A Ford acaba de anunciar a chegada do Mustang Dark Horse ao Brasil. O esportivo ganha nova versão com estilo mais agressivo, motor mais potente da história, mudanças mecânicas e muita vontade de correr. Ele herda peças de modelos icônicos e é a primeira vez que a montadora oferece três versões do muscle car para o público brasileiro. Mas, seu preço pode assustar um pouco.
De acordo com executivos da marca, cerca de 579 unidades do Mustang foram vendidas em 2025 no Brasil. Essa variante especial chega para entrar no hall dos modelos especiais e ficará ao lado de icônicos símbolos como Shelby GT350, Boss 302, SVT Cobra R e Mach 1. O Mustang Dark Horse é um carro de rua com acerto de pista e serviu de inspiração para o modelo GT3, especial para corridas.
No visual, ele se apoia em ar mais agressivo. Na dianteira, a grade é escurecida e une os faróis de LED. Faixa no capô, parte do para-choque, spoiler traseiro, capas dos retrovisores e ponteiras duplas do escapamento são pintados de preto. Emblema Dark Horse escurecido e pinças de freio da Brembo em tom sombrio se destacam.

Vontade de voar
Sob o capô, o Ford Mustang Dark Horse conta com o motor 5.0 V8 Coyote mais potente da história (sem contar a linha Shelby). Ele rende 507 cv e 57,8 kgfm de torque. De acordo com Dennis Rossini, gerente de marketing da marca, essa versão especial tem 15 cv a mais do que o GT Performance. Ele pegou emprestado peças como biela e virabrequim do Shelby GT500 e seu projeto demorou quatro anos para ser finalizado.
O câmbio é automático de 10 marchas e tem calibração exclusiva. Além disso, o esportivo tem borboletas atrás do volante para realizar as trocas de marchas e elas são preparadas para lidar com alto desempenho. Ainda nesse sentido, a variante especial conta com mais mudanças mecânicas, todas a fim de melhorar sua convivência com o Brasil.

Ele tem suspensão adaptativa MagneRide, a qual tem um software capaz de fazer 1 mil leituras por segundo e prioriza a estabilidade. Molas dianteiras e buchas mais rígidas reduzem a rolagem da carroceria em curvas. A barra estabilizadora traseira sólida garante comportamento dinâmico. A distribuição de peso é de 55% na dianteira e 45% na traseira.
Os freios do Ford Mustang Dark Horse são da Brembo, possuem pastilha de alta performance e discos dianteiros flutuantes, de 390 mm. Assim, eles permitem melhor frenagem nas curvas, mesmo em alta velocidade e dissipam melhor o calor. Os discos traseiros são de 355 mm. Os engenheiros da fabricante ainda instalaram um detector de buracos que atua com sensores para enrijecer a suspensão e protege as rodas e os pneus contra impactos.

Como se comporta?
Aliás, suas rodas são de 19 polegadas na dianteira e 19 polegadas na traseira e os pneus são Pirelli PZero 255/40 e 275/40. Conforme Luís Gozzani, piloto de testes da engenharia veicular da Ford, suspensão com maior rigidez vertical e torcional permite que o esportivo tenha direção com resposta direta e tenha melhor equilíbrio no contorno das curvas. O Ford Mustang Dark Horse possui cinco modos de condução.
Eles variam entre normal, esportivo, pista drag, pista e escorregadio. Assim, itens como assistência da direção, ronco do escapamento, controles de tração e estabilidade se ajustam automaticamente. Seis perfis personalizados de direção, suspensão e escapamento podem ser criados separadamente. A direção pode ser normal, esportiva ou conforto. O escapamento varia entre normal, silencioso, pista ou esportivo e a suspensão pode ser normal, pista, drag ou esportiva.

Freio eletrônico Drift Brake e travamento das rodas dianteiras, cronômetro de tempo de volta, medidores auxiliares de temperatura do motor se destacam. Na cabine, o Ford Mustang Dark Horse conta com painel de instrumentos de 12,4 polegadas integrado com a central multimídia SYNC 4 de 13,2 polegadas. GPS nativo, 12 alto-falantes, Apple CarPlay e Android Auto sem fio são chamarizes. Os bancos são de couro e suede com detalhes azuis. Ele ainda tem placa com o número da unidade produzida.
Inclusive, os assentos dianteiros possuem aquecimento e refrigeração. O ar-condicionado é de duas zonas. Retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento, sete airbags e piloto automático adaptativo com Stop & Go são de série. Frenagem autônoma de emergência (frente e trás), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e leitor de placas chamam atenção.

Mais detalhes
O esportivo pode ter informações essenciais disponibilizadas por meio do aplicativo FordPass. Entre eles é possível agendar serviços, comandos remotos e mais destaques podem ser acessados com facilidade. O Ford Mustang Dark Horse poderá ser comprado nas cores preto Astúrias, branco Ártico, azul Algarve ou Estoril, vermelho Arizona ou cinza Torres. A marca não cobra valor adicional pelo tom escolhido.
Suas entregas começarão ainda em agosto e ele chegará custando R$ 649 mil.

Gostou do Mustang Dark Horse? Daria uma voltinha nele? Conte nos comentários


