De olho na clientela da Toyota Hilux e Ford Ranger, a Foton anunciou a chegada das caminhonetes V7 e V9 da Tunland ao Brasil. De porte médio, os modelos chamam atenção do público pelo porte encorpado, diversos equipamentos de série, incluindo itens de condução semiautônoma ADAS, amplo espaço interno e motorização semi-híbrida de 48V. Aliás, os preços partem de R$ 279.990.
A mais barata delas é a V7. Ela foi projetada para uso mais exigente. Tem suspensão traseira com feixe de molas e é voltada ao off-road. Tem 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura, altura de 1,91 m e entre-eixos de 3,35 m. Ambas contam com painel de instrumentos de 12,3 polegadas em HD, central multimídia de 14,6 polegadas, acesso sem chave e mais itens. No visual, ela conta com partes da carroceria escurecidas.
Assim, tem um ar mais robusto. As Foton Tunland V7 e V9 trazem rodas de 18 polegadas escurecidas e com as caixas de rodas demarcadas na carroceria. Tanto os faróis quanto as lanternas contam com iluminação em LED. No entanto, a V9 é um pouco mais alta do que a V7, já que possui 1,95 m de altura. Mas, os demais comprimentos são iguais. E esta não é a única diferença entre as novas caminhonetes médias chinesas que chegam ao Brasil.

Atrair pelo custo x benefício
A V9 tem suspensão traseira independente, teto solar panorâmico e 13 itens de condução semiautônoma ADAS. Ela conta com piloto automático adaptativo com stop & go, centralizador de faixa, assistente de movimentação automática no trânsito e outros itens. Leitor de placas e visão transparente do chassi, o qual mostra como é o solo abaixo do modelo são de série. Ar-condicionado automático de duas zonas e bancos com ajustes elétricos chamam atenção nas picapes.
Frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensores de fadiga e de ponto cego, cãmera 360°, alerta de abertura de portas e de tráfego cruzado traseiro vêm de fábrica. Seis airbags, freios ABS com EBD, monitoramento de pressão dos pneus e outros equipamentos são de série nas duas caminhonetes. Já a V7 traz sensor de fadiga e de ponto cego, assistente de permanência em faixa, câmeras 360° e outros recursos.

Debaixo do capô, as Foton Tunland V7 e V9 chamam atenção por serem híbridas-leve. Ou seja, elas combinam um motor a diesel de 175 cv e 45,3 kgfm de torque e mais um sistema elétrico de 48V desenvolvido pela Bosch. Desse modo, os modelos focam em emitir menos gases poluentes e ter um consumo de combustível mais baixo. O câmbio é sempre automático de oito marchas produzido pela ZF.
Tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida, bloqueio do diferencial traseiro são de fábrica. As caminhonetes da Foton trazem seis modos de condução: econômico, lama, areia, neve, esporte e standard. E as caçambas contam com quatro pontos de ancoragem, o que facilita a fixação da carga.
Preços e mais detalhes
De acordo com Fábio Pontes, diretor de operações da Foton, lançar as caminhonetes Tunland V7 e V9 no Brasil é um passo estratégico para a montadora. Ela vai expandir mais sua atuação, já que hoje é focada em veículos comerciais leves. As duas picapes médias contam com 10 anos de garantia e a Foton possui linha de produção de caminhões localizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Seu centro de distribuição de peças fica em Itajaí, Santa Catarina. A marca chinesa conta com 50 revendedoras atualmente e espera fechar 2025 com ao menos 80 concessionárias espalhadas pelo Brasil. A Tunland V7 parte de R$ 279.990 e a V9 custa a partir de R$ 299.990.

Será que as caminhonetes médias da Foton farão sucesso no Brasil? Qual delas você teria na sua garagem? Conte nos comentários



compraria com certeza ,de preferência a v7,