoSport e New Fiesta

Novidades

Ford estava ciente de defeito fatal de EcoSport e New Fiesta

Quando um carro apresenta defeitos, as marcas acionam recalls ou mudam drasticamente motores, estruturas e demais componentes para sanar problemas. Mas, às vezes, preferem ignorá-los. Assim como a Ford sabia dos problemas do Pinto que ...

2 min de leitura

Quando um carro apresenta defeitos, as marcas acionam recalls ou mudam drasticamente motores, estruturas e demais componentes para sanar problemas. Mas, às vezes, preferem ignorá-los. Assim como a Ford sabia dos problemas do Pinto que explodia ao ser acertado pela traseira e preferiu ignorar, a marca fez o mesmo com EcoSport e New Fiesta.

Segundo reportagem do Atlanta News First, o processo que diversos órgãos norte-americanos estão aplicando na Ford tem relação direta com o motor 1.0 Ecoboost que foi usado em EcoSport, New Fiesta e Focus nos EUA. Segundo o jornal, “o defeito apresenta uma série de problemas de segurança, que podem causar em uma falha catastrófica”.

“O motor pode apagar enquanto o carro é dirigido, o que aumenta drasticamente o risco de colisão. Nós sabemos que a Ford conhecia os problemas há muito tempo”, finaliza a declaração de Tim Mathews, um dos representantes da firma de advogados que está processando a Ford junto a mais 12 outras ações.

Ford New Fiesta [divulgação]
Ford New Fiesta [divulgação]

Problema igual ao do Onix

A reportagem ainda aponta que a Ford tinha consciência dos problemas do motor do EcoSport e do New Fiesta desde 2016 e não fez nada sobre isso. O problema específico encontrado pelo motor Ecoboost é o que a Chevrolet tem enfrentado no motor 1.0 três cilindros turbo de Onix, Onix Plus e Tracker.

O Ecoboost também conta com correia banhada a óleo, a qual tem apresentado degradação acentuada da correia quando usado óleo de especificação diferente da requerida pela Ford. Contudo, alguns clientes têm relatado rompimento da correia mesmo quando toda as manutenções são feitas em concessionária. 

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

Por sorte, o motor 1.0 Ecoboost foi usado no Brasil somente no New Fiesta e é uma versão extremamente rara. Ao que tudo indica, os carros afetados nos EUA só terão reparo a partir de 2025, caso o processo vá adiante. 

Você já dirigiu um New Fiesta Ecoboost? Conte nos comentários.



YouTube video

4 comentários em “Ford estava ciente de defeito fatal de EcoSport e New Fiesta”

  1. Cristiano Gomide

    Pior que ainda existe muito desavisado que compra essas bombas. Onix, Tracker e Montana são os piores carros no Brasil atualmente. O que tem de relatos de problemas graves no motor não é brincadeira.

  2. Byel Porto

    Mas os motores 3 cilindros da Ford no Brasil (tanto 1.0 como 1.5) usam o mesmo sistema do Onix e do Ecoboost 1.0, correia banhada a óleo… Portanto a reportagem está equivocada ao dizer que o Ecoboost é o único motor Ford com essa tecnologia…

  3. Ronaldo Barbosa

    Não a não ser versões com correte de comando más confesso teria um ecobost fácil viu.

  4. José Mesquita

    Meu carro é uma Ecosport aut. 1.5 titanium, estava dirigindo em um dia agitado, motor parou do nada, me deixando em um monstruoso engarrafamento, guinchei pra Ford, Correa tinha se rompido, tiveram que me dar outro motor.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar