Enquanto no Brasil a Ford não vende mais carros como antes, mas está em seu melhor momento de lucro e estabilidade financeira, na Europa a situação está mais tensa. A marca cortou seus principais carros e viu sua parceria com a Volkswagen não render tão bem assim. Por isso, agora a Ford vai juntar forças com a Renault.
A parceria estratégica assinada entre Ford e Renault levará à criação de dois novos carros que chegam em 2028. A ideia é aproveitar carros elétricos compactos da Renault e os transformar em modelos da Ford. Com isso, é certa a volta de um dos três grandes ícones da Ford europeia: Ka, Fiesta ou Focus.
Ford <3 Renault
Para a contrução desses novos modelos, a Ford terá acesso a duas plataformas da Renault. A primeira será a AmpR Small que dá vida aos Renault Twingo, 4, 5, além do Alpine A290 e do Nissan Micra (que nada mais são que o Renault 5 com outro visual). Há também a AmpR Medium usada por Mégane, Scénic, Alpine A390 e nos Nissan Leaf e Aryia.

A Ford promete que os modelos terão o DNA verdadeiro da marca, ainda que sejam modelos da Renault por baixo dos panos. Esse reforço se deu por conta do que foi feito com a linha de médios elétricos da Ford composta por Capri e Explorer EV. Ambos os modelos são decepcionantes nas vendas e possuem alma Volkswagen forte demais.
Global ou local?
Por enquanto a parceria entre Renault e Ford só será aplicada na Europa. Mas, considerando que a marca francesa e a norte-americana estão ambas abertas a estreitar seus laços, não seria difícil imaginar a Ford voltando a fabricar carros no Brasil usando modelos da Renault como base.
![Renault 4 E-Tech [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/10/E4WkfqDU-Renault-4-E-Tech-1-1320x987.webp)
Já imaginou se a marca voltasse a vender o EcoSport baseado no Renault Duster? Ou faz sua própria versão do Kardian? As possibilidades são enormes, especialmente porque a fábrica de São José dos Pinhais é compartilhada com a Geely e há espaço para mais uma marca fazer seus carros por lá também.
Você acredita que a parceria entre Ford e Renault vai funcionar? Conte nos comentários.
![Ford Kardian [montagem]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Ford-Kardian-e1765282961948.webp)


Do jeito que brasileiro (em geral) é burr0, capaz da Ford trazer um “kardian” com emblemas da Ford e outro nome e os fanboys jurarem de pés juntos que é melhor que Renault.
Antigamente era assim, lembra do Verona e o Apolo, eram os mesmos carros, só mudava o emblema!
Isso foi um atraso enorme para os dois. A tecnologia ficou parada, nenhum colocava novidades pois, o outro pegaria tecnologia.
Fazem isso com a Fiorino e a partner
Por aqui, et bem capaz de relançarem o Gordini!!!
Não vai, devido a STELANTIS ir mal nas vendas..
As montadoras tradicionais não sabem mais fazer seus próprios carros? 🤔
Esquece, a Ford está em ruinas nao vai sobreviver por muito tempo.
Vende caminhão na Europa, a segunda picape mais vendida no Brasil, usa é forte no ramo de picapes, vai fazer uma parceria com a Redbull em motores, eu gostaria de estar em ruínas como a Ford, Mustang vende igual água, são Paulo fui a viagem vi vários!
O lucro da Ford para uma montadora é ridículo,a Ford encolheu,e vende essa história de estar no melhor momento e a imprensa replica
Não existe lucro ridículo, ridículo é quer ser especialista de contabilidade sem noção do que diz
Se forem à combustão ou híbridos, com mecânica Ford, é possível dar certo.
Ideia idiota.
Até o falecido apresentador da tv Globo falava , na tv tudo se cópia , as mesmas coisas da autolatina na época , Santana / Versailles, Verona/ Apolo ! E está voltando de novo ! Mas eu acho que o povo vai dar preferência aos carros da Renault do que dá Ford ! Pois ela pode quebrar de novo !!
Quebrar de novo? Você está falando do que cidadão?
Pura bucha
Em termos gerais não tenho nenhuma reclamação do meu Ford Eco Sport 1.5 que adquiri em Abr 2019 modelo 2020.
Vocês podem não acreditar, nos 23.500 km rodados, até o momento, nenhum, digo, nenhum parafuso foi desenroscado desse carro. Não sei se por ter marchas manuais, o que eu prefiro, por me dar mais prazer em dirigir. Mas nunca troquei um pneu sequer. Então não aceito que coloque esse modelo de carro seja colocado nessa lista,muito pelo contrário todos os proprietários desse modelo que conheço estão hiper satisfeitos.
Um dos fatores que afastaram a Ford do interesse dos consumidores foi o pós venda…PESSIMO.
Vai ressucitar as carroças. A velha estratégia de vender carroças a preços de carros de verdade no Brasil para fazer lucro fácil. Alguém avisa a essa montadora que os chineses já embarcaram e se estabeleceram aqui trazendo carros altamente tecnológicos, com muita qualidade, ótimo acabamento e conforto e a preços mais honestos.
Tenho um fiesta na tenho que reclamar… só que desvalorizou muito ….mas mesmo assim ainda sou o fiesta.
Será que vai haver demanda para essa enxurrada de lançamentos? Se houver, o brasileiro está reclamando de barriga cheia.