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Ela vai poder dirigir sozinha!

Ford Ranger reestilizada terá mudanças para azucrinar mais a Toyota Hilux

Detalhes da Ford Ranger reestilizada foram divulgados. Ela terá mudanças no visual e em mais quesito. Porém, quando ela vai chegar?

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O segmento de caminhonetes médias está disputado nos últimos tempos. De olho na liderança e a fim de atrair mais clientes, a Ford já prepara a Ranger reestilizada. A picape média ganhará novo visual, itens de condução semiautônoma aperfeiçoados e novos recursos tecnológicos. Mas, quando ela será lançada de fato?

Algumas novidades da Ranger de cara nova foram adiantadas por Doug Field, chefe de design e digital de veículos elétricos da montadora. No visual, ela terá alterações mais contundentes na dianteira. Ou seja, o público pode esperar por nova grade, faróis redesenhados e para-choque com novas linhas. Nas laterais, ela terá rodas com novos desenhos e na traseira, as mudanças deverão ser mais pontuais, como nova grafia das lanternas e pequenas modificações na tampa da caçamba.

Na cabine da Ford Ranger reestilizada a principal mudança ficará por conta da adoção de novo sistema operacional. Batizado de Ford Digital Experience, o recurso foi desenvolvido pela fabricante em união com o Google. Ele substituirá o atual sistema Sync 4. Este sistema tecnológico já está presente em SUVs como Explorer e Expedition, que os brasileiros não conhecem de perto. No entanto, a Ranger de cara nova não será a única a ter esse recurso implementado.

Ford Ranger XLS vermelha em movimento no asfalto com árvores ao fundo
Ford Ranger XLS [Divulgação]

E a nova geração?

Ela, o Mustang, a caminhonete F-150 e o SUV Bronco devem receber o software em algum momento mais para frente. Um ponto levantado pela Auto Esporte é sobre as telas das centrais multimídias. A marca não confirmou se o novo sistema operacional vai rodar nos dispositivos atuais de 10,1 polegadas das versões mais baratas ou nas telas de 12 polegadas. Ou seja, pode ser que as multimídias podem mudar com a reestilização.

Outra mudança a ser adotada na Ford Ranger reestilizada será o aperfeiçoamento dos itens de condução semiautônoma. Ela adotará o conjunto Ford BlueCruise, o mesmo do SUV elétrico Mustang Mach-E. Um dos itens mais chamativos é a união do controle de cruzeiro adaptativo com o assistente de manutenção de faixa. Assim, a Ranger poderá ser dirigida sem as mãos do motorista aos volantes em vias com as faixas bem demarcadas. O sistema de condução é ADAS nível 2.

Ford Ranger Black branca de traseira
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]

Mais equipamentos além dos atuais também são esperados para aumentar a lista de itens de série. A parte mecânica não teve detalhes revelados. Então, pode ser que sigam nos moldes atuais. Hoje, a caminhonete média é vendida no Brasil com dois motores distintos. Ela pode usar o motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e que pode trabalhar com câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.

A outra opção é o propulsor 3.0 V6 a diesel. Ele dispõe de 250 cv e trabalha exclusivamente com a transmissão automática de 10 marchas. A chegada da Ranger reestilizada está programada para acontecer em 2026 para mercados da Ásia e Oceania, já em 2027 ela deve desembarcar em outros países. Sua nova geração deve dar o ar da graça entre 2030 e 2031, deve contar com motorização eletrificada e até pode ser montada a partir de uma nova plataforma e que será compartilhada com a picape F-150.

Será que com o novo visual a Ford Ranger passará a ser a líder do segmento no Brasil? Gosta dela ou prefere a Chevrolet S10? Conte nos comentários


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