A Ford vai finalizar a vida do Focus na Europa, como já havia sido confirmado. A primeira versão a dar adeus é a esportiva ST, encerrando uma trajetória de 23 anos do modelo esportivo no Velho Continente. A decisão faz parte da estratégia da marca de focar em SUVs, picapes e veículos elétricos, deixando de lado os tradicionais hatchbacks.
Segundo informações do Motor1.com, a Ford já não aceita novos pedidos para o Focus ST no Reino Unido. A confirmação veio por meio do gerente de comunicações da empresa na Europa, Finn Thomasen, dizendo que todas as encomendas foram preenchidas e cerca de 170 unidades ainda estão disponíveis nas concessionárias britânicas, além de 30 da edição especial ST Edition na cor Azura Blue.
![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ford_focus_st_417_edited-1200x720.jpg)
Havia expectativa de que o Focus permanecesse por mais tempo na Europa, mas a Ford já começou a cortar versões antes do fim definitivo, marcado para novembro de 2025. Assim como o Fiesta, que saiu de cena em 2023 após 50 anos, o Focus também se despede, deixando a marca sem nenhum hatchback à venda no mercado.
Uma trajetória de sucesso
O Ford Focus nasceu em 1998 com a missão de substituir o Escort. De cara, foi muito bem aceito graças ao seu visual moderno e pela dirigibilidade afiada, algo que era raro entre os hatches médios da época. Mas a primeira geração ganhou mais notoriedade no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Já o Focus ST apareceu no início dos anos 2000 e virou rapidamente referência entre os hatches esportivos contra o Volkswagen Golf GTI e o Renault Mégane RS.

Na Europa, o Focus passou por quatro gerações. A última, chamada de Mk4, chegou em 2018 e ainda segue à venda até o fabricante encerrar todas as versões do modelo. O Focus segue ainda disponível nas configurações convencionais com motorização híbrida-leve com motorização 1.0 EcoBoost e 1.5 turbo diesel, tanto com câmbio manual quanto automático.
O fim dos hot hatches na Ford
O fim do Focus ST coloca uma pedra no segmento de hot hatches. Com isso, é encerrada uma trajetória de 45 anos no segmento, que teve início com o Fiesta Supersport em 1980. A marca não planeja substitutos. Na Europa, só restará como carros de passeio os modelos Puma, Kuga e Mustang Mach-E. Em 2026, é aguardada a nova geração do Ecosport, em Valência, na Espanha.
O legado do Ford Focus no Brasil
![Ford Focus Fastback [divulgação] carros](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ford_focus_fastback_6_edited.jpg)
No Brasil, o Focus foi lançado em 2000 e produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O modelo teve três gerações, nas versões hatch e sedan. Em 2019, a Ford encerrou a produção do modelo na Argentina, citando a baixa demanda por conta da crescente preferência dos consumidores por utilitários esportivos.
E você, já teve ou sonhou em ter um Focus ST? Deixe sua opinião nos comentários!
![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ford_focus_st_6011_edited-1200x721.jpg)


