A Ford pode estar se preparando para voltar a apostar em carros de passeio, isso segundo o presidente executivo William Clay Ford Jr., bisneto de Henry Ford. Em entrevista, Bill admitiu que a marca hoje “não é tão robusta quanto deveria” nesse segmento de carros de passeio, como Fusion, Focus, entre outros.
“Estamos trabalhando em nossa estratégia futura agora. Acho que vocês vão se surpreender agradavelmente com o que vem por aí”, disse o executivo. As informações foram divulgadas pela revista britânica Autocar.
Ainda não há confirmação sobre quais modelos estão no radar nem se eles chegarão à América do Norte ou no Brasil, mas já é algo que repercute na Europa. A publicação cita que, segundo informações da revista alemã Automobilwoche, concessionários europeus teriam sido avisados de que novos carros estão a caminho.

Essa puxada de nova estratégia também pode se dar devido às quedas nas vendas de carros na Europa. A fabricante tirou diversos carros de passeio de linha, como Fiesta, Mondeo, Galaxy e até o Focus está prestes a sair de linha.
Queda nas vendas é a preocupação
Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) a Ford teve uma queda de 17% nas vendas em 2024 em relação ao ano anterior. Vale lembrar que em 2024 foi o primeiro ano sem o Fiesta, que era bem aceito. Não que esteja muito fora da estratégia da Ford, mas o site espanhol Motor.es cita até a volta do EcoSport nos próximos anos — modelo saiu de cena em 2021.
![Ford EcoSport 2025 [Motor.es]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Ford-EcoSport-2025_edited.jpg)
Rumores no passado indicaram até a possibilidade de um Mustang sedã de quatro portas, apelidado internamente de Mach 4, mas o projeto nunca foi confirmado.
Outra possibilidade está na ampliação da parceria com a Volkswagen, aquele que conhecemos com a Amarok e Ranger do outro lado do continente, que também já resultou em modelos elétricos sobre a base MEB.

“Não queremos descartar oportunidades futuras de compartilhar tecnologia novamente”, disse Martin Sanders, ex-chefe da Ford Europa e atual diretor de vendas e marketing da VW. Essa declaração deixou em aberto se essa colaboração envolveria apenas elétricos ou também veículos a combustão, usando a arquitetura MQB da Volks.
O retorno aos carros de passeio vai contra com a postura do CEO Jim Farley no ano passado, quando afirmou que a Ford estava “saindo do negócio de carros entediantes” para focar apenas em veículos icônicos e segmentos mais lucrativos, como picapes e utilitários.
![Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Fusion-Titanium-Hybrid-02_edited-1200x720.jpg)
Na época, Farley admitiu que esses carros “eram amados por muitos clientes, mas nunca justificavam mais investimentos”. Agora parece uma reviravolta quando viram que as contas não fecharam como o esperado.
E você, acha que a Ford vai mesmo fazer novos carros de passeios em vez de focar em picapes e utilitários grandes? Faria sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!



