A música country é extremamente popular nos Estados Unidos, assim como as caminhonetes, que fazem parte das paisagens tanto nas cidades quanto nas rodovias, algumas desfilando por lá com a dupla rodagem na traseira e puxando trailers. Esse estilo de vida conquistou uma parcela dos brasileiros. E a Ford F-150 2025 chegou ao Brasil renovada.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
A linha F-Series da Ford dispensa apresentações, sendo uma das mais vendidas ao redor do mundo. Sob o lema “Raça Forte”, a irmã da Ranger chegou ao Brasil no ano passado e, agora, a caminhonete Full-Size Ford F-150 2025 exibe um visual renovado e atualizações no pacote de série.
Frequentemente líder de vendas no mercado norte-americano, a Ford F-150 2025 chegou renovada nas versões Lariat e Lariat Black, ambas por R$ 519.990. Equipadas para enfrentar rivais como a Chevrolet Silverado High Country (R$ 539.990) e a nova Ram 1500 Laramie (R$ 540.990) e Laramie Night Edition (R$ 555.990).
Enquanto a versão Lariat apela para o estilo clássico das caminhonetes Full-Size norte-americanas, com cromados na grade do radiador, para-choques, estribos laterais e maçanetas, a Lariat Black adota uma pegada mais esportiva, com acabamentos em preto e um estilo “dark”. Uma estratégia semelhante à adotada pela Ram com a 1500.
O que mudou na caminhonete Full-Size da Ford
A Ford F-150 2025 agora exibe faróis com uma nova assinatura luminosa e luzes de circulação diurna com um desenho que remete à letra “F” de Ford. Além disso, o logotipo da marca foi atualizado, apresentando uma linguagem mais moderna.
A renovação na dianteira é acompanhada de novas lanternas, sendo a maior novidade a tampa da caçamba com dois modos de abertura: convencional eletricamente ou lateral, como na Fiat Toro. Uma solução inteligente, chamada pelo fabricante de Pro Access, que facilita o acesso ao compartimento de carga, mesmo ao rebocar uma carretinha ou trailer.
[Divulgação]
[Divulgação]
Entretanto, a prática escadinha, que auxiliava a subir na caçamba de 1.370 litros, e o sensor de carga nas lanternas, que indicava o nível de carga de maneira similar ao indicador de bateria de smartphones, não estão mais presentes. Uma pena, pois eram um diferencial da caminhonete da Ford.
Embora a capacidade volumétrica da caçamba seja superior à da Ram 1500 Laramie (1.200 litros), ainda é inferior à da Chevrolet Silverado High Country (1.781 litros). Em contrapartida, as rodas de 20 polegadas calçam pneus 275/65 All Terrain, tamanho semelhante ao da Ram 1500 Laramie, que utiliza pneus 275/70 (22″ na versão Laramie Night Edition) e da Chevrolet Silverado High Country, que também adota rodas de 20 polegadas, porém com pneus 275/60.
Atualização na cabine da Ford F-150 2025
Mudada esteticamente por fora, a cabine da caminhonete Full Size da Ford também evoluiu no pacote de equipamentos. Ao abrir a porta, é impossível não notar a qualidade dos acabamentos e dos detalhes no habitáculo.
A posição de dirigir é alta e confortável, com ajustes elétricos (10 posições para o condutor e oito para o carona), e os bancos frontais ainda trazem ventilação/ aquecimento – funcionalidades também disponíveis no volante e nos assentos da segunda fileira.
Todos os comandos estão bem localizados, facilitando a ergonomia, e o volante é ajustável eletricamente. Os pedais também possuem regulagem elétrica. A alavanca seletora de marchas pode ser rebatida, abrindo espaço no console central, o que permite que o apoio de braço se transforme em uma mesa, útil para acomodar um notebook ou outros objetos.
Uma importante novidade na Ford F-150 2025 é a inclusão do Head-Up Display (HUD), que projeta informações úteis, como a velocidade, no para-brisas, sem que o motorista precise desviar os olhos da via.
Além disso, o pacote de itens de série inclui ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, som assinado pela Bang&Olufsen (14 alto-falantes), carregador por indução e iluminação de 360º – um diferencial para quem gosta de atividades ao ar livre.
Sala de estar ambulante
A Ford F-150 2025 é uma sala de estar ambulante, graças às dimensões generosas da carroceria e ao luxo que não deve em nada a modelos de marcas premium como a Mercedes-Benz.
Com 5,88 m de comprimento, 2,08 m de largura, 1,96 m de altura (até a base da antena) e 3,69 m de entre-eixos, ela oferece muito mais espaço interno que a Ranger Limited (5,35 m de comprimento e 3,27 m de entre-eixos).
Comparando com a Ram 1500 Laramie, que tem 5,90 m de comprimento, 2,06 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos, a F-150 2025 oferece mais conforto para as pernas dos passageiros. Mesmo pessoas de alta estatura viajam confortavelmente na caminhonete Full-Size da Ford.
O volante de aro grosso proporciona ótima empunhadura, enquanto o quadro de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas facilita a leitura. O multimídia, também de 12 polegadas, conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e as maçanetas internas são semelhantes às da Ford Ranger.
Caminhonete Full-Size é puro Heavy Metal
Enquanto alguns fabricantes optam pela hibridização ou redução do número de cilindros, como a BYD Shark, ou pelo uso de turbocompressores, a Ford se manteve fiel ao motor V8. Esse propulsor de oito cilindros em V naturalmente aspirado 5.0 a gasolina, o Coyote, é o mesmo utilizado no Mustang, e está acoplado a um câmbio automático de dez marchas desenvolvido em parceria com a General Motors.
Esse casamento resulta em 405 cv e 56,7 kgfm, suficientes para mover os 2.517 kg da versão Lariat (2.470 kg na Lariat Black) com facilidade, além de proporcionar um ronco inconfundível. Os números de desempenho são superiores ao V8 5.3 da Chevrolet Silverado High Country (360 cv e 52,9 kgfm), mas inferiores ao motor 3.0 biturbo Hurricane T6 de seis cilindros em linha da Ram 1500 Laramie (425 cv e 64,8 kgfm).
A Ford F-150 2025 oferece sete modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar). No modo Eco, as respostas são mais comedidas, priorizando a eficiência, enquanto no modo Sport a caminhonete Full-Size revela seu lado mais radical.
O consumo, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV), é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. O tanque de combustível de 136 litros oferece um alcance de até 1.000 km, de acordo com a Ford.
Dinâmica típica norte-americana
Além de manter o V8 sob o capô, a Ford F-150 2025 também preservou a calibração das suspensões, que adotam a arquitetura Double Wishbone na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira. A suspensão macia filtra bem as irregularidades do asfalto, sem transmitir solavancos ou batidas secas.
O isolamento acústico da cabine é outro ponto positivo, mantendo grande parte dos ruídos indesejados do lado de fora. A direção eletricamente assistida é leve em baixas velocidades, mas transmite o peso correto quando trafegamos mais rápido.
Apesar de quase seis metros de comprimento, a caminhonete Full-Size Ford F-150 2025 tem uma boa agilidade nas mudanças de direção. Além disso, a tração é 4×2, 4×4, 4×4 com reduzida e 4×4 automática.
Veredicto
A Ford F-150 2025 passou por mudanças visuais pontuais e recebeu uma atualização bem-vinda no pacote de equipamentos, o que a torna revigorada para enfrentar a ofensiva das rivais da Chevrolet e da Ram. Com uma dirigibilidade progressiva, que manteve o motor V8, ela ainda possui um acabamento primoroso e um desempenho empolgante.
Com uma experiência de condução inconfundível e o ronco do propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado, a caminhonete Full-Size Ford F-150 2025 é uma verdadeira maneira de viver o estilo norte-americano, mesmo estando no Brasil.
O que você achou da Ford F-150 2025? Escreva a sua opinião nos comentários!
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval