.single-post figure figcaption{display:block !important;}

É manual sim!

Ford Mustang manual sai por R$ 600 mil no Brasil somente 200 pessoas poderão comprá-lo

Edição limitada em 200 unidades do Ford Mustang celebra os 60 anos do clássico com câmbio manual e visual exclusivo

Ford Mustang Manual fritando pneu em uma pista
Ford Mustang Manual [divulgação]

Entusiastas verdadeiros sabem muito bem como apreciar um verdadeiro esportivo com câmbio manual. Hoje as opções são escassas, basicamente se limitando aos japoneses Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla. Contudo, o Ford Mustang manual acaba de entrar para essa turma por R$ 600 mil. Mas apenas se você for um dos 200 sortudos.

Comemorando os 60 anos de vida do Ford Mustang no mundo, a marca do oval azul resolveu trazer a versão manual para o nosso país como presente. Ele terá as 200 unidades numeradas, sendo divididas igualmente em três cores: cinza Torres, preto Asturias e branco Oxford. Não há planos para tornar o Mustang manual um modelo regular em linha.

Visual diferenciado e único

Para marcar a edição especial, a Ford deu a ele alguns toques visuais diferentes. A carroceria é combinada a um par de faixas pretas que nascem no capô e morrem na parte superior da tampa do porta-malas. Na parte interna das faixas, há uma segunda linha em vermelho, que faz par com as pinças de freio no mesmo tom.

Ford Mustang GT Performance branco visto do alto
Ford Mustang GT Performance manual {Divulgação]

Além disso, o esportivo traz emblemas como o 5.0 na lateral, o cavalo na dianteira e o GT na traseira em bronze. As rodas de liga-leve de 19 polegadas seguem a mesma tonalidade e têm desenho exclusivo.

Além das faixas e emblemas em coloração diferente, todos desenvolvidos pelo time de design da Ford no Brasil, o Mustang Manual conta com um emblema na coluna C. Ele traz o logo 60 Anniversary, que está presente na versão comemorativa nos EUA, além de um desenho exclusivo feito para o Brasil. 

Por dentro, além do câmbio manual, o Mustang comemorativo recebe bancos esportivos no formato concha assinados pela Recaro. Logo atrás da manopla do câmbio manual, reside o emblema numerado em metal. O restante do interior, salvo também o pedal extra, é idêntico ao modelo automático que segue à venda por R$ 549.000.

Melhorias no motor do Ford Mustang

Para se adequar às novas regras de emissão de poluentes do Proconve L8, a Ford operou um verdadeiro milagre. Isso porque a grande maioria das montadoras tem retirado cavalos de seus motores ou colocando restritores no acelerador que causam irritantes delays nas remontadas e arrancadas.

Ford Mustang Manual cinza de traseira na pista
Ford Mustang Manual [divulgação]

No Mustang manual e também no automático, o motor V8 5.0 de quarta geração ganhou potência e torque, além de ficar menos poluente. Ele agora rende 492 cv a 7250 rpm e 58 kgfm a 4.900 rpm. 80% do torque é entregue em 2000 rpm, com faixas de potência e torque planas. Antes eram 488 cv e 57,5 kgfm.

Vale lembrar que o motor do Mustang manual e do automático conta com dois corpos corpos de borboletas eletrônicos, mas o manual traz um sistema de indução e escapamento menos restritivos. Além disso, os componentes internos, segundo o fabricante, são de baixa inércia. Mesmo com pedal de embreagem, ele faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Ford Mustang Manual cinza de lado na pista fritando pneu
Ford Mustang Manual [divulgação]

Câmbio manual com truques

Transmissão manual de seis marchas do Ford Mustang conta com sistema Flat Shift. A regalia tecnológica possibilita trocas de marchas sem tirar o pé do acelerador. Basta apenas pisar na embreagem e trocar de marcha. A calibração foi feita para entregar mais torque da primeira até quarta, enquanto, a partir da quinta, o esportivo promove um melhor consumo.

Além disso, ele traz sistema de punta-tacco automático. Ou seja, em uma redução, ele eleva a rotação do motor sozinho, garantindo uma troca sem trancos e com o giro do motor no tempo certo. Ele também traz controle de largada e o Line Lock (trava as rodas dianteiras para preparar uma arrancada).

Manopla do câmbio manual do Ford Mustang
Manopla câmbio manual Ford Mustang [Divulgação]

Na central multimídia, também é possível acessar cronômetros, dados de performance de frenagem, medidores auxiliares (pressão e temperatura do óleo) e configurar o freio de drift, que segue presente mesmo na variante com transmissão manual.

Configurações mistas

Assim como o automático, o Ford Mustang manual traz cinco modos de condução configuráveis por um botão no volante: normal, esportivo, escorregadio, pista e drag. Cada um deles mexe com assistência da direção elétrica, modo do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, atuação dos controles de tração e de estabilidade, além de som do motor no interior da cabine e visual do quadro de instrumentos.

interior do Ford Mustang manual
Ford Mustang Manual [divulgação]

É possível também ajustar individualmente a direção nos modos normal, esportivo e conforto Para o escapamento, são quatro modos: normal, silencioso, esportivo e pista (e óbvio que o legal é sempre andar no modo pista fazendo o máximo de barulho possível). Por fim, o Mustang manual tem quatro modos de suspensão: normal, esportivo, pista e drag.

Um dos itens interessantes do esportivo é que, mesmo com um motor V8 5.0 enorme na dianteira, a distribuição de peso fica na ordem de 55% na frente e 45% na traseira. Para isso, a caixa de câmbio ficou instalada exatamente no meio do carro. 

banco do ford mustang manual
Ford Mustang Manual [divulgação]

Ele também traz barras estabilizadoras gerdadas do Mach 1 de geração anterior. Com elas, ele conta com maior rigidez, além de freios da Brembo na frente e na traseira. Na parte eletrônica, traz detecção automática de buracos para reduzir danos nas rodas e pneus por impacto. Os sensores que detectam os buracos fazem 1.000 leituras por segundo.

Itens de série

Sendo uma versão especial, o Mustang manual traz painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas e multimídia SYNC 4 com 13,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sistema de som premium B&O com 12 alto-falantes mais subwoofer.

Ford Mustang Manual de frente fritando pneu
Ford Mustang Manual [divulgação]

Há ainda volante e bancos com aquecimento, chave presencial, Sete airbags, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixas, farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, sensor de ré e reconhecimento de placas de trânsito.

Como será vendido o Mustang manual?

Para quem quiser um Mustang manual, ele será vendido exclusivamente nas concessionárias credenciadas para vender e dar manutenção aos Mustang V8. A prioridade de aquisição, conforme a disponibilidade, obedece uma regra: primeiro os donos de esportivo de qualquer ano, depois os donos de veículos da Ford, só depois, outros clientes.

Ford Mustang Manual [divulgação]

A edição limitada em 200 unidades tem a pré-venda iniciada no início de maio com entregas a partir de julho deste ano.

Você teria um Ford Mustang GT manual? Conte nos comentários.