Ao vivo
Home » Novidades » Ford registra nomes esquisitos e picape elétrica pode ressuscitar um nome de não muito sucesso

Novidades

Gosta de algum?

Ford registra nomes esquisitos e picape elétrica pode ressuscitar um nome de não muito sucesso

Marcas registradas sugerem que a Ford prepara uma nova linha de nomes certamente estranhos para seus futuros veículos elétricos

2 min de leitura

A Ford sempre soube criar nomes interessantes para seus carros, como é o caso do Mustang, Bronco, Fusion, Fiesta, Focus, entre outros. Porém a fabricante também já deu umas deslizadas como foi o caso do Pinto e Probe que ficaram marcados, só que por outros motivos. Agora, em meio à transição para os veículos elétricos, a marca já fez os registros dos seus possíveis novos veículos, com nomes até esquisitos. 

Segundo documentos apresentados tanto ao escritório de patentes dos Estados Unidos (USPTO) quanto ao europeu (EUIPO), a Ford registrou quatro novos nomes. Veja se você gosta de algum: Fathom, Fuze, Hive e Mythic. Esses nomes estão reservados para automóveis, picapes, SUVs e vans, provavelmente elétricas.  

As patentes foram protocoladas no dia 5 de agosto de 2025 e cobrem desde peças estruturais até veículos completos. Além dos nomes citados, a Ford também registrou dois nomes bem conhecidos para os americanos.

Nomes já conhecidos, um deles sem sucesso

caminhonetes
Ford Ranchero GT [divulgação]

Um deles é Ranchero, picape compacta da Ford que foi vendida de 1956 a 1979 nos EUA que não fez sucesso e especula-se ser o nome da futura picape elétrica de entrada, prevista por volta de US$ 30 mil. O outro é Evos, usado em um SUV cupê vendido na China.

No entanto, registrar nome não quer dizer que algum veículo chegue na linha de produção. Normalmente, montadoras costumam registrar vários nomes apenas para ter cartas na manga, porém, esse movimento da Ford também pode indicar uma nova fase no posicionamento.

Ford F-150
Ford F-150 Lightning [divulgação]

Outro detalhe chama a atenção é que pouco antes desses registros, a Ford publicou uma vaga de emprego para Estrategista de Nomenclatura, profissional responsável por desenvolver nomes alinhados à arquitetura global da empresa. A função responde diretamente ao diretor de nomenclatura da Ford, ou seja, mostra que a escolha de nomes também é um detalhe importante na estratégia da marca.

Por enquanto, resta esperar para ver se nomes como Fathom, Hive ou Mythic vão mesmo aparecer nos catálogos da Ford — e se eles terão o mesmo impacto das nomenclaturas Mustang ou Bronco.

E você, acha bonito esses nomes nos carros da Ford? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “Ford registra nomes esquisitos e picape elétrica pode ressuscitar um nome de não muito sucesso”

  1. Eng MARCELO NUNES

    Ranchero não fez sucesso??? O jornalista que escreveu isso tem noção do mercado norte-americano? Esta na cara que copiou o que algum leigo colocou na wikipedia pois isso esta escrito la com as mesmas palavras. Como um carro sem sucesso fica 23 anos no mercado?

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar