O Ford Focus ST foi um dos hatchbacks esportivos mais emblemáticos das últimas décadas e foi o único capaz de desafiar o Volkswagen Golf GTI. Porém o modelo está em sua despedida e teve sua última unidade fabricada em setembro de 2025 na Alemanha. A produção será encerrada definitivamente em novembro, acompanhando o fim da linha do Focus convencional no mercado europeu.
Vale lembrar que a Ford já parou de aceitar encomendas para o modelo, restando apenas algumas unidades em estoque. Todo esse movimento da marca acontece devido à nova estratégia, que tem priorizado SUVs, picapes e veículos elétricos em vez dos carros de passeio tradicionais, e que fizeram tanto sucesso no Brasil.
O legado do Focus ST na Europa
O Focus ST surgiu em 2002 e, ao longo de 23 anos, consolidou a Ford como uma das principais marcas no segmento dos hot hatches. O modelo atual utilizava motor 2.3 EcoBoost de 280 cv, câmbio manual e uma dinâmica de condução que conquistou milhares de pessoas.
![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ford_focus_st_417_edited-1200x720.jpg)
A linha esportiva ST tem raízes nos anos 1980, com modelos como Fiesta Supersport e XR2, mas foi o Focus que deu apimentada global à imagem da Ford entre os esportivos acessíveis. Para muitos, o ST foi o único rival direto do Volkswagen Golf GTI que realmente conseguia oferecer a mesma combinação de desempenho e diversão em um pacote relativamente acessível.
Por que o Focus ST sai de cena
O fim do Focus ST acontece porque a Ford decidiu encerrar toda a linha Focus na Europa. O segmento dos hatchbacks médios está em declínio, e a marca não vê mais retorno financeiro suficiente diante das rígidas normas de emissões e da preferência do público por SUVs.

Nos bastidores, fala-se que se o Focus voltar será em outra forma, em um crossover médio baseado na mesma arquitetura da Maverick e do Bronco Sport, com opções híbridas e elétricas. Nesse cenário, é legal imaginar uma versão ST elétrica, mas dificilmente trará o mesmo apelo dos hot hatches.
No Brasil, o Focus fez barulho
No Brasil, o Focus foi lançado em 2000, importado da Argentina, como substituto do Escort e do Verona. A primeira geração chegou nas carrocerias hatch e sedã, equipada com motores 1.8 Zetec de 115 cv e 2.0 de 130 cv. Em 2003, ganhou a série especial XR 2.0 e, no ano seguinte, passou por reestilização, estreando o motor Zetec RoCam 1.6.
![Ford Focus Fastback [divulgação] carros](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ford_focus_fastback_6_edited-1200x720.jpg)
A segunda geração chegou em 2008, mas teve vida curta. Em 2013, veio a terceira geração alinhada à estratégia global One Ford. O destaque foi o motor 2.0 flex com injeção direta, pioneiro no Brasil entre os sedãs médios. Inicialmente bem aceito, o modelo enfrentou queda nas vendas com o avanço dos SUVs.
Ao longo de sua trajetória, o Focus teve rivais como Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze e Toyota Corolla. O hatch chegou a ser o segundo mais vendido do segmento, mas o mercado de médios encolheu rapidamente. O sedã nunca alcançou grandes números.
![Ford Focus Fastback [divulgação]~carros](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ford_focus_fastback_4_edited-1200x720.jpg)
Mas o ponto que mais manchou a reputação do modelo aqui como da Ford em geral foi o câmbio Powershift, que com os problemas trepidava, perdia potência, superaquecia e até travava. Dor de cabeça até hoje no mercado de usados, já que é super desvalorizado.
A decisão de encerrar o Focus no Brasil em 2019 foi reflexo direto da queda de vendas e da estratégia global de olhar só para SUVs, picapes e eletrificação.
E você, acha que o Focus deveria voltar como crossover elétrico ou que a Ford deveria continuar viva a tradição dos hatchbacks esportivos? Deixe seu comentário!



