A Ford não esconde de ninguém que já está cozinhando a nova geração da Ranger. Esperada para algo entre 2022 e 2023, a picape média terá uma nova versão Raptor com potência para desbancar com facilidade a Volkswagen Amarok V6. As próximas Amarok e Ranger, vale lembrar, serão frutos de um projeto compartilhado.
Segundo o Ford Authority, a nova geração da Ford Ranger Raptor trocará o motor biturbo diesel por um propulsor a gasolina. Trata-se do V6 3.0 EcoBoost turbo usado pelo Ford Explorer ST e pelo Lincoln Aviator.
Esse motor hoje entrega 405 cv e 57,3 kgfm de torque no Explorer ST. Atualmente a detentora do título de picape média mais potente do segmento é Volkswagen Amarok V6 que traz 258 cv (272 cv com função overboost) e 56,1 kgfm de torque.
![Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/P_20201107_100049_edited-750x450.jpg)
Por isso, a nova Ranger Raptor terá suspensão reforçada, carroceria generosamente alargada, para-choques recuados de metal com estilo mais agressivo e alguns outros toques visuais próprios.
![Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Ford-Ranger-Black-16_edited-750x450.jpg)
Outro lado
Já as versões mundanas da Ranger devem abandonar o motor cinco cilindros 3.2 em favor e um novo quatro cilindros biturbo. O motor será mais econômico e potente que o atual propulsor usado nas versões mais caras da picape média.
Resta saber quando a Ford começará a produzir a nova Ranger na Argentina, de onde será importada para o Brasil. Ficamos na torcida pela versão Raptor, que hoje só não é oferecida no Brasil porque não consegue carregar pelo menos uma tonelada de carga na caçamba por conta de restrições causadas pela suspensão preparada para o off-road pesado.
>>Ford por R$ 179.900: Territory SEL ou Ranger Black? | Comparativo
>>Ford Ranger Black: urbana, elegante e bom custo-benefício | Avaliação
>>Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação



O motor 2.0 BT à diesel é o Duratorq, já disponível na Ranger em outros mercados? Em relação à Ranger Raptor, acho difícil ela vingar com motor à gasolina, pois no Brasil, picapes desse porte são preferíveis com motor à diesel. A S10, por exemplo, perdeu o motor 2.5 SIDI Flex e acho que a própria Ranger perdeu o 2.5 Flex. Outras que acho que agora é só à diesel, são a Frontier e a L200 (me corrija, se eu estiver equivocado).
A s10 flex ainda está sendo produzida
Ford, nunca mais