Ao vivo
Home » Novidades » Ford Focus está oficialmente morto depois de 27 anos

Novidades

Adeus, Focus

Ford Focus está oficialmente morto depois de 27 anos

Apesar de ter sido um carro de importância global e histórica para a Ford, o Focus morreu sem deixar sucessor e sem nenhuma cerimônia. Sem avisar ninguém, o último hatch médio da história do oval ...

2 min de leitura

Apesar de ter sido um carro de importância global e histórica para a Ford, o Focus morreu sem deixar sucessor e sem nenhuma cerimônia. Sem avisar ninguém, o último hatch médio da história do oval azul saiu pela linha de montagem na Alemanha nesta semana. Trabalhadores da planta lamentam.

A decisão da Ford de tirar o Focus de linha tem ligação direta com a estratégia da marca de focar em SUVs e picapes. Ainda que tenha se arrependido de tirar o Fiesta de linha e esteja pensando em ter um carro de passeio mais normal em linha, o Focus não resistiu às mudanças da Ford.

Existe também um rumor sobre uma possível substituição de Fiesta e Focus por um SUV compacto totalmente elétrico construído na plataforma MEB da Volkswagen. Entretanto, o recente fracasso de modelos como Capri e Explorer EV, feitos nessa base, têm afastado a possibilidade de usar a base alemã.

Ford Focus ST verde de frente com rodas escuras
Ford Focus ST [divulgação]

Existe também um rumor de que esse modelo possa vir a compartilhar componentes com a próxima geração do Kuga / Escape. A ideia, inclusive, seria oferecer o SUV em uma plataforma multienergia a qual suportaria motores gasolina, diesel, híbrido (HEV ou PHEV) e elétrico. A estratégia é a mesma da Stellantis na Europa.

Contudo, para quem quer um hatch médio, a Ford deixa oficialmente de oferecer o Focus na Europa assim que os estoques acabarem. Vale lembrar que o Brasil já não teve a quarta geração do modelo e, no Velho Continente, ele era oferecido somente nas versões hatch e perua, enquanto o sedan era exclusivo da China.

Ford Focus mk3 [divulgação]

Fim dos hatches médios?

Com isso, o segmento de hatches médios, no qual tem o Volkswagen Golf como grande dominante, perde um dos modelos mais simbólicos. Aqui no Brasil, temos apenas modelos esportivos, como o próprio Golf na roupagem GTI ou Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla. O segmento também aposta em modelos de luxo (Audi A3, Mercedes Classe A e BMW Série 1) e recentemente ganhou o MG4 como representante elétrico.

Vai sentir falta do Focus? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar